Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
250 minutos

>

Segurança e bem-estar digital

3º Ciclo

João Lopes / 27-02-2025


Descrição / Síntese:

Pretende-se que os alunos do AE da Rocha participem na prevenção ativa do cyberbullying e na promoção do bem-estar digital, uma vez que se verificaram vários casos de utilização indevida do digital.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> (Português) Usar a palavra com fluência, correção e naturalidade em situações de intervenção formal, para expressar pontos de vista e opiniões e fazer a exposição oral de um tema
> (TIC) Explorar ideias e desenvolver o pensamento computacional e produzir artefatos digitais criativos recorrendo a estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade
> (Português) Planificar textos orais tendo em conta os destinatários e os objetivos de comunicação.
> (Relacionamento interpessoal) Interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade
> (Informação e comunicação) Utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, verificando diferentes fontes documentais e a sua credibilidade;
> (Raciocínio e resolução de problemas) Desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento, usando recursos diversificados

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
Preparação / Introdução ao Projeto

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Análise/ reflexão conjunta sobre o problema identificado, utilizando-se algumas estratégias como  (Chuva de ideias; Mapa Mental; RolePlay, etc.)

Definição dos papeis e tarefas a desempenhar por cada um dos intervenientes;

Definição de um plano de trabalho;

(O docente monitoriza o desenvolvimento da reflexão e a participação dos alunos)


Ferramentas e recursos:

Ferramentas de apresentação digital e registo de tarefas e papeis no Padlet criado para a atividade


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada em ilhas que promovam a reflexão em pequenos grupos e a apresentação e debate de ideias em grande grupo (Turma)

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
50 MINUTOS
Elaboração dos textos e elaboração de guião para Podcast

Estratégias de aprendizagem ativa: Podcast


Descrição da atividade:

Os alunos são divididos em pequenos grupos conforme os temas escolhidos (Segurança na Internet, Utilização positiva do digital, Cyberbullying, etc)

Cada grupo elabora uma proposta de Guião para realização do respetivo Podcast;

Apresentação de cada um dos Guiões ao grande grupo para recolha de sugestões de melhoria;

(O docente fornece feedback intermédio através do questionamento e reflexão com vista a promover a aprendizagem e a melhoria dos produtos)


Ferramentas e recursos:

Processador de texto;

Afixação dos guiões no Padlet da atividade


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada em ilhas que promovam a reflexão em pequenos grupos e a apresentação e debate de ideias em grande grupo (Turma)

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
100 MINUTOS
Gravação de PodCast

Estratégias de aprendizagem ativa: Podcast


Descrição da atividade:

Gravação dos Podcasts no LED


Ferramentas e recursos:

Câmara de filmar;

Microfone;

Teleponto;

Tripé;

Fundo verde;

 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Gravação de Podcast, grupo a grupo, em que cada elemento assume o papel definido.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
Edição e publicação

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Edição e publicação dos Podcasts


Ferramentas e recursos:

Capcut

Computadores

Youtube


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

LED

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top