Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
45 minutos

>

Geometria

1º Ciclo

Berta Polido / 10-03-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos são convidados a encontrar a geometria no seu dia a dia, nos objetos que fazem parte do seu quotidiano, nos edifícios que encontram no caminho para a escola.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressão Artística ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Reconhecer triângulos, quadrados, retângulos e círculos em sólidos diversos, recorrendo a representações adequadas
> Construir, representar e comparar figuras planas compostas
> Compor e decompor uma dada figura plana, recorrendo a materiais manipuláveis, físicos ou virtuais

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
45 MINUTOS
Geometria (figuras planas)

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

A professora/educadora apresenta a canção das figuras geométricas e leva os alunos a descobrirem que a geometria pode estar em qualquer lugar e em qualquer objeto.

Apresentação de sólidos geométricos/materiais do quotidiano.

Proposta de contorno de superfícies planas de sólidos rebatidas em cartolina (objetos do quotidiano ou modelos físicos de sólidos) 

Identificar as figuras planas obtidas.

 

Música das Formas Geométricas | Prof. Idalécio – Música Infantil | Educação Infantil

 

 


Ferramentas e recursos:

Quadro interativo
Link da música

Sólidos geométricos

Figuras geométricas/Materiais do quotidiano

Cartolinas coloridas, tesoura, lápis e borracha, tintas…


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos em sala de aula com mesas dispostas em ilhas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top