>
1º Ciclo
Ana Cordeiro / 10-04-2025
Descrição / Síntese:
Irá ser apresentado o livro: “O novelo de Emoções” através de uma gravação em vídeo no youtube.
Posteriormente o professor distribui um resumo da obra. Os alunos fazem a leitura e registam as ideias chave relacionadas com as emoções e apresentam aos colegas.
Será feita uma abordagem oral de conceitos e informação, sobre as emoções e a melhor maneira de lidar com elas, para registo de ideias chave no “Mentimeter”, escolhem uma das emoções e fazem uma breve dramatização.
Consolidação dos conceitos/emoções abordadas, através de 2 jogos didáticos na plataforma “Wordwall”.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos irão ouvir a leitura do livro em suporte digital https://youtu.be/MH-G42qLom8 através do you tube.
Ferramentas e recursos:
- Livro: “O novelo das emoções” em suporte digital;
- Quadro Interativo.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estarão sentados em grande grupo (em U com o Quadro Interativo a fechar) para ouvirem a história.
O professor circula pela sala e pausa o vídeo cada vez que houver dúvidas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Rotação entre grupos
Descrição da atividade:
O professor distribui em suporte papel o resumo da obra.
Cada grupo irá fazer a leitura da sua parte do resumo e falar sobre as ideias chave relacionadas com as emoções. Elegem um elemento que ficará fixo e os restantes circulam pelos grupos a apresentar as conclusões a que chegaram.
Ferramentas e recursos:
- Resumo em suporte papel e folhas para escreverem as ideias chave relacionadas com as emoções (conceitos).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Consoante o número de alunos da turma, serão distribuídos em número de 4.
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Após apresentação aos colegas das conclusões a que chegaram em pequeno grupo (palavras) irão fazer esse registo na plataforma Mentimeter e feita uma abordagem oral de conceitos e informação recolhida, sobre as emoções e a melhor maneira de lidar com elas.
Os grupos irão escolher uma das emoções trabalhadas e preparam uma breve dramatização para apresentação aos restantes grupos.
Ferramentas e recursos:
- computador para introduzir as ideias no Mentimeter;
- Quadro interativo para a turma poder visualizar o que vai sendo escrito.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Grupos de 4.
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida
Descrição da atividade:
Os alunos irão realizar 2 jogos didáticos na plataforma “Wordwall”, para consolidação dos conceitos/emoções abordadas.
Ferramentas e recursos:
- Computador;
- Plataforma Wordwall.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos serão sentados individualmente e cada no computador irá aceder a plataforma “Wordwall” a fim de realizar 2 jogos didáticos para consolidação dos conceitos/emoções abordadas.