Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
90 minutos

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MicroBit em Ação: Programando, Criando e Aprendendo!

2º Ciclo

César Ferreira / 29-04-2025


Descrição / Síntese:

Comunicação através de ondas de rádio (antena) entre duas placas micro:bit para fazer atuar uma central de alarme.
A placa sensor é ativada pelo movimento oscilatório (ao agitar) que faz atuar o acelerómetro que emite um sinal numa determinada frequência.
A placa central de alarme recebe o sinal da placa sensor e faz atuar o alarme, emitindo um som através de uma coluna.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Física ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Comparar diversos materiais, por exemplo, através dos circuitos elétricos, indicando se são isoladores ou condutores elétricos, e discutir as suas aplicações, bem como as regras de segurança na sua utilização.
> Produzir soluções tecnológicas através da reutilização ou reciclagem de materiais.
> Utilizar as tecnologias de informação e comunicação com segurança, respeito e responsabilidade, tomando consciência de que o seu uso abusivo gera dependência.
> Explicitar ideias-chave do texto/tema/problema a resolver.
> Utilizar processos de planificação, textualização e revisão, realizados de modo individual e/ou em grupo.
> Utilizar as TIC para gerar ideias, planos e processos de modo a criar soluções para problemas do quotidiano.
> Resolver desafios através da programação de objetos tangíveis.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
15 MINUTOS
Descobrir a aplicação dos alarmes

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor lança o desafio para tentar descobrir a aplicabilidade dos alarmes no nosso dia a dia, lançando uma questão do tipo:

“Para que servem os alarmes? | Onde se podem usar? |  Em que circunstâncias podem ser úteis?”

Para isso, o professor pode mostrar uma apresentação sobre alguns tipos de alarme ou um vídeo interativo sobre o funcionamento de um alarme. 

 


Ferramentas e recursos:

Computador e projetor de vídeo.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala em aula em forma de U ou semelhante.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
10 MINUTOS
Identificar tipos de alarme e sua aplicabilidade

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor define grupos de 3/4 alunos, para que possam discutir alguns tipos de alarme e sua aplicação.

Os alunos identificam discutem em grupo onde já presenciaram a utilização de alarmes, criando uma lista para a sua necessidade/aplicabilidade (alguns exemplos: alarme de intrusão, alarme de incêndio, alarme de gases, alarme de roubo de loja, alarme de aviso de entrada/saída…).


Ferramentas e recursos:

Caderno ou plataforma digital para criar um brainstorming do tipo quadro colaborativo, com o tipo de alarmes e sua aplicação.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos são distribuídos pelos grupos formados, ajustando as mesas/cadeiras da sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
10 MINUTOS
Explorar o funcionamento do micro:bit

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor distribui ou partilha um documento sobre o funcionamento do micro:bit pelos grupos, para que possam conhecer as suas principais caraterísticas e a função de cada componente.

Nesse documento, podem ser colocadas algumas questões para legendar figuras, selecionar opções, entre outras.

 


Ferramentas e recursos:

Documento informativo (em formato papel ou digital) relativo ao micro:bit e suas caraterísticas.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos mantém os grupos formados, de acordo com a disposição definida na sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
15 MINUTOS
Apresentar plataforma makecode

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor recorda os principais conceitos base relacionados com a programação (algoritmo, fases de elaboração, instruções de controlo, funções, entre outras). 

O professor apresenta a plataforma de desenvolvimento makecode para explicar as suas principais funcionalidades.

 


Ferramentas e recursos:

Computador, projetor de vídeo e plataforma Makecode. 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala em aula em forma de U ou semelhante.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
15 MINUTOS
Criar o programa do sensor

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor apresenta a descrição narrativa do problema a resolver.

Os alunos usam a plataforma Makecode para realizarem o programa do sensor de acordo com a descrição narrativa indicada. No final, podem experimentar o programa no simulador da placa, verificando se a comunicação está a funcionar. 


Ferramentas e recursos:

Computadores, projetor de vídeo e plataforma Makecode. 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham nos computadores do laboratório de informática ou usam os seus portáteis na sala da aula (caso seja possível).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
15 MINUTOS
Testar o alarme e comunicar com a central de alarme

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor faz alguns esclarecimentos de como se manuseia, conecta e transfere os programas criados na plataforma Makecode para as placas micro:bit, indicando os principais passos que cada aluno/grupo deve fazer.

O professor disponibiliza a cada aluno/grupo (dependendo da quantidade) uma placa micro:bit para transferir o programa ‘Sensor’ criado na plataforma Makecode.

O professor prepara e configura a central de alarme para testar a conetividade com os sensores (placas com o programa ‘Sensor’), de modo a verificar se existe transmissão.

 


Ferramentas e recursos:

Computadores, projetor de vídeo, plataforma Makecode, placas micro:bit com respetivos cabos de ligação USB, baterias, colunas e cabos de ligação.  


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham nos computadores do laboratório de informática ou usam os seus portáteis na sala da aula (caso seja possível).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
10 MINUTOS
Avaliar a aprendizagem

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

O professor usa um questionário online para testar a compreensão das aprendizagens. Dependendo da plataforma e/ou ferramenta usada para a realização do questionário, pode ser útil que haja uma reflexão de todo o processo que foi realizado. 

Será também possível fazer algum tipo de autoavaliação da atividade executada.


Ferramentas e recursos:

Computadores, projetor de vídeo, ferramenta(s) para a realização do questionário online com possibilidade de reflexão.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala em aula em forma de U ou semelhante.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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