Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
250 minutos

>

Visita às Salgas Romanas

2º Ciclo

Anabela Nunes / 09-03-2025


Descrição / Síntese:

Na aula, os alunos observam uma imagem do espaço a visitar e utilizam a ferramenta “Gráfico KWL”, preenchendo parte da tabela. No dia da visita os alunos dirigem-se às ruinas das Salgas Romanas e, acompanhados pelos professores e pelo técnico do Museu, recolhem informações e tiram fotografias. Com a informação obtida os alunos realizam diversos trabalhos que serão apresentados aos colegas (pequenos textos, desenhos, exposição fotográfica)..


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar aspetos da herança romana na Península Ibérica;

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
250 MINUTOS
Visita às Salgas Romanas

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de interesses


Descrição da atividade:

Os alunos, em pequenos grupos, partilham conhecimentos/informações obtidas aquando da visita de estudo e redigem textos de diversas tipologias: notícia, informativo, descritivo. Os textos podem apresentar desenhos e fotos ou, se os alunos preferirem poderá realizar-se uma exposição com os trabalhos realizados.

No final, os alunos completam a tabela do Gráfico KWL.


Ferramentas e recursos:

Gráfico KWL, computador, projetor, enciclopédias, cartolinas, telemóvel, papel de cenário lápis de cor.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 250 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas dispostas em pequenos grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top