Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

>

Revolução Francesa

3º Ciclo

Luís Santos / 13-03-2025


Descrição / Síntese:

Dar a conhecer aos alunos os antecedentes da Revolução Francesa, o período revolucionário e as consequências da mesma. Farei projeções de vídeo seguido de um trabalho de grupo dos alunos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Geografia ; História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Ter consciência da importância da Revolução Francesa para a História Universal.
> Saber quais os principais protagonistas da Revolução Francesa.
> Listar os principais acontecimentos.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
10 MINUTOS
Revolução Francesa – Vídeo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Apresentação de um vídeo sobre a Revolução Francesa.


Ferramentas e recursos:

Escola Virtual. https://app.escolavirtual.pt/lms/assetsearchteacher?pattern=&label=%5B%22V%C3%ADdeos%22%5D&subjectsDesc=%5B%22Hist%C3%B3ria%22%5D&schoolYearsDesc=%5B%228.%C2%BA+Ano%22%5D&favourites=%22false%22


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos vão estar a assistir à projeção do vídeo e às explicações do professor.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
40 MINUTOS
Revolução Francesa – Trabalho de Grupo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Pesquisa de informações complementares que permitam acrescentar informações sobre os principais acontecimentos e figuras da Revolução Francesa. 


Ferramentas e recursos:

PC, telemóvel, internet, google, assistentes de IA, manual da disciplina.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos usam a internet no computador ou telemóvel para fazer pesquisa sobre acontecimentos e personagens que foram referidos no vídeo para poderem ter um perceção histórica mais completa e poderem ter maior conhecimento sobre a matéria.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
50 MINUTOS
Revolução Francesa – Trabalho colaborativo.

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Fazer um mapa com a colega de Geografia e os alunos, numa aula conjunta, que reflita as fases da expansão dos exércitos de Napoleão Bonaparte.


Ferramentas e recursos:

Google Earth Web


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos, em grupo, desenvolvem um mapa, com base nas informações previamente obtidas na aula e na investigação que realizaram.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top