>
2º Ciclo
Anabela Nunes / 09-03-2025
Descrição / Síntese:
Na aula, os alunos observam uma imagem do espaço a visitar e utilizam a ferramenta “Gráfico KWL”, preenchendo parte da tabela. No dia da visita os alunos dirigem-se às ruinas das Salgas Romanas e, acompanhados pelos professores e pelo técnico do Museu, recolhem informações e tiram fotografias. Com a informação obtida os alunos realizam diversos trabalhos que serão apresentados aos colegas (pequenos textos, desenhos, exposição fotográfica)..
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de interesses
Descrição da atividade:
Os alunos, em pequenos grupos, partilham conhecimentos/informações obtidas aquando da visita de estudo e redigem textos de diversas tipologias: notícia, informativo, descritivo. Os textos podem apresentar desenhos e fotos ou, se os alunos preferirem poderá realizar-se uma exposição com os trabalhos realizados.
No final, os alunos completam a tabela do Gráfico KWL.
Ferramentas e recursos:
Gráfico KWL, computador, projetor, enciclopédias, cartolinas, telemóvel, papel de cenário lápis de cor.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 250 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas dispostas em pequenos grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)