>
3º Ciclo
Ana Isabel Vaz / 09-03-2025
Descrição / Síntese:
Este mini-cenário é sobre o tema “Os fatores que afetam a velocidade das Reações Químicas” , que faz parte do Programa da disciplina de Físico-Química do 8º ano.
1º) Este cenário começa com o lançamento da questão-problema pelo docente: “Como podemos laboratorialmente acelerar uma reação química?”.
2º) Em seguida o docente mostra o filme à turma “How to speed chemical reactions” da plataforma online TED ED:
https://youtu.be/OttRV5ykP7A
3º) O docente explora em grande grupo o vídeo e propõe à turma que cada grupo de trabalho planifique uma experiência simples laboratorial, que mostre de que forma determinado fator influencia a velocidade de uma reação química. A planificação da experiência deverá ser feita num cartaz usando a plataforma CANVA. O cartaz deve evidenciar o fator, o material de laboratório necessário, o procedimento experimental, fotografias e os resultados experimentais.
4ª) São formados cinco grupos de trabalho e sorteados, usando uma “roleta” online, os temas por cada grupo de trabalho. Cada tema corresponde a um fator que influencia a velocidade de uma reação química: “Concentração de soluções aquosas”; “Temperatura”; “Luz”; “Estado de divisão dos reagentes sólidos” e “Catalisadores / Inibidores”.
5º) Quando os grupos começam a pesquisar nos computadores e em livros e a fazer a planificação da experiência, o docente aplica a ferramenta de cenários GIGSAW para comunicação e troca de ideias entre os alunos. Para aplicar esta ferramenta, o docente deve estar atento à dinâmica de trabalho dos diferentes grupos e seleciona um aluno de cada grupo que seja interventivo. Esse aluno de cada equipa é convidado a deslocar-se para uma das outras equipas e fica lá algum tempo. Os elementos do grupo “visitado” devem fazer um ponto da situação sobre o trabalho já realizado e o aluno “estranho ao grupo”, deve questionar e apresentar sugestões à equipa. Em função do tempo, o docente deve decidir quantas vezes e por quanto tempo, deve rodar um “estranho” por cada uma das equipas.
6º) Após os grupos terminarem os cartazes, segue-se a apresentação dos mesmos usando a ferramenta GALLERY WALK dinamizada pelo docente. Os grupos de trabalho estão posicionados em diferentes pontos da sala de aula junto ao seu CARTAZ. Os alunos de cada grupo de trabalho são divididos em dois e “passeiam” / alternam entre: os postos explicando o seu trabalho e a visita aos outros trabalhos.
7º) No final, o docente deve dar a cada elemento do grupo uma rúbrica de avaliação para avaliar os pares e uma grelha para procederem à avaliação dos colegas.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Química
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
O docente começa por explicar o objetivo da atividade: os alunos organizados em cinco grupos de trabalho, devem no final elaborar um CARTAZ com uma experiência laboratorial que mostre de que forma um dos fatores (concentração da soluções aquosas, temperatura, luz, estado de divisão dos reagentes sólidos e catalisadores) influência a velocidade de uma Reação Química.
Para iniciar o cenário, o docente deve mostrar à turma toda o video “How to speed chemical reactions” da plataforma TED ED. Depois do visionamento, deve fazer -se um debate em grande grupo sobre o mesmo. O docente apela que os alunos coloquem dúvidas para serem esclarecidas.
Ferramentas e recursos:
Quadro
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão sentados em suas mesas habitais para assistirem ao vídeo e para posteriormente haver trocas de ideias em grande grupo e esclarecimento de dúvidas. O docente usa o quadro para registar informação importante.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
São formados os cinco grupos de trabalho e são sorteados os temas pelos grupos recorrendo à “roleta online”.
Em seguida, os alunos agrupam-se e começam a pesquisar no computador informação para elaborarem um CARTAZ com uma experiência laboratorial sobre o tema “Fatores que influenciam uma reação química”. Relembro que cada grupo tem um fator diferente:
Temas 1: “Influência da concentração de soluções aquosas na velocidade de uma reação química”.
Tema 2: “Influência da temperatura na velocidade de uma reação química”.
Tema 3: “Influência da luz na velocidade de uma reação química”.
Tema 4: “Influência do estado de divisão dos reagentes sólidos na velocidade de uma reação química”.
Tema 5: “Influência dos catalisadores na velocidade de uma reação química”.
O docente dá a instrução aos alunos que o CARTAZ elaborado em CANVA deve ter: Título/Imagens ilustrativas/Material de laboratório e regentes utilizados na atividade/Procedimento experimental.
Durante a realização dos trabalhos, o docente aplica a Ferramenta de Cenários GIGSAW:
1º O docente observa o trabalho dos grupos e seleciona em cada grupo um elemento que considere mais interventivo.
2º Esses elementos de cada grupo, deslocam-se para outro grupo e os elementos da “equipa visitada” devem fazer um ponto da situação ao “elemento estranho” no grupo. Por outro lado, o “elemento estranho” também deve ser incentivado a colocar questões sobre o trabalho da “equipa visitada”.
3º O docente decide quantas vezes é que irá rodar um “elemento estranho” por cada uma das equipas, em função do tempo disponível e pertinência. No regresso à equipa original, os alunos que passaram pelos outros grupos, partilham ideias que recolheram e que possam contribuir para o trabalho que a sua equipa está a desenvolver.
Ferramentas e recursos:
Computadores
Livros
Ferramenta de elaboração do CARTAZ: CANVA
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos pesquisam nos computadores, organizados em grupos na primeira aula de 50 minutos.
Na segunda aula, o docente aplica a ferramenta GIG SAW, durante a realização dos trabalhos, estando os alunos em grupo ou circular pela sala.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Na aula para apresentarem os trabalhos na turma, o docente aplica a ferramenta de apresentação GALLERY WALK.
Os grupos encontram-se inicialmente junto ao CARTAZ. Depois cada grupo divide-se em duas partes:
- alguns aluns do grupo ficam a apreesentar o trabalho aos colegas que circulam pelo seu cartaz;
- os outros elemntos desse mesmo grupo circulam e “visitam” os trabalhos dos restantes grupos.
Depois dentro do mesmo grupo, há rotatividade de funções, ou seja: quem esteve a apresentar o cartaz vai visitar os outros trabalhos e os alunos que visitaram os outros trabalhos ficam com a função de apresentar o seu cartaz.
Ferramentas e recursos:
Cartazes elaborados pelos alunos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Na sala de aula, os grupos estão alocados em pontos diferentes da sala de aula, longe uns dos outros. Permite a circulação dos alunos pelos diferentes grupos, sem atropelos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
No final, o docente partilha com os alunos uma rúbrica para avaliação do CARTAZ e do trabalho desenvolvido pelos alunos.
Em seguida, os alunos avaliam em documento próprio o trabalho dos seus colegas de grupo, tendo em conta a rúbrica.
Ferramentas e recursos:
Ficha de Avaliação dos colegas do Grupo, com base na Rúbrica de Avaliação do Trabalho dos Pares.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Na sala de aula os alunos sentam-se nas cadeiras habituais e preenchem uma ficha de avaliação com a rúbrica para cada colega do grupo.