Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
250 minutos

>

Meios de transporte e poluição do ar

2º Ciclo

Sílvia Crisóstomo / 12-03-2025


Descrição / Síntese:

Com este cenário, pretende-se que os alunos tenham consciência que as suas atividades podem prejudicar a qualidade do ar.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Argumentar acerca dos impactes das atividades humanas na qualidade do ar e sobre medidas que contribuam para a sua preservação, com exemplos locais, regionais, nacionais ou globais e integrando saberes de outras disciplinas.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
150 MINUTOS
Meios de transporte e poluição do ar.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos fazem uma  pesquisa do tema, antes do debate, especialmente sobre as vantagens e as desvantagens dos diversos meios de transporte. 


Ferramentas e recursos:

Mindcraft; computador; sites: QualAr; https://eniplenitude.pt/blog/dicas-e-conselhos/qual-e-a-importancia-dos-meios-de-transporte-na-poluicao/;

https://apambiente.pt/ar-e-ruido/poluicao-do-ar;

https://aguasustentavel.org.br/conteudo/blog/82-como-diminuir-a-poluicao-no-transporte;

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A pesquisa é feita na sala de informática.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
100 MINUTOS
Como avaliar a qualidade do ar de uma região?

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Os alunos fazem um trabalho de campo, junto de uma área de amostragem onde existam várias árvores. Cada par de alunos analisa um conjunto de árvores diferentes.


Ferramentas e recursos:

Chave dicotómica, material de registo, máquina fotográfica.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Parque da cidade.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top