>
3º Ciclo
João Lopes / 27-02-2025
Descrição / Síntese:
Pretende-se que os alunos do AE da Rocha participem na prevenção ativa do cyberbullying e na promoção do bem-estar digital, uma vez que se verificaram vários casos de utilização indevida do digital.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Análise/ reflexão conjunta sobre o problema identificado, utilizando-se algumas estratégias como (Chuva de ideias; Mapa Mental; RolePlay, etc.)
Definição dos papeis e tarefas a desempenhar por cada um dos intervenientes;
Definição de um plano de trabalho;
(O docente monitoriza o desenvolvimento da reflexão e a participação dos alunos)
Ferramentas e recursos:
Ferramentas de apresentação digital e registo de tarefas e papeis no Padlet criado para a atividade
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada em ilhas que promovam a reflexão em pequenos grupos e a apresentação e debate de ideias em grande grupo (Turma)
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Podcast
Descrição da atividade:
Os alunos são divididos em pequenos grupos conforme os temas escolhidos (Segurança na Internet, Utilização positiva do digital, Cyberbullying, etc)
Cada grupo elabora uma proposta de Guião para realização do respetivo Podcast;
Apresentação de cada um dos Guiões ao grande grupo para recolha de sugestões de melhoria;
(O docente fornece feedback intermédio através do questionamento e reflexão com vista a promover a aprendizagem e a melhoria dos produtos)
Ferramentas e recursos:
Processador de texto;
Afixação dos guiões no Padlet da atividade
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada em ilhas que promovam a reflexão em pequenos grupos e a apresentação e debate de ideias em grande grupo (Turma)
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Podcast
Descrição da atividade:
Gravação dos Podcasts no LED
Ferramentas e recursos:
Câmara de filmar;
Microfone;
Teleponto;
Tripé;
Fundo verde;
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Gravação de Podcast, grupo a grupo, em que cada elemento assume o papel definido.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Edição e publicação dos Podcasts
Ferramentas e recursos:
Capcut
Computadores
Youtube
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
LED
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)