Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
350 minutos

>

UE- Novos desafios, inúmeras incertezas

Ensino Secundário

Margarida Corrêa Simões / 14-03-2025


Descrição / Síntese:

A UE enfrenta imensos novos desafios; incapacidade de lidar com os movimentos migratórios, contestação relativamente à entrada de novos imigrantes, tensões políticas internas, novos pedidos de adesão,… e vive um período de incertezas, tensões políticas com os EUA, tradicionalmente um aliado, imposição de novas taxas alfandegárias por parte dos EUA à importação de bens europeus, uma guerra a envolver países europeus, o crescimento dos extremismos e o receio de uma nova guerra mundial. Este cenário tem como objetivo colocar os alunos a pensar sobre os objetivos subjacentes à formação desta organização e os novos desafios que se lhe colocam. Pretende-se mobilizar conhecimentos já adquiridos em anos anteriores, problematizar questões atuais e promover o espírito crítico. Criar nos alunos o sentimento de pertença, ajudá-los a assimilar a cidadania europeia e criar neles hábitos de participação/tomada de decisão.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Economia ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Reconhecer as principais etapas da construção da União Europeia, através de diversas fontes de informação.
> Refletir sobre os desafios e as oportunidades que se colocam a Portugal e à União Europeia perante os últimos alargamentos e a previsível integração de novos países. Ѻ
> Emitir opinião sobre atuações concretas que potenciem a posição relativa de Portugal na Europa e no Mundo
> Compreender as dinâmicas políticas e económicas na União Europeia e no mundo e as suas consequências
> Familiarizar-se com a terminologia económica
> Entender as consequências da globalização da economia
> Compreender melhor a sociedade atual, os seus problemas económicos e sociais, contribuindo para uma cidadania ativa
> – Mobilizar instrumentos económicos para compreender aspetos relevantes da organização económica e para interpretar a realidade económica portuguesa, comparando-a com a da União Europeia;
> – Apresentar comunicações orais e escritas recorrendo a suportes diversificados de apresentação da informação.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
Contextualização

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A formação da UE e os seus objetivos iniciais são relembrados aos alunos, através da visualização de uma atividade multimédia criada para o efeito no google earth e a partir dessa visualização parte-se para a discussão dos atuais objetivos da UE com o resto do mundo, que são projetados no quadro, nomeadamente:

-afirmação e promoção dos seus interesses e valores;

-contributo para a paz e segurança e para o desenvolvimento sustentável da Terra;

-contributo para a solidariedade e o respeito mútuo entre os povos, o comércio livre e equitativo, a erradicação da pobreza e os direitos humanos;

-contributo para a rigorosa observância do direito internacional. 

https://earth.google.com/earth/d/1Ne0bRABidZrCpBsXBpXsZlgrWIi3adlT?usp=sharing


Ferramentas e recursos:

Computador

Projetor

Quadro


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula disposta em U para facilitar a exposição de ideias e o debate.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
200 MINUTOS
Trabalho de Pesquisa

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

A partir do debate realizado na atividade anterior e dos objetivos da UE relativamente ao mundo, projetados pelo docente, os alunos reúnem um conjunto de questões sobre os vários temas abordados nos mesmos, agrupando-se e escolhendo uma questão-chave para o seu trabalho. Ex. de possíveis questões-chave:

UE- que desafios económicos? ( os efeitos da invasão da Ucrânia, as taxas alfandegárias impostas pelos EUA, a dependência económica, as guerras comerciais e o impactes da globalização da economia…)

UE- Os novos desafios socioculturais ( imigrantes/refugiados,  diversidade linguística e cultural, ressurgimento de movimentos extremistas,…)

UE- como combate as alterações climáticas? ( transição energética, medidas de combate às alterações climáticas, …)

Mas também as questões relacionadas com a  defesa, segurança/cibersegurança, direitos e liberdades, entre outras. 


Ferramentas e recursos:

Computador com ligação à Internet

Livros ou outros suportes escritos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Biblioteca escolar, pois permite pesquisa de informação relevante e a organização em pequenos grupos de trabalho.

Fora da sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
100 MINUTOS
Divulgação dos trabalhos/Partilha da Informação/ Discussão de ideias

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Cada grupo prepara a apresentação da sua questão-problema (em powerpoint, Canva, Padlet,..) para os seus colegas de turma e para uma audiência externa ( turma de 11.º ano de Línguas e Humanidades). No fim das apresentações os colegas podem colocar questões ou expor os seus pontos de vista. O objetivo final é a divulgação à comunidade escolar, através de meio escrito ou digital à escolha dos alunos.


Ferramentas e recursos:

Computador com acesso à internet

Projetor

Outros, de acordo com a forma de divulgação escolhida pelos alunos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Auditório da escola

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top