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2º Ciclo
César Ferreira / 29-04-2025
Descrição / Síntese:
Comunicação através de ondas de rádio (antena) entre duas placas micro:bit para fazer atuar uma central de alarme.
A placa sensor é ativada pelo movimento oscilatório (ao agitar) que faz atuar o acelerómetro que emite um sinal numa determinada frequência.
A placa central de alarme recebe o sinal da placa sensor e faz atuar o alarme, emitindo um som através de uma coluna.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Física ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor lança o desafio para tentar descobrir a aplicabilidade dos alarmes no nosso dia a dia, lançando uma questão do tipo:
“Para que servem os alarmes? | Onde se podem usar? | Em que circunstâncias podem ser úteis?”
Para isso, o professor pode mostrar uma apresentação sobre alguns tipos de alarme ou um vídeo interativo sobre o funcionamento de um alarme.
Ferramentas e recursos:
Computador e projetor de vídeo.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala em aula em forma de U ou semelhante.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor define grupos de 3/4 alunos, para que possam discutir alguns tipos de alarme e sua aplicação.
Os alunos identificam discutem em grupo onde já presenciaram a utilização de alarmes, criando uma lista para a sua necessidade/aplicabilidade (alguns exemplos: alarme de intrusão, alarme de incêndio, alarme de gases, alarme de roubo de loja, alarme de aviso de entrada/saída…).
Ferramentas e recursos:
Caderno ou plataforma digital para criar um brainstorming do tipo quadro colaborativo, com o tipo de alarmes e sua aplicação.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos são distribuídos pelos grupos formados, ajustando as mesas/cadeiras da sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor distribui ou partilha um documento sobre o funcionamento do micro:bit pelos grupos, para que possam conhecer as suas principais caraterísticas e a função de cada componente.
Nesse documento, podem ser colocadas algumas questões para legendar figuras, selecionar opções, entre outras.
Ferramentas e recursos:
Documento informativo (em formato papel ou digital) relativo ao micro:bit e suas caraterísticas.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos mantém os grupos formados, de acordo com a disposição definida na sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor recorda os principais conceitos base relacionados com a programação (algoritmo, fases de elaboração, instruções de controlo, funções, entre outras).
O professor apresenta a plataforma de desenvolvimento makecode para explicar as suas principais funcionalidades.
Ferramentas e recursos:
Computador, projetor de vídeo e plataforma Makecode.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala em aula em forma de U ou semelhante.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor apresenta a descrição narrativa do problema a resolver.
Os alunos usam a plataforma Makecode para realizarem o programa do sensor de acordo com a descrição narrativa indicada. No final, podem experimentar o programa no simulador da placa, verificando se a comunicação está a funcionar.
Ferramentas e recursos:
Computadores, projetor de vídeo e plataforma Makecode.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos trabalham nos computadores do laboratório de informática ou usam os seus portáteis na sala da aula (caso seja possível).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor faz alguns esclarecimentos de como se manuseia, conecta e transfere os programas criados na plataforma Makecode para as placas micro:bit, indicando os principais passos que cada aluno/grupo deve fazer.
O professor disponibiliza a cada aluno/grupo (dependendo da quantidade) uma placa micro:bit para transferir o programa ‘Sensor’ criado na plataforma Makecode.
O professor prepara e configura a central de alarme para testar a conetividade com os sensores (placas com o programa ‘Sensor’), de modo a verificar se existe transmissão.
Ferramentas e recursos:
Computadores, projetor de vídeo, plataforma Makecode, placas micro:bit com respetivos cabos de ligação USB, baterias, colunas e cabos de ligação.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos trabalham nos computadores do laboratório de informática ou usam os seus portáteis na sala da aula (caso seja possível).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
O professor usa um questionário online para testar a compreensão das aprendizagens. Dependendo da plataforma e/ou ferramenta usada para a realização do questionário, pode ser útil que haja uma reflexão de todo o processo que foi realizado.
Será também possível fazer algum tipo de autoavaliação da atividade executada.
Ferramentas e recursos:
Computadores, projetor de vídeo, ferramenta(s) para a realização do questionário online com possibilidade de reflexão.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala em aula em forma de U ou semelhante.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)