Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
480 minutos

>

“À Descoberta de Camões – 500 Anos de Poesia e Aventuras”

1º Ciclo

Isabel Ribeiro / 08-03-2025


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem pretende proporcionar uma experiência educativa enriquecedora e multidisciplinar em torno da figura de Luís de Camões, assinalando os 500 anos do seu nascimento. Através de um conjunto de atividades variadas e adaptadas à faixa etária dos alunos, promove-se um primeiro contato com a vida e a obra do poeta, explorando sua relevância para a literatura e a cultura
A aprendizagem será estruturada em torno de metodologias ativas, privilegiando a participação dos alunos na construção do conhecimento. Assim, através da leitura de excertos simplificados, jogos, desafios criativos e expressões artísticas, pretende-se que os alunos compreendam o contexto histórico em que Camões viveu, reconheçam a importância das suas obras, nomeadamente “Os Lusíadas”.
Este percurso culminará com uma apresentação final dos trabalhos realizados, incentivando a oralidade, a partilha de conhecimentos e a valorização do património literário nacional. Através desta abordagem, pretende-se não apenas transmitir conhecimento sobre Luís de Camões, mas também despertar nos alunos o fascínio pelo universo das palavras e das histórias que moldaram a identidade portuguesa.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressão Artística ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Conhecer quem foi Luís de Camões e a importância da sua obra
> Promover a compreensão do impacto de Luís de Camões a nível histórico, literário, linguístico, cultural, social…
> Incentivar a criação estética e cultural.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
120 MINUTOS
“Quem foi Camões?” (Exploração Inicial)

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

Inicialmente faz-se uma breve introdução aos alunos sobre a figura de Luís de Camões, contextualizando a sua vida e a sua obra de forma simples, acessível e interativa. Os alunos são divididos em quatro grupos. Em seguida os grupos fazem uma pesquisa orientada através de guião fornecido pelo professor.

Cada grupo regista as informações que pesquisou e apresenta à turma. Cria-se um debate de ideias, onde cada aluno poderá comentar, questionar ou fazer sugestões que conduzam a um acrescento de informação.


Ferramentas e recursos:

Computadores portáteis e projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas dispostas a formarem quatro grupos de trabalho

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
90 MINUTOS
“Poeta por um dia” (Expressão Escrita e Criatividade)

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

O professor apresenta algumas quadras simples adaptadas de “Os Lusíadas” e em seguida os grupos de alunos serão desafiados a escrever uma pequena quadra sobre uma aventura imaginária, inspirando-se nos temas de “Os Lusíadas”.

Os grupos leem as quadras para a turma.

Posteriormente, o professor corrige os textos escritos pelos alunos e os trabalhos são expostos na Biblioteca.

 


Ferramentas e recursos:

Caderno diário.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas dispostas a formarem quatro grupos de trabalho

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
120 MINUTOS
“Camões em Arte” (Expressão Plástica)

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Pretende-se explorar a criatividade dos alunos através da arte, permitindo-lhes representar Luís de Camões e os temas das suas obras de forma visual. Os alunos expressam artisticamente o que aprenderam sobre o poeta, utilizando diferentes materiais e técnicas. 

Para facilitar, o professor apresenta o livro “As aventuras e desventuras de um poeta épico” de Sérgio Franclim.

No final os trabalhos são expostos na Biblioteca.


Ferramentas e recursos:

Materiais de desenho e pintura.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas dispostas a formarem quatro grupos de trabalho

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
90 MINUTOS
“Caça ao Tesouro Literário” (Jogo Interativo)

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor cria um jogo em que os alunos seguem pistas para encontrar palavras escondidas na sala, formando uma quadra de Camões.

No final, leem e interpretam a quadra em conjunto.


Ferramentas e recursos:

Papel impresso.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Biblioteca escolar com as mesas arrumadas

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
60 MINUTOS
Reflexão Final

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

No final do cenário de aprendizagem, os alunos compartilham o que mais gostaram e o que aprenderam numa folha de registo fornecida pelo professor.


Ferramentas e recursos:

Filha de registo


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas dispostas na forma normal

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top