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Ensino Secundário
Justa Pereira Costa / 08-11-2023
Descrição / Síntese:
Neste cenário os alunos serão orientados a pesquisar e a refletir sobre o funcionamento do sistema imunitário. Para além das imunodeficiências inatas ou adquiridas, as doenças autoimunes e as alergias resultantes da desregulação desse sistema afeta milhões de indivíduos em todo o mundo.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Biologia ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Os alunos foram convidados a visualizar o vídeo em casa sobre “Como funciona o sistema imunitário – Emma Bryce”, no link: https://www.ted.com/talks/emma_bryce_how_does_the_immune_system_work/transcript?subtitle=pt
Após a visualização do vídeo, os alunos refletem sobre alguns distúrbios do sistema imunitário.
Na sala de aula, os alunos são inquiridos pelo professor. Durante o debate, os alunos inferem que a artrite reumatoide, a diabetes Tipo I, a esclerose múltipla, o lúpus, a imunodeficiência e a esclerose múltipla resultam da desregulação do sistema imunitário.
O professor dá o feedback aos alunos sobre as suas intervenções.
Ferramentas e recursos:
Computador, projetor e internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em casa, os alunos exploram o vídeo.
Na sala de aula, o professor promove o debate sobre o vídeo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
O professor fornece links de diferentes notícias sobre os desequilíbrios do sistema imunitário de modo a motivar os alunos para a pesquisa. Os alunos são organizados em grupos de 4 elementos e são responsabilizados pela investigação de um desequilíbrio.
Alergias: https://www.publico.pt/2022/05/13/sociedade/noticia/concentracoes-polen-continuam-elevadas-2006059
Esclerose Múltipla: https://www.dnoticias.pt/2022/1/15/292721-estudo-identifica-o-virus-que-pode-ser-responsavel-pela-esclerose-multipla
Imunodeficiência: https://www.publico.pt/2022/07/28/ciencia/noticia/doente-cidade-esperanca-66-anos-remissao-vih-2015323
Lúpus: https://visao.pt/visaosaude/2022-05-10-lupus-uma-doenca-com-varias-formas-de-diagnostico-dificil-e-geradora-de-fadiga-que-pode-ser-extrema-e-de-grande-ansiedade/
Diabetes: https://www.dn.pt/opiniao/diabetes-capitulo-ii-17263532.html
Artrite reumatoide: https://www.dn.pt/lusa/mais-de-7700-doentes-com-artrite-reumatoide-seguidos-por-especialista-10760060.html
https://www.dn.pt/ciencia/saude/artrite-reumatoide-tem-muito-impacto-na-profissao-1300427.html
Os alunos trabalham, em pequenos grupos, um tema atribuído pelo professor. Os diferentes grupos criam uma representação visual (por exemplo, um cartaz) do seu tópico que é afixado num local da sala. Os alunos registam no cartaz a síntese da informação mais relevante, com a utilização de esquemas, imagens, questões, mapas mentais…
Depois, dividem-se em novos grupos e circulam entre os vários locais de exposição, em que ensinam uns aos outros sobre o conteúdo em que trabalharam.
Os alunos analisam os trabalhos elaborados pelos colegas, registam os seus comentários pessoais, dúvidas, perguntas ou sugestões de melhoria em pequenas folhas de papel.
Durante a atividade, o professor circula pela sala para promover a interação e coloca questões, avalia a compreensão e conhecimento dos alunos, faz intervenções pontuais.
Ferramentas e recursos:
Computador, internet, cartolinas, marcadores, bloco de notas, postiques…
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Organização das mesas /cadeiras em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
Os alunos são convidados a criar um cartaz infográfico digital para sistematizar o trabalho investigativo e as principais conclusões. Na criação dos infográficos podem ser usadas aplicações online, tais como, Piktochart, Canva ou Infogram que são ferramentas que permitem o trabalho colaborativo.
O infográfico permite ao aluno estabelecer a relação entre os conceitos, ao mesmo tempo que lhe possibilita uma visão global do tema.
No final, o professor deve estimular os alunos na discussão sobre todos os trabalhos apresentados oralmente pelos grupos. É mediador da discussão, destaca algumas ideias e dá o feedback sobre os resultados.
Ferramentas e recursos:
Computador, internet, projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Organização das mesas /cadeiras em grupo durante a produção do infográfico.
Apresentação dos infográficos em plateia.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Um questionário on-line para o professor fornecer feedback geral para todos aluno.
Ferramentas e recursos:
Computador e telemóvel
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula tradicional.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)