Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
275 minutos

>

A hora de agir

1º Ciclo

José Cruz / 27-02-2025


Descrição / Síntese:

A crise climática é um dos maiores desafios do Homem na atualidade. Assim, os alunos com neste cenário serão convidados a desempenhar o papel de agentes de mudança face às alterações climáticas e proteção da vida terrestre (ODS 13 e 15).
Para tal irão utilizar as placas microbit e respetivos sensores do LED 2.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender a importância da ação climática
> Criar e Inovar com o microbit
> Desenvolver a expressão artística

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
10 MINUTOS
Descobrir as ODS

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Visualização de vídeo sobre um tema com a integração de ferramenta em que os alunos podem interagir com o conteúdo apresentado. Da análise das respostas dos alunos o professor consegue apurar o conhecimento que têm sobre o tema.


Ferramentas e recursos:

Vídeo do Youtube

Projetor, Computador


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula normal

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
30 MINUTOS
Pesquisar sobre as ODS

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Os alunos, em grande grupo, realizam um debate aberto onde reúnem questões sobre um determinado tema. Depois disso criam pequenos grupos onde escolhem uma questão orientadora (questão chave) para o seu trabalho de projeto e apresentam aos restantes grupos.


Ferramentas e recursos:

Kit Escola Digital.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos distribuídos em pequeno grupo, com mesas e cadeiras dispostas em ilhas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
15 MINUTOS
Planeamento da intervenção – Fase 1

Estratégias de aprendizagem ativa: Mapa conceptual


Descrição da atividade:

Os alunos analisam e tentam visualizar as relações entre conceitos através da criação de mapas conceptuais.
Estes mapas são representações visuais das relações entre conceitos, onde os conceitos são colocados em nós (representados por círculos) com setas rotuladas que ligam os conceitos e indicam as relações entre eles.


Ferramentas e recursos:

Kit Escola Digital

App Popplet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos distribuídos em pequeno grupo, com mesas e cadeiras dispostas em ilhas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
30 MINUTOS
Planeamento da intervenção – Fase 2

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Os alunos criam poster ou um cartaz infográfico digital para apresentar o trabalho que pretendem desenvolver e as conclusões a que pretendem chegar.


Ferramentas e recursos:

Kit Escola Digital

App Canva


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos distribuídos em pequeno grupo, com mesas e cadeiras dispostas em ilhas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
90 MINUTOS
Construção do Projeto

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Construção de um sistema de sensores e placas microbit que possa responder ao problema identificado pelos alunos.


Ferramentas e recursos:

Kit Escola Digital

Placas Microbit

Sensores

Plataforma MakeCode


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos distribuídos em pequeno grupo, com mesas e cadeiras dispostas em ilhas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
90 MINUTOS
Demonstração e Testagem dos Projetos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos preenchem uma folha de autoavaliação e avaliam-se de acordo com os critérios de uma tabela fornecida.

Em seguida poderão realizar reajustes aos Projetos com base no feedback obtido.


Ferramentas e recursos:

Projetos realizados.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
10 MINUTOS
Divulgação dos Projetos

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Divulgação dos Projetos à Comunidade Educativa no Dia do Agrupamento.


Ferramentas e recursos:

Projetos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

No dia do Agrupamento é apresentado o Projeto de cada grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top