>
2º Ciclo
Sílvia Crisóstomo / 12-03-2025
Descrição / Síntese:
Com este cenário, pretende-se que os alunos tenham consciência que as suas atividades podem prejudicar a qualidade do ar.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos fazem uma pesquisa do tema, antes do debate, especialmente sobre as vantagens e as desvantagens dos diversos meios de transporte.
Ferramentas e recursos:
Mindcraft; computador; sites: QualAr; https://eniplenitude.pt/blog/dicas-e-conselhos/qual-e-a-importancia-dos-meios-de-transporte-na-poluicao/;
https://apambiente.pt/ar-e-ruido/poluicao-do-ar;
https://aguasustentavel.org.br/conteudo/blog/82-como-diminuir-a-poluicao-no-transporte;
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A pesquisa é feita na sala de informática.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Os alunos fazem um trabalho de campo, junto de uma área de amostragem onde existam várias árvores. Cada par de alunos analisa um conjunto de árvores diferentes.
Ferramentas e recursos:
Chave dicotómica, material de registo, máquina fotográfica.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Parque da cidade.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)