>
Ensino Secundário
Ana Paula Pereira / 13-03-2025
Descrição / Síntese:
Este cenário será implementado na UFCD- 0415 Prevenção de Quebras de Mercadorias do curso profissional de Técnico de Logística. Os alunos serão orientados a refletir sobre a origem das quebras das mercadorias num armazém. Para além disso irão debater e apresentar as medidas de prevenção dessas quebras.
O objetivo é criar contextos de aprendizagem baseados na resolução de problemas e simulação, tendo em conta as aprendizagens essenciais da UFCD 0415.
O cenário irá desenvolver-se em 4 fases :
1ª Contextualização;
2ª Estudo de caso: Investigação;
3ª Comunicação;
4ª Avaliação;
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Economia ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Contextualização do trabalho a desenvolver e do produto final a obter (simulação de prevenção de quebras de mercadorias). O
professor orienta a atividade dando indicações aos alunos, através da disponibilização de um guião de trabalho, do que se
pretende deles e de como serão avaliados (disponibilizando a rubrica para tal). Proceder-se-á ainda nesta fase à visualização de vídeo sobre as causas das quebras das mercadoria. Em seguida, o professor irá registar no quadro, as ideias que os alunos recolheram do vídeo e constrói um Brainstorming sobre as causas das quebras. Da análise das respostas dos alunos o professor consegue apurar o conhecimento que têm sobre o tema. Será apresentada a questão- problema a partir da qual os alunos desenvolverão o seu trabalho de investigação/simulação de modo a dar resposta à mesma. Serão partilhados, através da Classroom da turma textos de jornais e revistas da especialidade, assim como alguns links de sites relativos ao tema.
Ferramentas e recursos:
Computador e projetor para partilhar as orientações ( guião de trabalho e rubrica de desempenho dos alunos)
Video :”EPTN- Curso de Logística – Prevenção de quebra das Mercadorias”
Quadro e caneta
Classroom da turma com os materiais de suporte à realização da atividade : Guião do trabalho, links; textos e artigos sobre o temas e as rubrica de desempenho dos alunos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Com a turma em U, o professor começa por contextualizar acerca do trabalho a desenvolver e de como vai ser desenvolvido
dando indicações aos alunos do que é pretendido e de como serão avaliados.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
Em grupo, os alunos elaboram um plano para responderem à questão-problema identificando a informação que necessitam
de pesquisar e apresentando os passos necessários à realização do trabalho, após recolha da informação. No plano indicam
ainda qual o papel de cada elemento do grupo e como planeiam apresentar o trabalho à turma. No final, os alunos criam poster ou um cartaz infográfico (digital ou em papel) para apresentar o trabalho que desenvolveram e as conclusões a que chegaram, recorrendo à ferramenta digital Canva. Esta forma de apresentação permite-lhes representar as várias fases do seu plano de trabalho e quais as relações entre elas, sendo que em cada fase consta o papel de cada um dos elementos do grupo e as relações entre eles
Ferramentas e recursos:
Computadores e acesso à Internet.
Canva
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala de aula com disposição possível para trabalho em grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Após a apresentação do plano de trabalho por cada grupo, os alunos preenchem a ficha de autoreflexão e avaliam o plano de trabalho dos seus pares/ grupos de acordo com a rubrica previamente estabelecida pelo professor. Por fim o professor transmite a cada grupo o seu feedback sobre cada plano de trabalho
Ferramentas e recursos:
Computador, acesso à internet.
Rubrica para autoavaliação e coavaliação
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 40 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula , com à disposição dos vários grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)