>
Ensino Secundário
Margarida Corrêa Simões / 14-03-2025
Descrição / Síntese:
A UE enfrenta imensos novos desafios; incapacidade de lidar com os movimentos migratórios, contestação relativamente à entrada de novos imigrantes, tensões políticas internas, novos pedidos de adesão,… e vive um período de incertezas, tensões políticas com os EUA, tradicionalmente um aliado, imposição de novas taxas alfandegárias por parte dos EUA à importação de bens europeus, uma guerra a envolver países europeus, o crescimento dos extremismos e o receio de uma nova guerra mundial. Este cenário tem como objetivo colocar os alunos a pensar sobre os objetivos subjacentes à formação desta organização e os novos desafios que se lhe colocam. Pretende-se mobilizar conhecimentos já adquiridos em anos anteriores, problematizar questões atuais e promover o espírito crítico. Criar nos alunos o sentimento de pertença, ajudá-los a assimilar a cidadania europeia e criar neles hábitos de participação/tomada de decisão.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Economia ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A formação da UE e os seus objetivos iniciais são relembrados aos alunos, através da visualização de uma atividade multimédia criada para o efeito no google earth e a partir dessa visualização parte-se para a discussão dos atuais objetivos da UE com o resto do mundo, que são projetados no quadro, nomeadamente:
-afirmação e promoção dos seus interesses e valores;
-contributo para a paz e segurança e para o desenvolvimento sustentável da Terra;
-contributo para a solidariedade e o respeito mútuo entre os povos, o comércio livre e equitativo, a erradicação da pobreza e os direitos humanos;
-contributo para a rigorosa observância do direito internacional.
https://earth.google.com/earth/d/1Ne0bRABidZrCpBsXBpXsZlgrWIi3adlT?usp=sharing
Ferramentas e recursos:
Computador
Projetor
Quadro
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula disposta em U para facilitar a exposição de ideias e o debate.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
A partir do debate realizado na atividade anterior e dos objetivos da UE relativamente ao mundo, projetados pelo docente, os alunos reúnem um conjunto de questões sobre os vários temas abordados nos mesmos, agrupando-se e escolhendo uma questão-chave para o seu trabalho. Ex. de possíveis questões-chave:
UE- que desafios económicos? ( os efeitos da invasão da Ucrânia, as taxas alfandegárias impostas pelos EUA, a dependência económica, as guerras comerciais e o impactes da globalização da economia…)
UE- Os novos desafios socioculturais ( imigrantes/refugiados, diversidade linguística e cultural, ressurgimento de movimentos extremistas,…)
UE- como combate as alterações climáticas? ( transição energética, medidas de combate às alterações climáticas, …)
Mas também as questões relacionadas com a defesa, segurança/cibersegurança, direitos e liberdades, entre outras.
Ferramentas e recursos:
Computador com ligação à Internet
Livros ou outros suportes escritos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Biblioteca escolar, pois permite pesquisa de informação relevante e a organização em pequenos grupos de trabalho.
Fora da sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Cada grupo prepara a apresentação da sua questão-problema (em powerpoint, Canva, Padlet,..) para os seus colegas de turma e para uma audiência externa ( turma de 11.º ano de Línguas e Humanidades). No fim das apresentações os colegas podem colocar questões ou expor os seus pontos de vista. O objetivo final é a divulgação à comunidade escolar, através de meio escrito ou digital à escolha dos alunos.
Ferramentas e recursos:
Computador com acesso à internet
Projetor
Outros, de acordo com a forma de divulgação escolhida pelos alunos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Auditório da escola
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)