Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
150 minutos

>

Conta-me em português!

2º Ciclo

Filipa Carneiro / 07-03-2025


Descrição / Síntese:

Esta atividade surge no âmbito da comemoração do “Dia Internacional da Língua Materna”. Os alunos do 5.º ano, deverão escolher um(a) autor(a) de língua portuguesa e fazer um trabalho de pesquisa à sua volta. No final, elaborarão um marcador de livros com o(a) seu(sua) autor(a) e, se houver oportunidade, far-se-á um ebook com todos os autores, no programa Book Creator. Esta atividade será articulada entre as disciplinas de TIC e Português.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Ler textos com características narrativas e expositivas, associados a finalidades lúdicas, estéticas e informativas.
> Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.
> Organizar a informação do texto e registá-la, por meio de técnicas diversas.
> Planificar a escrita por meio do registo de ideias e da sua hierarquização.
> Escrever textos organizados em parágrafos, de acordo com o género textual que convém à finalidade comunicativa.
> Escrever com respeito pelas regras de ortografia e de pontuação.
> Aperfeiçoar o texto depois de redigido.

Atividades a desenvolver

  Criação
150 MINUTOS
Conta-me em português!

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  1. Os alunos deverão selecionar um(a) autor(a);

      2. Pesquisar a sua vida e obra;

      3. Selecionar a informação importante e redigir um pequeno texto para colocar no marcador;

      4. Elaborar  o seu marcador de livros. 

 


Ferramentas e recursos:

Computadores para fazer as pesquisas;

Cartolina para os marcadores. 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos devem:

fazer a pesquisa; acordar a melhor forma de organizar a apresentação dos tópicos sugeridos; decorar o marcador de forma criativa.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top