>
Ensino Secundário
Carlos Ribeiro / 08-11-2023
Descrição / Síntese:
Neste cenário de aprendizagem os alunos, em grupos, vão criar um vídeo com imagens, áudios, texto e animação sobre as linhas temáticas de Fernando Pessoa Ortónimo: 1.ª Temática – O fingimento artístico; 2.ª Temática – A dor de pensar; 3.ª Temática – Refúgio e evasão pelo sonho versus realidade; 4.ª Temática – Nostalgia da infância. Pretende-se com este trabalho que desenvolvam competências na área de Gestão e Desenvolvimento de Projetos Multimédia relativas à disciplina de API e nos domínios de Educação Literária, Gramática, Leitura e Escrita da disciplina de Português.
Assim, pretende-se que os alunos adquiram aprendizagens ao nível da captura, seleção e edição de sons e imagens, resultando na criação de vídeos. Os alunos são o centro das aprendizagens, tendo autonomia para pesquisar, investigar, recolher e aplicar os recursos disponíveis, sob a orientação do professor. Desta forma, os alunos devem demonstrar ter autonomia criativa para aplicar os conhecimentos adquiridos.
No decorrer do trabalho será aplicada a avaliação formativa e contínua dos diferentes produtos elaborados com feedback do professor e discussão entre os alunos, quer na aula quer na plataforma LMS, de forma a tentar inverter o papel dos alunos e também fazê-los aprender uns com os outros.
Neste cenário de aprendizagem os alunos, em grupos, vão criar um vídeo com imagens, áudios, texto e animação de tema livre.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos pesquisam e recolhem imagens sobre as linhas temáticas de Fernando Pessoa Ortónimo a partir de bancos de imagens livres online e/ou capturam imagens utilizando equipamentos fotográficos. Fazem a seleção das imagens recolhidas e posterior edição em software de edição de imagens.
Ferramentas e recursos:
Computador.
Internet.
Bancos de imagens livres online (Pexels; Pixabay; Unsplash; Freeimages).
Equipamentos de recolha de imagens.
Software de edição de imagem – GIMP.
Shotcut /filmora
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Grupos de alunos em sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos pesquisam e recolhem sons de acordo com os poemas de Fernando Pessoa Ortónimo a partir de bancos de sons livres online e/ou capturam sons utilizando equipamentos apropriados. Seleção dos sons recolhidos e posterior edição e corte em software de edição de áudio digital.
Ferramentas e recursos:
Computador.
Internet.
Bancos de sons livres online (Freesound; Free Music Archive; Bensound).
Equipamentos de recolha de sons.
Software de edição de sons – Audacity.
Plataforma de LMS.
Colunas/Auscultadores
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Grupos de alunos em sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Num programa de edição de vídeo, os alunos, têm como tarefa importar as imagens e os sons selecionados e editados para o mesmo de Fernando Pessoa Ortónimo e das suas linhas temáticas. Após a importação das imagens, sons, no editor de vídeo, os alunos realizam procedimentos, como aplicação de efeitos de transições, emparelhamento de áudio e movimento de imagens, bem como retoques ao nível do ajuste de brilho, contraste e cor, aplicam efeitos e inserem legendas e títulos. No fim, realizam a exportação do vídeo para mp4.
Ferramentas e recursos:
Computador.
Internet.
Software de edição de vídeo – OpenShot ou Shotcut.
Colunas
Plataforma de LMS.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Grupos de alunos em sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)