>
3º Ciclo
Luís Santos / 13-03-2025
Descrição / Síntese:
Dar a conhecer aos alunos os antecedentes da Revolução Francesa, o período revolucionário e as consequências da mesma. Farei projeções de vídeo seguido de um trabalho de grupo dos alunos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Geografia ; História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Apresentação de um vídeo sobre a Revolução Francesa.
Ferramentas e recursos:
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos vão estar a assistir à projeção do vídeo e às explicações do professor.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Pesquisa de informações complementares que permitam acrescentar informações sobre os principais acontecimentos e figuras da Revolução Francesa.
Ferramentas e recursos:
PC, telemóvel, internet, google, assistentes de IA, manual da disciplina.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 40 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos usam a internet no computador ou telemóvel para fazer pesquisa sobre acontecimentos e personagens que foram referidos no vídeo para poderem ter um perceção histórica mais completa e poderem ter maior conhecimento sobre a matéria.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
Fazer um mapa com a colega de Geografia e os alunos, numa aula conjunta, que reflita as fases da expansão dos exércitos de Napoleão Bonaparte.
Ferramentas e recursos:
Google Earth Web
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos, em grupo, desenvolvem um mapa, com base nas informações previamente obtidas na aula e na investigação que realizaram.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)