Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
95 minutos

>

O novelo das Emoções – 2ºano

1º Ciclo

Ana Cordeiro / 10-04-2025


Descrição / Síntese:

Irá ser apresentado o livro: “O novelo de Emoções” através de uma gravação em vídeo no youtube.
Posteriormente o professor distribui um resumo da obra. Os alunos fazem a leitura e registam as ideias chave relacionadas com as emoções e apresentam aos colegas.
Será feita uma abordagem oral de conceitos e informação, sobre as emoções e a melhor maneira de lidar com elas, para registo de ideias chave no “Mentimeter”, escolhem uma das emoções e fazem uma breve dramatização.
Consolidação dos conceitos/emoções abordadas, através de 2 jogos didáticos na plataforma “Wordwall”.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> 1. Compreensão: Selecionar informação relevante em função dos objetos de escuta e registrá-la por meio de técnicas diversas; 2. Expressão: Usar a palavra na sua vez e empregar formas de tratamento adequadas na interação oral, com respeito pelos princípios de cooperação e cortesia; 3. Falar com clareza e articular de modo adequado as palavras.
> 1. Ler com articulação correta, entoação e velocidade adequadas ao sentido dos textos; 2. Identificar e referir o essencial de textos lidos;
> 1. Mobilizar adequadamente as regras de ortografia, ao nível da correspondência grafema- fonema e da utilização dos sinais de escrita (diacríticos, incluindo os acentos; sinais gráficos e sinais de pontuação).

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
15 MINUTOS
Visualização de um vídeo para audição da história “O novelo de emoções”.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos irão ouvir a leitura do livro em suporte digital https://youtu.be/MH-G42qLom8 através do you tube. 

 


Ferramentas e recursos:

  • Livro: “O novelo das emoções” em suporte digital;
  • Quadro Interativo.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estarão sentados em grande grupo (em U com o Quadro Interativo a fechar) para ouvirem a história.

O professor circula pela sala e pausa o vídeo cada vez que houver dúvidas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
30 MINUTOS
Leitura de um resumo da obra e ideias chave

Estratégias de aprendizagem ativa: Rotação entre grupos


Descrição da atividade:

O professor distribui em suporte papel o resumo da obra.

Cada grupo irá fazer a leitura da sua parte do resumo e falar sobre as ideias chave relacionadas com as emoções. Elegem um elemento que ficará fixo e os restantes circulam pelos grupos a apresentar as conclusões a que chegaram.


Ferramentas e recursos:

  • Resumo em suporte papel e folhas para escreverem as ideias chave relacionadas com as emoções (conceitos).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Consoante o número de alunos da turma, serão distribuídos em número de 4.

Ficheiros de Apoio (anexos):

O-novelo-de-emocoes.ppt

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
30 MINUTOS
Registo de ideias e conceitos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Após apresentação aos colegas das conclusões a que chegaram em pequeno grupo (palavras) irão fazer esse registo na plataforma Mentimeter e feita uma abordagem oral de conceitos e informação recolhida, sobre as emoções e a melhor maneira de lidar com elas.

Os grupos irão escolher uma das emoções trabalhadas e preparam uma breve dramatização para apresentação aos restantes grupos.


Ferramentas e recursos:

  • computador para introduzir as ideias no Mentimeter;
  • Quadro interativo para a turma poder visualizar o que vai sendo escrito.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Grupos de 4.

Ficheiros de Apoio (anexos):

QR.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
20 MINUTOS
Consolidação de conceitos.

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida


Descrição da atividade:

Os alunos irão realizar 2 jogos didáticos na plataforma “Wordwall”, para consolidação dos conceitos/emoções abordadas.


Ferramentas e recursos:

  • Computador;
  • Plataforma Wordwall.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos serão sentados individualmente e cada no computador irá aceder a plataforma “Wordwall” a fim de realizar 2 jogos didáticos para consolidação dos conceitos/emoções abordadas. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

wordwall.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top