>
3º Ciclo
Carlos Cunha / 27-02-2025
Descrição / Síntese:
Quando se aproxima a altura em que o Homem vai voltar à Lua com o objetivo de nela permanecer durante alguns dias, meses ou anos, desafiamos os nossos futuros astronautas a pesquisarem que condições serão necessárias criar para que tal colónia se possa estabelecer.
Será necessário garantir alimentação, ar, água, energia, proteção contra as radiações solares e condições de habitabilidade e de sociabilidade.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Biologia ; Ciências Naturais ; Economia ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Física ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Matemática ; Português ; Química
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate em carrossel
Descrição da atividade:
Apresentar um cenário fictício: os alunos foram enviados para a Lua e só têm um número limitado de recursos. Como vão sobreviver?
Ferramentas e recursos:
Computadores, projetor, blocos de apontamentos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Cadeiras colocadas em grande circulo com mesas fora deste contexto
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)