Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
160 minutos

>

Literacia Financeira em Podcast

Ensino Secundário

Isabel Vieira / 27-02-2025


Descrição / Síntese:

Pretende-se a criação de “podcasts” com conteúdos estabelecidos nas aprendizagens essenciais de 10º e 11º anos de economia, tendo em conta os conteúdos do Referencial de Educação Financeira trabalhados de forma transversal ao longo do ensino secundário no âmbito da Cidadania.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Economia ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Desenvolver a literacia financeira, ligada à capacidade de ler, analisar, gerir e comunicar sobre a condição financeira pessoal e à forma como esta afeta o seu bem-estar material.
> Permitir aos jovens a aquisição de conhecimentos e capacidades fundamentais para as decisões que, no futuro, terão que tomar sobre as suas finanças pessoais.
> Desenvolver competências digitais recorrendo aos equipamentos disponibilizados pelo laboratório multimédia
> Desenvolver a capacidade de decidir entre escolhas financeiras, discutir assuntos financeiros e monetários sem desconforto, planear o futuro e responder de forma competente às situações do dia-a-dia que envolvem decisões financeiras, incluindo acontecimentos na economia global.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
Conteúdos a englobar no(s) Podcast

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A partir de uma discussão alargada em grande grupo será feita a descrição do tema  e a sua divisão em sub-temas, um para cada pequeno grupo de 4 ou 5 alunos. O professor vai orientando e conduzindo esta discussão para a definição de sub-temas que mais se adequem aos objetivos do Cenário.


Ferramentas e recursos:

Computadores com ligação à internet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O espaço de aprendizagem deve ser flexível  pois numa primeira fase os alunos discutem em grande grupo com a orientação do professor e de seguida trabalham em pequenos grupos de acordo com o seu sub-tema. Na 2ª etapa os alunos pesquisam os conteúdos podendo recorrer a várias fontes, nomeadamente com o apoio da Inteligência Artificial.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
110 MINUTOS
Planeamento e construção dos podcast´s

Estratégias de aprendizagem ativa: Podcast


Descrição da atividade:

Os grupos de alunos organizam os produtos das pesquisas sobre o sub-tema atribuído ao seu grupo, e criam um trabalho que resulta na gravação de uma podcast para demonstrar o que aprenderam. O podcast será colocado online, no site da escola, onde estará disponível para qualquer pessoa. O podcast será a gravação em vídeo dos conteúdos produzidos.


Ferramentas e recursos:

Estúdio de produção vídeo.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 110 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Laboratório Digital de Multimédia

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top