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1º Ciclo
PAULO ROLIM / 11-03-2025
Descrição / Síntese:
Este cenário visa trabalhar os conteúdos relacionados com a movimentação da Terra: movimento de rotação e translação, aplicados a
crianças do 3º ano de escolaridade (8-9 anos).
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
1. Introdução e Exploração Inicial (15 min)
Objetivo: Explorar ideias prévias dos alunos e estimular a curiosidade através de IA.
Atividade com IA:
Utilizar o Mentimeter para criar uma nuvem de palavras com as respostas à pergunta:
“Porque temos dia e noite?”
“Porque mudam as estações do ano?”
Alternativa com IA:
Utilizar uma ferramenta de IA generativa (ex: ChatGPT ou Gemini) para pedir uma explicação simples sobre os movimentos da Terra.
Os alunos analisam a resposta e discutem se a explicação está clara e correta.
Apresentação de uns slides introdutórios sobre os movimentos da Terra.
2. Atividade Prática – Representação dos Movimentos da Terra (35 min)
Objetivo: Compreender a sucessão do dia/noite e as estações do ano através de experimentação.
Materiais: Globo terrestre, lanternas, papel e lápis de cor.
Em grupos:
1 Simulação da rotação (dia e noite) com o globo e a lanterna.
2 Simulação da translação (estações do ano) com a Terra a mover-se à volta do “Sol”.
3 Registo das observações e comparação com a explicação fornecida pela IA na atividade inicial.
3. Discussão e Reflexão (10 min)
Objetivo: Relacionar as experiências com os conceitos científicos.
Perguntas para os alunos:
O que observaram na experiência?
Como explicariam, com as suas palavras, o que aconteceu?
A explicação da IA estava correta? O que podemos
Ferramentas e recursos:
Mentimeter – Para criar uma nuvem de palavras com as respostas dos alunos.
ChatGPT/Gemini/Bard – Para gerar uma explicação inicial sobre os movimentos da Terra.
Projetor e Computador – Para exibir o vídeo introdutório sobre os movimentos da Terra.
Globo Terrestre ou Bolas Pequenas – Para a experiência prática.
Lanternas – Para simular a iluminação do Sol na experiência.
Quadro Branco e Marcadores – Para registar as ideias principais e observações dos alunos.
Papel e Lápis de Cor – Para registos e desenhos das experiências
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Típica sala de aula de primeiro ciclo
Ficheiros de Apoio (anexos):
Os-Movimentos-da-Terra-Uma-Aventura-Espacial-1.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
g
DESCRIPTION
1. Revisão e Consolidação (10 min)
Objetivo: Reforçar os conceitos aprendidos.
Quiz interativo no Quizziz ou Kahoot sobre os movimentos da Terra.
2. Produção Criativa com IA (25 min)
Objetivo: Usar IA generativa para criar um produto educativo e refletir sobre o seu impacto.
Opção 1: Criar uma história interativa
Em pares, os alunos utilizam IA para gerar uma pequena história de um astronauta que observa os efeitos da rotação e translação.
Depois, analisam a história e corrigem possíveis erros científicos.
Opção 2: Criar um mini-jornal científico
COLLABORATION COMMUNICAT
Os alunos pedem à IA para gerar uma “notícia” sobre a importância da rotação e translação da Terra.
Comparam a notícia com o que aprenderam na aula e corrigem imprecisões.
3. Questionário Individual (15 min)
Objetivo: Avaliar a compreensão dos alunos.
Os alunos respondem a perguntas de escolha múltipla e resposta curta sobre os movimentos da Terra.
4. Correção com IA e Reflexão Crítica (15 min)
Objetivo: Ensinar os alunos a validar respostas da IA.
Atividade:
Os alunos inserem as respostas no chatbot e analisam a resposta gerada.
Perguntas para reflexão:
“As respostas do chatbot estão corretas?”
“Se a IA se enganou, como podemos corrigir?”
“Porque devemos sempre confirmar informação gerada por IA?”
5. Fecho da Aula e Reflexão Final (10 min)
Objetivo: Consolidar a aprendizagem e reforçar a reflexão crítica.
Cada aluno partilha uma coisa nova que aprendeu.
O professor resume os principais conceitos no qua
Ferramentas e recursos:
ON
TOOLS
Quizziz/Kahoot – Para um quiz interativo de revisão sobre os movimentos da Terra.
ChatGPT/Gemini/Bard – Para gerar histórias interativas ou notícias científicas sobre os movimentos da Terra.
Computador/Tablet – Para que os alunos possam interagir com a IA.
Quadro Branco e Marcadores – Para discutir e corrigir respostas das atividades.
Papel e Canetas – Para anotações e esboços das histórias ou notícias geradas pela IA.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala típica de primeiro ciclo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)