Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 150 minutos

>

Vídeo – Fernando Pessoa Ortónimo

Ensino Secundário

Carlos Ribeiro / 08-11-2023


Descrição / Síntese:

Neste cenário de aprendizagem os alunos, em grupos, vão criar um vídeo com imagens, áudios, texto e animação sobre as linhas temáticas de Fernando Pessoa Ortónimo: 1.ª Temática – O fingimento artístico; 2.ª Temática – A dor de pensar; 3.ª Temática – Refúgio e evasão pelo sonho versus realidade; 4.ª Temática – Nostalgia da infância. Pretende-se com este trabalho que desenvolvam competências na área de Gestão e Desenvolvimento de Projetos Multimédia relativas à disciplina de API e nos domínios de Educação Literária, Gramática, Leitura e Escrita da disciplina de Português.
Assim, pretende-se que os alunos adquiram aprendizagens ao nível da captura, seleção e edição de sons e imagens, resultando na criação de vídeos. Os alunos são o centro das aprendizagens, tendo autonomia para pesquisar, investigar, recolher e aplicar os recursos disponíveis, sob a orientação do professor. Desta forma, os alunos devem demonstrar ter autonomia criativa para aplicar os conhecimentos adquiridos.
No decorrer do trabalho será aplicada a avaliação formativa e contínua dos diferentes produtos elaborados com feedback do professor e discussão entre os alunos, quer na aula quer na plataforma LMS, de forma a tentar inverter o papel dos alunos e também fazê-los aprender uns com os outros.
Neste cenário de aprendizagem os alunos, em grupos, vão criar um vídeo com imagens, áudios, texto e animação de tema livre.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Selecionar imagens a partir de bancos de imagens livres online de Fernando Pessoa.
> Capturar imagens com utilização de equipamentos fotográficos.
> Realizar operações de manipulação e edição de imagens de Fernando Pessoa Ortónimo.
> Integrar imagens em produtos multimédia relacionados com as linhas temáticas de Fernando Pessoa (poemas).
> Selecionar sons a partir de bancos de imagens livres online.
> Capturar sons com utilização de equipamentos apropriados (análise de poemas de acordo com as linhas temáticas de Fernando Pessoa Ortónimo e aplicação das características de cada temática aos poemas analisados).
> Editar e manipular sons recolhidos (análise de poemas de acordo com as linhas temáticas de Fernando Pessoa Ortónimo e aplicação das características de cada temática aos poemas analisados).
> Inserir imagens num editor de vídeo.
> Inserir sons num editor de vídeo.
> Criar o vídeo.
> Utilizar a plataforma LMS para partilhar e discutir os trabalhos.
> Avaliar, ser avaliado e dar feedback entre colegas da turma.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Seleção e edição de imagens

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos pesquisam e recolhem imagens sobre as linhas temáticas de Fernando Pessoa Ortónimo a partir de bancos de imagens livres online e/ou capturam imagens utilizando equipamentos fotográficos. Fazem a seleção das imagens recolhidas e posterior edição em software de edição de imagens.


Ferramentas e recursos:

Computador.  

Internet.

Bancos de imagens livres online (Pexels; Pixabay; Unsplash; Freeimages).

 Equipamentos de recolha de imagens.

Software de edição de imagem – GIMP.

Shotcut /filmora


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Grupos de alunos em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Seleção e edição de sons

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos pesquisam e recolhem sons de acordo com os poemas de Fernando Pessoa Ortónimo a partir de bancos de sons livres online e/ou capturam sons utilizando equipamentos apropriados. Seleção dos sons recolhidos e posterior edição e corte em software de edição de áudio digital.


Ferramentas e recursos:

Computador.

Internet.

Bancos de sons livres online (Freesound; Free Music Archive; Bensound).  

Equipamentos de recolha de sons.

Software de edição de sons – Audacity.

Plataforma de LMS.

Colunas/Auscultadores


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Grupos de alunos em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
Produção do vídeo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Num programa de edição de vídeo, os alunos, têm como tarefa importar as imagens e os sons selecionados e editados para o mesmo de Fernando Pessoa Ortónimo e das suas linhas temáticas. Após a importação das imagens, sons, no editor de vídeo, os alunos realizam procedimentos, como aplicação de efeitos de transições, emparelhamento de áudio e movimento de imagens, bem como retoques ao nível do ajuste de brilho, contraste e cor, aplicam efeitos e inserem legendas e títulos. No fim, realizam a exportação do vídeo para mp4.


Ferramentas e recursos:

Computador.

Internet.

Software de edição de vídeo – OpenShot ou Shotcut.

Colunas

Plataforma de LMS.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Grupos de alunos em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)