Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
45 minutos

>

Multiplicação e Divisão ( Calculo Mental)

1º Ciclo

Rúben Correia / 28-02-2025


Descrição / Síntese:

Desenvolver interesse pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento das outras ciências e domínios da atividade humana e social.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressão Físico-Motora ; Informática e Tecnologia ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Realizar cálculos recorrendo a diferentes estratégias de cálculo mental e usando algoritmos, em contextos diversos.
> Desenvolver persistência, autonomia e a vontade em lidar com situações que envolvam a matemática no seu percurso escolar e na vida em sociedade

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
10 MINUTOS
Aprender Matemática

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Jogo do Stop da multiplicação

Com a turma dividida em pequenos grupos, o professor iniciava a contagem de 2-10. Ao sinal de um aluno previamente designado o professor parava a contagem e transmitia à turma em que número tinha ficado.  A partir desse momento cada equipa teria 1 minuto para efetuar a tabuada desse mesmo número.

Cada operação correta = 2 Pontos e operação errada = 0 pontos.

Vence a equipa que tiver o maior número de pontos.


Ferramentas e recursos:

Caderno de Apoio


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grupo na sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
15 MINUTOS
Jogo da Divisão

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor neste atividade terá só o papel de orientador.

A turma organizada na mesma em grupos. Um aluno diz um número e o colega ao lado terá de fazer a divisão desse número por 2, se o resultado for ímpar, o colega ao lado acrescenta um número, se o resultado for par, a divisão continua a ser feita. O jogo termina quando o grupo chegar ao menor resultado possível.


Ferramentas e recursos:

Caderno de Apoio


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grupo na sala de aulas

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
20 MINUTOS
Jogo dos Grupos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos a correr individualmente pelo espaço e atentos ao sinal do professor. Sempre que  o professor disser uma operação ( multiplicação ou divisão) os alunos efetuam mentalmente o cálculo e formarão grupos de acordo com o resultado.


Ferramentas e recursos:

Campo exterior


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grupos no espaço exterior

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top