Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
15 minutos

>

Viver Na Lua – Como tornar possível?

3º Ciclo

Carlos Cunha / 27-02-2025


Descrição / Síntese:

Quando se aproxima a altura em que o Homem vai voltar à Lua com o objetivo de nela permanecer durante alguns dias, meses ou anos, desafiamos os nossos futuros astronautas a pesquisarem que condições serão necessárias criar para que tal colónia se possa estabelecer.
Será necessário garantir alimentação, ar, água, energia, proteção contra as radiações solares e condições de habitabilidade e de sociabilidade.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Biologia ; Ciências Naturais ; Economia ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Física ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Matemática ; Português ; Química


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Ciências – Compreender as condições da Lua e seus desafios para a vida humana. Estudar gravidade, atmosfera, temperatura e radiação lunar. Explorar como esses fatores influenciam a possibilidade de habitação.
> Matemática – Calcular e interpretar grandezas e medidas relacionadas à vida na Lua. Comparar peso na Terra e na Lua utilizando a relação de gravidade. Resolver problemas envolvendo distâncias, tempo de viagem e consumo de recursos.
> Língua Portuguesa – Produzir textos argumentativos e narrativos sobre a colonização lunar. Escrever uma redação ou história de ficção científica sobre viver na Lua. Desenvolver um artigo ou relatório sobre os desafios e benefícios de uma colônia lunar.
> Arte/Tecnologia – Projetar e representar visualmente ideias para habitação e vida na Lua. Criar modelos 3D, desenhos ou maquetes de bases lunares. Explorar como o design e a engenharia podem contribuir para a sobrevivência no ambiente lunar.
> Educação para a Cidadania – Refletir sobre os aspectos éticos, sociais e ambientais da colonização lunar. Debater os impactos da exploração lunar para a humanidade, considerando justiça social, sustentabilidade e cooperação internacional. Discutir quem teria direito de explorar e habitar a Lua e como evitar conflitos geopolíticos. Refletir sobre como criar uma sociedade justa e sustentável em um ambiente extraterrestre.

Atividades a desenvolver

  Intercâmbio e Discussão
15 MINUTOS
Sobreviver na Lua

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate em carrossel


Descrição da atividade:

Apresentar um cenário fictício: os alunos foram enviados para a Lua e só têm um número limitado de recursos. Como vão sobreviver?


Ferramentas e recursos:

Computadores, projetor, blocos de apontamentos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Cadeiras colocadas em grande circulo com mesas fora deste contexto

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top