>
2º Ciclo
António Manuel Conde Pereira Conde / 27-02-2025
Descrição / Síntese:
Este cenário consiste na dinamização de um concurso para a seleção de um logótipo para o projeto Logo-Astro. Para isso, estão envolvidos alunos do 2.ºCEB e as disciplinas de Educação Visual, Tecnologias da Informação e Comunicação e História e Geografia de Portugal. Os alunos irão explorar a simbologia da astrologia ao longo da história, desenvolverão esboços e ideias visuais e utilizarão ferramentas digitais para criar um logótipo representativo do grupo. Além de fomentar a criatividade e o pensamento crítico, o projeto promove o uso responsável da tecnologia e a compreensão da importância da identidade visual. O projeto será desenvolvido com base na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), dividindo-se em fases como pesquisa, experimentação, desenvolvimento e apresentação. Haverá momentos de avaliação contínua, com feedback imediato e reflexões sobre o processo. No final, todos os alunos da Escola serão convidados a participarem na votação do logótipo, a partir de um inquérito digital, em que os resultados ditarão a proposta vencedora.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
Brainstorming sobre o conceito da identidade a implementar.
Ferramentas e recursos:
Dispositivo digital.
Conexão digital.
Link: https://www.wordclouds.com/.
Mentimeter: https://www.mentimeter.com/
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Disposição da sala em grupos de alunos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Pesquisa digital sobre o estado de arte envolvendo os seguintes temas:
Símbolos Astronómicos e Signos do Zodíaco:
Os alunos podem procurar imagens e significados dos 12 signos do zodíaco (como Áries, Leão, Capricórnio) ou símbolos associados, como o sol, a lua ou planetas. Sites educativos ou páginas de museus podem mostrar como esses símbolos eram desenhados antigamente.
Astronomia em Civilizações Antigas:
Pesquisar como povos como os Egípcios, Gregos ou Babilónios usavam a astrologia. Por exemplo, encontrar imagens de constelações famosas (Órion, Ursa Maior) ou descobrir que histórias mitológicas estão ligadas aos astros.
Formas e Cores na Astronomia:
Explorar que formas (círculos, estrelas, linhas curvas) e cores (dourado para o sol, azul para a noite) aparecem em desenhos astrológicos. Isso pode inspirar o design do logótipo.
Exemplos de Logótipos Simples:
Ver logótipos reais de grupos ou marcas para entender como usar poucos elementos para criar algo memorável. Podem procurar em sites como Pinterest ou Google Imagens, usando palavras-chave como “logotipo minimalista” ou “logotipo com estrelas”.
Palavras e Nomes do Universo:
Pesquisar nomes de estrelas (como Sírius ou Vega), constelações ou termos como “galáxia” e “órbita” para incluir na nuvem de palavras ou no conceito do logótipo.
Ferramentas e recursos:
.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 25 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)