Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 230 minutos

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O sistema imunitário nem sempre funciona…

Ensino Secundário

Justa Pereira Costa / 08-11-2023


Descrição / Síntese:

Neste cenário os alunos serão orientados a pesquisar e a refletir sobre o funcionamento do sistema imunitário. Para além das imunodeficiências inatas ou adquiridas, as doenças autoimunes e as alergias resultantes da desregulação desse sistema afeta milhões de indivíduos em todo o mundo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Biologia ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Pesquisa e sistematização da informação, integrando saberes prévios, para construir novos conhecimentos.
> – Exploração de acontecimentos, atuais ou históricos, que documentem a natureza do conhecimento científico.
> – Formulação de opiniões críticas e cientificamente fundamentadas sobre questões de cariz ciência-tecnologia-sociedade.
> -Articulação de conhecimentos de diferentes disciplinas para aprofundar tópicos de biologia.
> -Realização de pesquisa autónoma e criteriosa sobre os desequilíbrios do sistema imunitário, com a utilização, nomeadamente, de tecnologias e recursos digitais diversos.
> -Reorientação do trabalho, individualmente ou em grupo, a partir de feedback do professor
> -Integração de feedback de pares para melhoria ou aprofundamento de saberes.
> -Participação construtiva no trabalho de grupo, designadamente em contexto de atividades de pesquisa de informação.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação15 MINUTOS
Aula Invertida

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Os alunos foram convidados a visualizar o vídeo em casa sobre “Como funciona o sistema imunitário – Emma Bryce”, no link: https://www.ted.com/talks/emma_bryce_how_does_the_immune_system_work/transcript?subtitle=pt

Após a visualização do vídeo, os alunos refletem sobre alguns distúrbios do sistema imunitário. 

Na sala de aula, os alunos são inquiridos pelo professor. Durante o debate, os alunos inferem que a artrite reumatoide, a diabetes Tipo I, a esclerose múltipla, o lúpus, a imunodeficiência e a esclerose múltipla resultam da desregulação do sistema imunitário.

O professor dá o feedback aos alunos sobre as suas intervenções.


Ferramentas e recursos:

Computador, projetor e internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em casa, os alunos exploram o vídeo.

Na sala de aula, o professor promove o debate sobre o vídeo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão100 MINUTOS
A investigação…

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

O professor fornece links de diferentes notícias sobre os desequilíbrios do sistema imunitário de modo a motivar os alunos para a pesquisa. Os alunos são organizados em grupos de 4 elementos e são responsabilizados pela investigação de um desequilíbrio.

Alergias: https://www.publico.pt/2022/05/13/sociedade/noticia/concentracoes-polen-continuam-elevadas-2006059

Esclerose Múltipla: https://www.dnoticias.pt/2022/1/15/292721-estudo-identifica-o-virus-que-pode-ser-responsavel-pela-esclerose-multipla

Imunodeficiência: https://www.publico.pt/2022/07/28/ciencia/noticia/doente-cidade-esperanca-66-anos-remissao-vih-2015323

Lúpus: https://visao.pt/visaosaude/2022-05-10-lupus-uma-doenca-com-varias-formas-de-diagnostico-dificil-e-geradora-de-fadiga-que-pode-ser-extrema-e-de-grande-ansiedade/

Diabetes: https://www.dn.pt/opiniao/diabetes-capitulo-ii-17263532.html

Artrite reumatoide: https://www.dn.pt/lusa/mais-de-7700-doentes-com-artrite-reumatoide-seguidos-por-especialista-10760060.html

https://www.dn.pt/ciencia/saude/artrite-reumatoide-tem-muito-impacto-na-profissao-1300427.html

Os alunos trabalham, em pequenos grupos, um tema atribuído pelo professor. Os diferentes grupos criam uma representação visual (por exemplo, um cartaz) do seu tópico que é afixado num local da sala. Os alunos registam no cartaz a síntese da informação mais relevante, com a utilização de esquemas, imagens, questões, mapas mentais…

Depois, dividem-se em novos grupos e circulam entre os vários locais de exposição, em que ensinam uns aos outros sobre o conteúdo em que trabalharam.

Os alunos analisam os trabalhos elaborados pelos colegas, registam os seus comentários pessoais, dúvidas, perguntas ou sugestões de melhoria em pequenas folhas de papel.

Durante a atividade, o professor  circula pela sala para promover a interação e coloca questões, avalia a compreensão e conhecimento dos alunos, faz intervenções pontuais.


Ferramentas e recursos:

Computador, internet, cartolinas, marcadores, bloco de notas, postiques…


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Organização das mesas /cadeiras em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação100 MINUTOS
A sistematização…

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Os alunos são convidados a criar um cartaz infográfico digital para sistematizar o trabalho investigativo e as principais conclusões. Na criação dos infográficos podem ser usadas aplicações online, tais como, Piktochart, Canva ou Infogram que são ferramentas que permitem o trabalho colaborativo.

O infográfico permite ao aluno estabelecer a relação entre os conceitos, ao mesmo tempo que lhe possibilita uma visão global do tema.

No final, o professor deve estimular os alunos na discussão sobre todos os trabalhos apresentados oralmente pelos grupos. É mediador da discussão, destaca algumas ideias e dá o feedback sobre os resultados.


Ferramentas e recursos:

Computador, internet, projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Organização das mesas /cadeiras em grupo durante a produção do infográfico.

Apresentação dos infográficos em plateia.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno15 MINUTOS
Verificação…

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Um questionário on-line para o professor fornecer feedback geral para todos aluno.


Ferramentas e recursos:

Computador e telemóvel


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula tradicional.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)