Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
190 minutos

>

Estudo de caso: Trabalho de investigação/simulação – Prevenção de quebra das mercadorias

Ensino Secundário

Ana Paula Pereira / 13-03-2025


Descrição / Síntese:

Este cenário será implementado na UFCD- 0415 Prevenção de Quebras de Mercadorias do curso profissional de Técnico de Logística. Os alunos serão orientados a refletir sobre a origem das quebras das mercadorias num armazém. Para além disso irão debater e apresentar as medidas de prevenção dessas quebras.
O objetivo é criar contextos de aprendizagem baseados na resolução de problemas e simulação, tendo em conta as aprendizagens essenciais da UFCD 0415.
O cenário irá desenvolver-se em 4 fases :
1ª Contextualização;
2ª Estudo de caso: Investigação;
3ª Comunicação;
4ª Avaliação;


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Economia ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> * Identificar possíveis origens de quebra.
> * Implementar as medidas de prevenção da quebra.
> * Pesquisar, organizar e analisar informação para responder à questão problema e proceder à realização da simulação
> * Sistematizar a informação recolhida, recorrendo a diferentes meios, instrumentos e técnicas
> * Desenvolver trabalho em equipa juntando esforços para concretizar a simulação como resposta à questão problema
> * Selecionar e utilizar as ferramentas adequadas para comunicar eficazmente os resultados à turma
> * Apresentar à turma as possibilidades de prevenção de quebra das mercadorias que permitem reduzir os custos de armazenamento
> * Avaliar o trabalho efetuado, as dificuldades/facilidades sentidas e os aspetos a melhorar.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
Introdução ao trabalho a realizar – Contextualização

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Contextualização do trabalho a desenvolver e do produto final a obter (simulação de prevenção de quebras de mercadorias). O
professor orienta a atividade dando indicações aos alunos, através da disponibilização de um guião de trabalho, do que se
pretende  deles e de como serão avaliados (disponibilizando a rubrica para tal).  Proceder-se-á ainda nesta fase à visualização de vídeo sobre as causas das quebras das  mercadoria. Em seguida, o professor irá registar no quadro,  as ideias que os alunos recolheram  do vídeo e  constrói  um Brainstorming sobre as causas das quebras. Da análise das respostas dos alunos o professor consegue apurar o conhecimento que têm sobre o tema. Será apresentada a questão- problema a partir da qual os alunos desenvolverão o seu trabalho de investigação/simulação de modo a dar resposta à mesma. Serão partilhados, através da Classroom da turma textos de jornais e revistas da especialidade, assim como alguns links de sites relativos ao tema.


Ferramentas e recursos:

Computador e projetor para partilhar as orientações ( guião de trabalho e  rubrica de desempenho dos alunos)

Video :”EPTN- Curso de Logística – Prevenção de quebra das Mercadorias”

Quadro e caneta

Classroom da turma  com os materiais de suporte à realização da atividade : Guião do trabalho, links; textos e artigos sobre o temas e as rubrica de desempenho dos alunos.

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Com a turma em U, o professor começa por contextualizar acerca do trabalho a desenvolver e de como vai ser desenvolvido
dando indicações aos alunos do  que é pretendido e de como serão avaliados.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
100 MINUTOS
Plano de trabalho no âmbito do trabalho de investigação/simulação – Prevenção de quebras das mercadorias

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Em grupo, os alunos elaboram um plano para responderem à questão-problema identificando a informação que necessitam
de pesquisar e apresentando os passos necessários à realização do trabalho, após recolha da informação. No plano indicam
ainda qual o papel de cada elemento do grupo e como planeiam apresentar o trabalho à turma. No final, os alunos criam poster ou um cartaz infográfico (digital ou em papel) para apresentar o trabalho que desenvolveram e as conclusões a que chegaram, recorrendo à ferramenta digital Canva. Esta forma de apresentação permite-lhes representar as várias fases do seu plano de trabalho e quais as relações entre elas, sendo que em cada fase consta o papel de cada um dos elementos do grupo e as relações entre eles


Ferramentas e recursos:

Computadores e acesso à Internet.

Canva


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala de aula com disposição possível para trabalho em grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
40 MINUTOS
Avaliação e Feedback do plano de trabalho no âmbito do trabalho de investigação/simulação – Prevenção de quebras das mercadorias

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Após a apresentação do plano de trabalho por cada grupo, os alunos preenchem a ficha de autoreflexão e avaliam o plano de trabalho dos seus pares/ grupos de acordo com a rubrica previamente estabelecida pelo professor. Por fim o professor transmite a cada grupo o seu feedback sobre cada plano de trabalho


Ferramentas e recursos:

Computador, acesso à internet.

Rubrica para autoavaliação e coavaliação


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula , com à disposição dos vários grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top