Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 220 minutos

>

Debater a atualidade a partir da leitura de Gil Vicente

3º Ciclo

Filomena Morais / 04-11-2023


Descrição / Síntese:

A partir do estudo do Auto da Barca do Inferno, os alunos debatem temas da atualidade. Para que os jovens apreendem a importância da literatura, é necessário fazer pontes entre textos antigos e a sua pertinência no mundo atual. Assim, neste cenário, os alunos escolhem 4 personagens do Auto da Barca do Inferno que têm correspondência com personagens da atualidade. Desenvolve-se depois a atividade Passeio pela Galeria. Os alunos são divididos em quatro grupos e caracterizam detalhadamente a personagem que lhes foi atribuída. Registam as principais ideias e conclusões relativamente à possível correspondência dessa personagem com membros da sociedade atual. A partir desses registos constroem os cartazes que ficam afixados em quatro pontos da sala. De seguida, os quatros postos são visitados pelos grupos, que os analisam, comentam, questionam ou fazem sugestões. Esses comentários são depois analisados pelo grupo original e conduzem a novas ideias ou acrescento de informação. Finalmente, o debate dos temas da atualidade é levado ao grande grupo (turma), onde são esclarecidas dúvidas e apresentados pontos de vista.
Terminada a atividade Passeio pela Galeria, os alunos são convidados a escolher um dos temas aí suscitados para elaborarem um texto argumentativo. A produção do texto é feita em sala de aula, onde estarão ainda os cartazes afixados. Depois de corrigidos, os alunos usá-los-ão como base para a construção de um vídeo onde expõem as suas opiniões.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; História ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Analisar a organização de um texto oral tendo em conta o género (diálogo argumentativo, exposição e debate) e o objetivo comunicativo.
> Identificar temas, ideias principais, pontos de vista, causas e efeitos, factos e opiniões.
> Expressar, de forma fundamentada, pontos de vista e apreciações críticas motivadas pelos textos lidos.
> Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
> Debater, de forma fundamentada e sustentada, pontos de vista suscitados pelos textos lidos.
> Elaborar textos de natureza argumentativa de géneros como: comentário, crítica, artigo de opinião.
> Utilizar diversas estratégias e ferramentas informáticas na produção, revisão, aperfeiçoamento e edição de texto.

Atividades a desenvolver

〉Intercâmbio e Discussão100 MINUTOS
Passeio pela Galeria

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Os alunos são divididos em quatro grupos e caracterizam detalhadamente a personagem que lhes foi atribuída. Registam as principais ideias e conclusões relativamente à possível correspondência dessa personagem com membros da sociedade atual. A partir desses registos constroem os cartazes que ficam afixados em quatro pontos da sala. De seguida, os quatros postos são visitados pelos grupos, que os analisam, comentam, questionam ou fazem sugestões. Esses comentários são depois analisados pelo grupo original e conduzem a novas ideias ou acrescento de informação. Finalmente, o debate dos temas da atualidade é levado ao grande grupo (turma), onde são esclarecidas dúvidas e apresentados pontos de vista.


Ferramentas e recursos:

Papel de cenário.

Canetas marcadores de várias cores.

Post-its.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula.

Mesas dispostas a formarem quatro grupos de trabalho, afastados das paredes.

Espaço de parede disponível para afixar os cartazes.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
Redação de um texto argumentativo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Tendo em conta as conclusões apresentadas durante a discussão / debate no grande grupo, os alunos – individualmente, redigem um texto argumentativo sobre uma das personagens, fazendo pontes com o presente, seguindo as orientações do professor.

Posteriormente, o professor corrige os textos escritos pelos alunos.


Ferramentas e recursos:

Caderno diário.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula tradicional.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação60 MINUTOS
Gravação de um vídeo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Selecionam-se novos grupos de 4 alunos, em que cada um deles escreveu um texto argumentativo sobre uma personagem diferente. Tendo em conta os respetivos textos, os alunos gravam um vídeo – recorrendo a uma das plataformas sugeridas pelo professor (Canva, Animoto, etc.) – em que os 4 elementos apresentam a respetiva personagem, fazendo as pontes com as personalidades da atualidade. O vídeo deve ter a duração máxima de 3 minutos.

O vídeo final será composto pelos quatro vídeos produzidos pelos grupos de alunos e deverá realçar a atualidade da obra de Gil Vicente, mostrando de que forma as críticas sociais feitas pelo dramaturgo português continuam atuais nos tempos de hoje. 

Os vídeos produzidos pelos alunos devem ser difundidos na TV da escola (átrio da escola e Biblioteca).


Ferramentas e recursos:

Tablets, telemóveis, ferramentas digitais de edição de vídeo.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A gravação dos vídeos pode ser feita em qualquer parte do recinto escolar que os alunos (em coordenação com o professor) escolham. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno10 MINUTOS
Feedback dos alunos

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

A comunidade escolar é convidada a participar num questionário online (disponível através de um Código QR apresentado no final do vídeo), onde podem identificar os pontos fortes do projeto, e deixar sugestões de melhoria. No grupo turma, todos os alunos devem preencher um formulário de autoavaliação relativo ao cenário de aprendizagem desenvolvido.


Ferramentas e recursos:

Telemóvel

Formulário online

Código QR


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Não relevante.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)