>
1º Ciclo
Berta Polido / 10-03-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos são convidados a encontrar a geometria no seu dia a dia, nos objetos que fazem parte do seu quotidiano, nos edifícios que encontram no caminho para a escola.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressão Artística ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
A professora/educadora apresenta a canção das figuras geométricas e leva os alunos a descobrirem que a geometria pode estar em qualquer lugar e em qualquer objeto.
Apresentação de sólidos geométricos/materiais do quotidiano.
Proposta de contorno de superfícies planas de sólidos rebatidas em cartolina (objetos do quotidiano ou modelos físicos de sólidos)
Identificar as figuras planas obtidas.
Música das Formas Geométricas | Prof. Idalécio – Música Infantil | Educação Infantil
Ferramentas e recursos:
Quadro interativo
Link da música
Sólidos geométricos
Figuras geométricas/Materiais do quotidiano
Cartolinas coloridas, tesoura, lápis e borracha, tintas…
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos em sala de aula com mesas dispostas em ilhas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)