>
2º Ciclo
Manuela Esteves Esteves / 03-04-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos do 5.º ano consolidarão alguns dos conhecimentos adquiridos no primeiro ciclo e aprofundarão outros sobre o século XV português, marcado pela época da Expansão Marítima. Tendo por base os documentos orientadores, o PASEO a as Aprendizagens Essenciais da disciplina de História e Geografia de Portugal (HGP), abordarei o subdomínio “Portugal nos séculos XV e XVI ”, integrado no domínio “Portugal do século XIII ao século XVII”. Para executar este cenário de aprendizagem, em contexto de sala de aula, aplicarei metodologias ativas, promotoras da aprendizagem/ensino pela descoberta, como a sala de aula invertida e o debate. Os alunos acederão a recursos partilhados para construírem o seu conhecimento e começarem a estruturar as respostas às questões orientadoras: Quais foram as condições que Portugal reunia para ser o pais pioneiro na expansão marítima?; Quais foram as motivações dos portugueses para iniciarem a expansão marítima?; Qual foi a primeira etapa da expansão marítima portuguesa?; Quais são as características das embarcações e instrumentos de navegação usados pelos portugueses? .
Os recursos utilizados serão a Youtube, Mentimeter, Quizizz , Canva, Paddlet, Aula digital, vídeos , computadores e videoprojector.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Como motivação, a professora apresentará o vídeo canção “O conquistador”, do grupo português Da Vinci. Após a primeira audição e visualização da música, os alunos apontarão no caderno diário as palavras da melodia que considerem estar relacionadas com o domínio em estudo. Posteriormente, a docente fornecer-lhes-á o código de acesso à ferramenta Mentimeter , na qual registarão as suas palavras na nuvem de palavras da turma. Na parte final, far-se-á, em conjunto, a exploração da letra da música.
Ferramentas e recursos:
Áudio: https://youtu.be/4NbmA9I8Tww
https://www.menti.com/al6gswkq2msg
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos sentados nos lugares habituais na sala de aula.
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Dando continuidade à lecionação do conteúdo, a professora explicará a diferença entre condições e motivações. Em seguida, será exibido e explorado gradualmente um vídeo sobre as condições e motivações da expansão marítima portuguesa, assim como sobre a conquista de Ceuta que marca o arranque da expansão marítima portuguesa. Depois os alunos preencherão uma tabela resumo sobre o vídeo analisado e responderão a um questionário de resposta rápida (recurso Quizizz)
Ferramentas e recursos:
https://auladigital.leya.com/share/5ebab9a8-b667-42df-9fe2-dd53f756ee10
https://quizizz.com/admin/quiz/67e9358f5dc9b726ca2d36dd
Google Earth
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 70 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos sentados nos lugares habituais na sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Dando continuidade à aula, os alunos trabalharão, em pequenos grupos, o tema atribuído pelo professor. A cada grupo será facultado um guião de trabalho, no qual constará o subtema, os tópicos de pesquisa, alguns links de sites fidedignos e a descrição do produto final. Após a pesquisa, os diferentes grupos criarão um cartaz (recurso Canva) do seu tema que será apresentado aos colegas. Os cartazes serão impressos e afixados na sala de aula.
Ferramentas e recursos:
Guião de trabalho
Computador
Canva
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com os alunos dispostos em grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)