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Ensino Secundário
Elsa Gomes / 07-03-2025
Descrição / Síntese:
Neste cenário de aprendizagem, os alunos irão mergulhar no fascinante mundo dos modelos de grafos. Pretende-se explorar como os modelos de grafos são aplicados para resolver problemas do dia a dia, por exemplo: na otimização de rotas. Através de desafios interativos e ferramentas digitais como GraphOnline e o Mathigon. Os alunos irão construir e analisar grafos, investigando conceitos como circuitos de Hamilton.
Este cenário estimula a aprendizagem ativa, a resolução de problemas reais e o uso de tecnologia, preparando os alunos para os desafios da era digital.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Esta atividade tem como objetivo desenvolver nos alunos a capacidade de construir e interpretar grafos, aplicando algoritmos de caminho mínimo para resolver problemas reais. Os alunos serão organizados em grupos de dois ou três elementos, com acesso a um computador, permitindo a exploração de ferramentas digitais como o GraphOnline e o Mathigon para construir e analisar grafos.
A atividade começa com a visualização de um vídeo sobre a profissão de caixeiro-viajante, a sua relação com a teoria de grafos e a sua aplicação prática, como otimização de rotas. Após o vídeo, haverá uma breve discussão para consolidar os conceitos e preparar os alunos para a tarefa.
A tarefa é dividida em três itens.
A avaliação será baseada na resolução correta dos diversos itens, na aplicação dos algoritmos, na clareza da explicação dos resultados e na qualidade da apresentação final. Esta atividade permite aos alunos desenvolver competências técnicas em modelação matemática, aplicação de algoritmos e trabalho em equipa.
Ferramentas e recursos:
Tarefas (documento orientador disponibilizado)
https://www.youtube.com/watch?v=_vKMyRj855A
https://pt.mathigon.org/course/graph-theory/travelling-salesman
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala está organizada de forma a facilitar a colaboração e a interação entre os alunos. As mesas estão dispostas em pequenos grupos de 2 a 3 alunos, permitindo que trabalhem em conjunto de maneira confortável e eficiente.
Cada grupo dispõe de um computador para aceder às ferramentas digitais (GraphOnline, Mathigon, Youtube, Google Classroom, documento orientador).
Os grupos estão posicionados de forma estratégica para que o professor possa circular facilmente pela sala, oferecendo apoio e tirando dúvidas individualmente ou em pequeno grupo.
Durante a atividade, os alunos discutem entre si, partilham ideias e anotam os resultados das simulações no computador. A comunicação entre os grupos é estimulada, e o professor atua como facilitador, encorajando o pensamento crítico e a resolução de problemas em equipa.