Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
45 minutos

>

Astro-Logo

2º Ciclo

António Manuel Conde Pereira Conde / 27-02-2025


Descrição / Síntese:

Este cenário consiste na dinamização de um concurso para a seleção de um logótipo para o projeto Logo-Astro. Para isso, estão envolvidos alunos do 2.ºCEB e as disciplinas de Educação Visual, Tecnologias da Informação e Comunicação e História e Geografia de Portugal. Os alunos irão explorar a simbologia da astrologia ao longo da história, desenvolverão esboços e ideias visuais e utilizarão ferramentas digitais para criar um logótipo representativo do grupo. Além de fomentar a criatividade e o pensamento crítico, o projeto promove o uso responsável da tecnologia e a compreensão da importância da identidade visual. O projeto será desenvolvido com base na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), dividindo-se em fases como pesquisa, experimentação, desenvolvimento e apresentação. Haverá momentos de avaliação contínua, com feedback imediato e reflexões sobre o processo. No final, todos os alunos da Escola serão convidados a participarem na votação do logótipo, a partir de um inquérito digital, em que os resultados ditarão a proposta vencedora.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Manifestar capacidades expressivas e criativas nas suas produções, evidenciando os conhecimentos e técnicas adquiridos
> Conhecer o sistema heliocentrico
> Comparar o conhecimento astronómico ao longo da história
> Conhecer as tradições e provérbios relacionados com os astros
> Tomar consciência da importância das características do trabalho artístico (sistemático, reflexivo e pessoal) para o desenvolvimento do seu sistema próprio de trabalho
> Utilizar diferentes materiais e suportes para realização dos seus trabalhos
> Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa
> Identificar e utilizar as normas relacionadas com os direitos de autor e a necessidade de registar as fontes
> Utilizar o computador e outros dispositivos digitais, de forma a permitir a organização e gestão de informação de forma prática e eficaz.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
20 MINUTOS
Concurso do logótipo : Astro-Logo – Brainstorming

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

Brainstorming sobre o conceito da identidade a implementar.


Ferramentas e recursos:

Dispositivo digital. 

Conexão digital.

Link: https://www.wordclouds.com/.

Mentimeter: https://www.mentimeter.com/


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Disposição da sala em grupos de alunos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
25 MINUTOS
Concurso do logótipo : Astro-Logo – Estado da Arte

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Pesquisa digital sobre o estado de arte envolvendo os seguintes temas:

Símbolos Astronómicos e Signos do Zodíaco:
Os alunos podem procurar imagens e significados dos 12 signos do zodíaco (como Áries, Leão, Capricórnio) ou símbolos associados, como o sol, a lua ou planetas. Sites educativos ou páginas de museus podem mostrar como esses símbolos eram desenhados antigamente.

Astronomia em Civilizações Antigas:
Pesquisar como povos como os Egípcios, Gregos ou Babilónios usavam a astrologia. Por exemplo, encontrar imagens de constelações famosas (Órion, Ursa Maior) ou descobrir que histórias mitológicas estão ligadas aos astros.
Formas e Cores na Astronomia:
Explorar que formas (círculos, estrelas, linhas curvas) e cores (dourado para o sol, azul para a noite) aparecem em desenhos astrológicos. Isso pode inspirar o design do logótipo.

Exemplos de Logótipos Simples:
Ver logótipos reais de grupos ou marcas para entender como usar poucos elementos para criar algo memorável. Podem procurar em sites como Pinterest ou Google Imagens, usando palavras-chave como “logotipo minimalista” ou “logotipo com estrelas”.

Palavras e Nomes do Universo:
Pesquisar nomes de estrelas (como Sírius ou Vega), constelações ou termos como “galáxia” e “órbita” para incluir na nuvem de palavras ou no conceito do logótipo.


Ferramentas e recursos:

.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top