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3º Ciclo
Rosa Amélia Pinto Ferreira / 11-04-2025
Descrição / Síntese:
Esta atividade prática tem como objetivo verificar/consolidar as aprendizagens essenciais ministradas no subdomínio temático Corrente elétrica e circuitos elétricos.
Os alunos organizados em pequenos grupos (trabalho de pares) vão explorar uma simulação PHET.
O PHET é um simulador on-line gratuito que permite desenhar e explorar os circuitos elétricos, assim como medir as grandezas físicas envolvidas.
Nesta atividade os alunos vão construir e analisar circuitos elétricos e estudar as suas grandezas físicas.
As Competências Desenvolvidas foram as seguintes:
Exploração e utilização de ferramentas digitais interativas.
Aplicação de conceitos físicos em contextos experimentais.
Pensamento crítico e resolução de problemas.
Comunicação e argumentação científica em grupo.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Física
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Fases da Atividade 1ª Fase – Introdução aos Conceitos Teóricos
Numa primeira aula, foram introduzidos os conceitos fundamentais da eletricidade, nomeadamente:
Corrente elétrica
Circuito elétrico
Diferença de potencial (tensão elétrica)
Resistência elétrica
Lei de Ohm
A abordagem foi interativa, promovendo a participação orientada dos alunos, com exemplos práticos e recursos digitais que facilitaram a compreensão dos conceitos.
2ª Fase – Exploração Experimental com Material Laboratorial
Com recurso ao manual e material de laboratório os alunos:
Montar circuitos elétricos simples, em série e em paralelo.
Medir grandezas elétricas (tensão, corrente e resistência) utilizando instrumentos de medição adequados e respeitando as unidades do Sistema Internacional.
Observar e registar como variaram a tensão e a corrente elétrica em circuitos com diferentes tipos de associação (série e paralelo).
3ª Fase – Simulação e Análise de Resultados
Em pares, os alunos utilizaram o simulador online, PhET para explorar circuitos elétricos em ambiente digital.
Com base nas observações, preencheram autonomamente um Relatório Orientado de Exploração/Guião.
A atividade foi realizada em aula de turnos, garantindo que cada aluno tivesse acesso a um computador portátil para uma experiência mais interativa.
Ferramentas e recursos:
Material Laboratorial
· Fontes de energia: Pilhas, suportes para pilhas ou fonte de alimentação regulável.
· Condutores elétricos: Fios com terminais de encaixe ou crocodilo.
· Componentes elétricos: Lâmpadas, resistências, interruptores.
. Instrumentos de Medição
· Multímetros digitais ou analógicos: Para medir tensão, corrente e resistência.
· Voltímetros e amperímetros (se disponíveis separadamente).
Ferramentas Digitais
· Simulador PhET – “Circuitos Elétricos: Kit de Laboratório” (https://phet.colorado.edu/) → Para a construção e análise de circuitos elétricos virtuais.
· Projetor multimédia → Para explicação dos conceitos e demonstração do simulador.
Computadores portáteis ou de secretária → Para que os alunos realizem a simulação em pares.
Recursos Pedagógicos de Apoio
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Manual Escolar.
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Guiões de exploração → Para orientar os alunos na atividade laboratorial e na simulação digital.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O espaço de aprendizagem foi organizado de forma flexível para permitir diferentes dinâmicas de ensino e aprendizagem, promovendo a experimentação, a colaboração e a autonomia dos alunos.
1ª Fase –Sala de Aula Expositiva e Interativa (1ª aula)
· A sala de aula foi disposta de forma a favorecer a interação professor-aluno, com recurso a projetor/multimédia para apresentação dos conceitos teóricos.
2ª Fase – Laboratório de Física-Química
· O ambiente experimental foi organizado em bancadas de trabalho, permitindo que os alunos, em pequenos grupos, manipulassem diretamente os materiais e equipamentos.
· Cada grupo teve acesso a componentes elétricos (pilhas, fios condutores, lâmpadas, resistências, multímetros, etc.), garantindo a realização das montagens de circuitos e medições.
· O espaço permitiu a circulação do professor para acompanhamento e apoio às experiências.
3ª Fase – Laboratório de Física para Simulação Digital
· A aula decorreu no laboratório com os computadores portáteis dos alunos, garantindo que cada par de alunos pudesse aceder ao simulador PhET.
· O ambiente foi organizado para favorecer a concentração e o trabalho autónomo dos alunos, com apoio pontual do professor.
Ficheiros de Apoio (anexos):
Guiao-simulador-relatorio-orientado.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)