>
1º Ciclo
Isabel Ribeiro / 08-03-2025
Descrição / Síntese:
Este cenário de aprendizagem pretende proporcionar uma experiência educativa enriquecedora e multidisciplinar em torno da figura de Luís de Camões, assinalando os 500 anos do seu nascimento. Através de um conjunto de atividades variadas e adaptadas à faixa etária dos alunos, promove-se um primeiro contato com a vida e a obra do poeta, explorando sua relevância para a literatura e a cultura
A aprendizagem será estruturada em torno de metodologias ativas, privilegiando a participação dos alunos na construção do conhecimento. Assim, através da leitura de excertos simplificados, jogos, desafios criativos e expressões artísticas, pretende-se que os alunos compreendam o contexto histórico em que Camões viveu, reconheçam a importância das suas obras, nomeadamente “Os Lusíadas”.
Este percurso culminará com uma apresentação final dos trabalhos realizados, incentivando a oralidade, a partilha de conhecimentos e a valorização do património literário nacional. Através desta abordagem, pretende-se não apenas transmitir conhecimento sobre Luís de Camões, mas também despertar nos alunos o fascínio pelo universo das palavras e das histórias que moldaram a identidade portuguesa.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressão Artística ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
Inicialmente faz-se uma breve introdução aos alunos sobre a figura de Luís de Camões, contextualizando a sua vida e a sua obra de forma simples, acessível e interativa. Os alunos são divididos em quatro grupos. Em seguida os grupos fazem uma pesquisa orientada através de guião fornecido pelo professor.
Cada grupo regista as informações que pesquisou e apresenta à turma. Cria-se um debate de ideias, onde cada aluno poderá comentar, questionar ou fazer sugestões que conduzam a um acrescento de informação.
Ferramentas e recursos:
Computadores portáteis e projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 120 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas dispostas a formarem quatro grupos de trabalho
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
O professor apresenta algumas quadras simples adaptadas de “Os Lusíadas” e em seguida os grupos de alunos serão desafiados a escrever uma pequena quadra sobre uma aventura imaginária, inspirando-se nos temas de “Os Lusíadas”.
Os grupos leem as quadras para a turma.
Posteriormente, o professor corrige os textos escritos pelos alunos e os trabalhos são expostos na Biblioteca.
Ferramentas e recursos:
Caderno diário.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas dispostas a formarem quatro grupos de trabalho
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Pretende-se explorar a criatividade dos alunos através da arte, permitindo-lhes representar Luís de Camões e os temas das suas obras de forma visual. Os alunos expressam artisticamente o que aprenderam sobre o poeta, utilizando diferentes materiais e técnicas.
Para facilitar, o professor apresenta o livro “As aventuras e desventuras de um poeta épico” de Sérgio Franclim.
No final os trabalhos são expostos na Biblioteca.
Ferramentas e recursos:
Materiais de desenho e pintura.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 120 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas dispostas a formarem quatro grupos de trabalho
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor cria um jogo em que os alunos seguem pistas para encontrar palavras escondidas na sala, formando uma quadra de Camões.
No final, leem e interpretam a quadra em conjunto.
Ferramentas e recursos:
Papel impresso.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Biblioteca escolar com as mesas arrumadas
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
No final do cenário de aprendizagem, os alunos compartilham o que mais gostaram e o que aprenderam numa folha de registo fornecida pelo professor.
Ferramentas e recursos:
Filha de registo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas dispostas na forma normal
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)