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Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

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Redes, Caminhos e Decisões: Explorando Modelos de Grafos no Mundo Real

Ensino Secundário

Elsa Gomes / 07-03-2025


Descrição / Síntese:

Neste cenário de aprendizagem, os alunos irão mergulhar no fascinante mundo dos modelos de grafos. Pretende-se explorar como os modelos de grafos são aplicados para resolver problemas do dia a dia, por exemplo: na otimização de rotas. Através de desafios interativos e ferramentas digitais como GraphOnline e o Mathigon. Os alunos irão construir e analisar grafos, investigando conceitos como circuitos de Hamilton.
Este cenário estimula a aprendizagem ativa, a resolução de problemas reais e o uso de tecnologia, preparando os alunos para os desafios da era digital.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Definir e caracterizar um circuito de Hamilton;
> Identificar as condições para um grafo admitir um circuito hamiltoniano;
> Conhecer e aplicar os algoritmos da Cidade mais próxima e do Peso das arestas para conduzirem a soluções “boas”;

Atividades a desenvolver

  Criação
200 MINUTOS
Caixeiro-Viajante e Serviços de distribuição

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Esta atividade tem como objetivo desenvolver nos alunos a capacidade de construir e interpretar grafos, aplicando algoritmos de caminho mínimo para resolver problemas reais. Os alunos serão organizados em grupos de dois ou três elementos, com acesso a um computador, permitindo a exploração de ferramentas digitais como o GraphOnline e o Mathigon para construir e analisar grafos.

A atividade começa com a visualização de um vídeo sobre a profissão de caixeiro-viajante, a sua relação com a teoria de grafos e a sua aplicação prática, como otimização de rotas. Após o vídeo, haverá uma breve discussão para consolidar os conceitos e preparar os alunos para a tarefa.

A tarefa é dividida em três itens.

A avaliação será baseada na resolução correta dos diversos itens, na aplicação dos algoritmos, na clareza da explicação dos resultados e na qualidade da apresentação final. Esta atividade permite aos alunos desenvolver competências técnicas em modelação matemática, aplicação de algoritmos e trabalho em equipa.


Ferramentas e recursos:

Tarefas (documento orientador disponibilizado)

https://www.youtube.com/watch?v=_vKMyRj855A 

https://graphonline.top/pt/

 

https://pt.mathigon.org/course/graph-theory/travelling-salesman

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala está organizada de forma a facilitar a colaboração e a interação entre os alunos. As mesas estão dispostas em pequenos grupos de 2 a 3 alunos, permitindo que trabalhem em conjunto de maneira confortável e eficiente.

Cada grupo dispõe de um computador para aceder às ferramentas digitais (GraphOnline, Mathigon, Youtube, Google Classroom, documento orientador).

Os grupos estão posicionados de forma estratégica para que o professor possa circular facilmente pela sala, oferecendo apoio e tirando dúvidas individualmente ou em pequeno grupo.

Durante a atividade, os alunos discutem entre si, partilham ideias e anotam os resultados das simulações no computador. A comunicação entre os grupos é estimulada, e o professor atua como facilitador, encorajando o pensamento crítico e a resolução de problemas em equipa.

Ficheiros de Apoio (anexos):

OP13_Tarefas-1.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)






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