Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
120 minutos

>

Movimentos do Planeta Terra – Recursos de IA

1º Ciclo

PAULO ROLIM / 11-03-2025


Descrição / Síntese:

Este cenário visa trabalhar os conteúdos relacionados com a movimentação da Terra: movimento de rotação e translação, aplicados a
crianças do 3º ano de escolaridade (8-9 anos).


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Relacionar os movimentos de rotação e translação da Terra com a sucessão do dia e da noite e a existência das estações do ano.
> Explorar o uso de ferramentas de IA generativa na aprendizagem e avaliar criticamente as suas respostas.
> Refletir sobre como validar informações geradas por IA e discutir o seu impacto na educação.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
60 MINUTOS
AULA 1 – DESCOBERTA E EXPERIMENTAÇÃO

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

1. Introdução e Exploração Inicial (15 min)
Objetivo: Explorar ideias prévias dos alunos e estimular a curiosidade através de IA.
Atividade com IA:
Utilizar o Mentimeter para criar uma nuvem de palavras com as respostas à pergunta:
“Porque temos dia e noite?”
“Porque mudam as estações do ano?”
Alternativa com IA:
Utilizar uma ferramenta de IA generativa (ex: ChatGPT ou Gemini) para pedir uma explicação simples sobre os movimentos da Terra.
Os alunos analisam a resposta e discutem se a explicação está clara e correta.
Apresentação de uns slides introdutórios sobre os movimentos da Terra.
2. Atividade Prática – Representação dos Movimentos da Terra (35 min)
Objetivo: Compreender a sucessão do dia/noite e as estações do ano através de experimentação.
Materiais: Globo terrestre, lanternas, papel e lápis de cor.
Em grupos:
1 Simulação da rotação (dia e noite) com o globo e a lanterna.
2 Simulação da translação (estações do ano) com a Terra a mover-se à volta do “Sol”.
3 Registo das observações e comparação com a explicação fornecida pela IA na atividade inicial.
3. Discussão e Reflexão (10 min)
Objetivo: Relacionar as experiências com os conceitos científicos.
Perguntas para os alunos:
O que observaram na experiência?
Como explicariam, com as suas palavras, o que aconteceu?
A explicação da IA estava correta? O que podemos


Ferramentas e recursos:

Mentimeter – Para criar uma nuvem de palavras com as respostas dos alunos.
ChatGPT/Gemini/Bard – Para gerar uma explicação inicial sobre os movimentos da Terra.
Projetor e Computador – Para exibir o vídeo introdutório sobre os movimentos da Terra.
Globo Terrestre ou Bolas Pequenas – Para a experiência prática.
Lanternas – Para simular a iluminação do Sol na experiência.
Quadro Branco e Marcadores – Para registar as ideias principais e observações dos alunos.
Papel e Lápis de Cor – Para registos e desenhos das experiências


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Típica sala de aula de primeiro ciclo

Ficheiros de Apoio (anexos):

Os-Movimentos-da-Terra-Uma-Aventura-Espacial-1.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
60 MINUTOS
melhorar? AULA 2 – APLICAÇÃO E VALIDA

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

g
DESCRIPTION
1. Revisão e Consolidação (10 min)
Objetivo: Reforçar os conceitos aprendidos.
Quiz interativo no Quizziz ou Kahoot sobre os movimentos da Terra.
2. Produção Criativa com IA (25 min)
Objetivo: Usar IA generativa para criar um produto educativo e refletir sobre o seu impacto.
Opção 1: Criar uma história interativa
Em pares, os alunos utilizam IA para gerar uma pequena história de um astronauta que observa os efeitos da rotação e translação.
Depois, analisam a história e corrigem possíveis erros científicos.
Opção 2: Criar um mini-jornal científico
COLLABORATION COMMUNICAT
Os alunos pedem à IA para gerar uma “notícia” sobre a importância da rotação e translação da Terra.
Comparam a notícia com o que aprenderam na aula e corrigem imprecisões.
3. Questionário Individual (15 min)
Objetivo: Avaliar a compreensão dos alunos.
Os alunos respondem a perguntas de escolha múltipla e resposta curta sobre os movimentos da Terra.
4. Correção com IA e Reflexão Crítica (15 min)
Objetivo: Ensinar os alunos a validar respostas da IA.
Atividade:
Os alunos inserem as respostas no chatbot e analisam a resposta gerada.
Perguntas para reflexão:
“As respostas do chatbot estão corretas?”
“Se a IA se enganou, como podemos corrigir?”
“Porque devemos sempre confirmar informação gerada por IA?”
5. Fecho da Aula e Reflexão Final (10 min)
Objetivo: Consolidar a aprendizagem e reforçar a reflexão crítica.
Cada aluno partilha uma coisa nova que aprendeu.
O professor resume os principais conceitos no qua


Ferramentas e recursos:

ON
TOOLS
Quizziz/Kahoot – Para um quiz interativo de revisão sobre os movimentos da Terra.
ChatGPT/Gemini/Bard – Para gerar histórias interativas ou notícias científicas sobre os movimentos da Terra.
Computador/Tablet – Para que os alunos possam interagir com a IA.
Quadro Branco e Marcadores – Para discutir e corrigir respostas das atividades.
Papel e Canetas – Para anotações e esboços das histórias ou notícias geradas pela IA.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala típica de primeiro ciclo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top