Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
190 minutos

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Portugal nos séculos XV e XVI

2º Ciclo

Manuela Esteves Esteves / 03-04-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos do 5.º ano consolidarão alguns dos conhecimentos adquiridos no primeiro ciclo e aprofundarão outros sobre o século XV português, marcado pela época da Expansão Marítima. Tendo por base os documentos orientadores, o PASEO a as Aprendizagens Essenciais da disciplina de História e Geografia de Portugal (HGP), abordarei o subdomínio “Portugal nos séculos XV e XVI ”, integrado no domínio “Portugal do século XIII ao século XVII”. Para executar este cenário de aprendizagem, em contexto de sala de aula, aplicarei metodologias ativas, promotoras da aprendizagem/ensino pela descoberta, como a sala de aula invertida e o debate. Os alunos acederão a recursos partilhados para construírem o seu conhecimento e começarem a estruturar as respostas às questões orientadoras: Quais foram as condições que Portugal reunia para ser o pais pioneiro na expansão marítima?; Quais foram as motivações dos portugueses para iniciarem a expansão marítima?; Qual foi a primeira etapa da expansão marítima portuguesa?; Quais são as características das embarcações e instrumentos de navegação usados pelos portugueses? .
Os recursos utilizados serão a Youtube, Mentimeter, Quizizz , Canva, Paddlet, Aula digital, vídeos , computadores e videoprojector.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar as principais etapas do processo de exploração da costa ocidental africana.
> Referir a importância do conhecimento dos ventos e das correntes marítimas para a progressão pela costa ocidental africana.
> Identificar os principais navios e instrumentos náuticos utilizados pelos portugueses na expansão marítima.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
20 MINUTOS
Ouvir para saber mais

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Como motivação,  a professora apresentará o vídeo canção “O conquistador”, do grupo português Da Vinci. Após a primeira audição e visualização da música, os alunos apontarão no caderno diário as palavras da melodia que considerem estar relacionadas com o domínio em estudo. Posteriormente, a docente fornecer-lhes-á o código de acesso à ferramenta Mentimeter , na qual registarão as suas palavras na nuvem de palavras da turma.  Na parte final, far-se-á, em conjunto, a exploração da letra da música.

 


Ferramentas e recursos:

Áudio: https://youtu.be/4NbmA9I8Tww

https://www.menti.com/al6gswkq2msg

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos sentados nos lugares habituais na sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

O-conquistador-letra.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
70 MINUTOS
Condições e motivações da expansão marítima portuguesa

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Dando continuidade à lecionação do conteúdo, a professora explicará a diferença entre condições e motivações. Em seguida, será exibido e explorado gradualmente um vídeo sobre as condições e motivações da expansão marítima portuguesa, assim como sobre a conquista de Ceuta que marca o arranque da expansão marítima portuguesa. Depois os alunos preencherão uma tabela resumo sobre o vídeo analisado e responderão a um questionário de resposta rápida (recurso Quizizz)


Ferramentas e recursos:

https://auladigital.leya.com/share/5ebab9a8-b667-42df-9fe2-dd53f756ee10

https://quizizz.com/admin/quiz/67e9358f5dc9b726ca2d36dd

Google Earth

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 70 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos sentados nos lugares habituais na sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
100 MINUTOS
Os principais navios e instrumentos náuticos utilizados pelos portugueses na Expansão marítima.

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Dando continuidade à aula, os alunos trabalharão, em pequenos grupos, o tema atribuído pelo professor. A cada grupo será facultado um guião de trabalho, no qual constará o subtema, os tópicos de pesquisa, alguns links de sites fidedignos e a descrição do produto final. Após a pesquisa, os diferentes grupos criarão um cartaz (recurso Canva) do seu tema que será apresentado aos colegas. Os cartazes serão impressos e afixados na sala de aula.


Ferramentas e recursos:

Guião de trabalho

Computador

Canva


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com os alunos dispostos em grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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