>
1º Ciclo
Rúben Correia / 28-02-2025
Descrição / Síntese:
Desenvolver interesse pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento das outras ciências e domínios da atividade humana e social.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressão Físico-Motora ; Informática e Tecnologia ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Jogo do Stop da multiplicação
Com a turma dividida em pequenos grupos, o professor iniciava a contagem de 2-10. Ao sinal de um aluno previamente designado o professor parava a contagem e transmitia à turma em que número tinha ficado. A partir desse momento cada equipa teria 1 minuto para efetuar a tabuada desse mesmo número.
Cada operação correta = 2 Pontos e operação errada = 0 pontos.
Vence a equipa que tiver o maior número de pontos.
Ferramentas e recursos:
Caderno de Apoio
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grupo na sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor neste atividade terá só o papel de orientador.
A turma organizada na mesma em grupos. Um aluno diz um número e o colega ao lado terá de fazer a divisão desse número por 2, se o resultado for ímpar, o colega ao lado acrescenta um número, se o resultado for par, a divisão continua a ser feita. O jogo termina quando o grupo chegar ao menor resultado possível.
Ferramentas e recursos:
Caderno de Apoio
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grupo na sala de aulas
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos a correr individualmente pelo espaço e atentos ao sinal do professor. Sempre que o professor disser uma operação ( multiplicação ou divisão) os alunos efetuam mentalmente o cálculo e formarão grupos de acordo com o resultado.
Ferramentas e recursos:
Campo exterior
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grupos no espaço exterior
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)