>
Ensino Secundário
Isabel Vieira / 27-02-2025
Descrição / Síntese:
Pretende-se a criação de “podcasts” com conteúdos estabelecidos nas aprendizagens essenciais de 10º e 11º anos de economia, tendo em conta os conteúdos do Referencial de Educação Financeira trabalhados de forma transversal ao longo do ensino secundário no âmbito da Cidadania.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Economia ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A partir de uma discussão alargada em grande grupo será feita a descrição do tema e a sua divisão em sub-temas, um para cada pequeno grupo de 4 ou 5 alunos. O professor vai orientando e conduzindo esta discussão para a definição de sub-temas que mais se adequem aos objetivos do Cenário.
Ferramentas e recursos:
Computadores com ligação à internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O espaço de aprendizagem deve ser flexível pois numa primeira fase os alunos discutem em grande grupo com a orientação do professor e de seguida trabalham em pequenos grupos de acordo com o seu sub-tema. Na 2ª etapa os alunos pesquisam os conteúdos podendo recorrer a várias fontes, nomeadamente com o apoio da Inteligência Artificial.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Podcast
Descrição da atividade:
Os grupos de alunos organizam os produtos das pesquisas sobre o sub-tema atribuído ao seu grupo, e criam um trabalho que resulta na gravação de uma podcast para demonstrar o que aprenderam. O podcast será colocado online, no site da escola, onde estará disponível para qualquer pessoa. O podcast será a gravação em vídeo dos conteúdos produzidos.
Ferramentas e recursos:
Estúdio de produção vídeo.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 110 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Laboratório Digital de Multimédia
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)