>
1º Ciclo
José Cruz / 27-02-2025
Descrição / Síntese:
A crise climática é um dos maiores desafios do Homem na atualidade. Assim, os alunos com neste cenário serão convidados a desempenhar o papel de agentes de mudança face às alterações climáticas e proteção da vida terrestre (ODS 13 e 15).
Para tal irão utilizar as placas microbit e respetivos sensores do LED 2.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Visualização de vídeo sobre um tema com a integração de ferramenta em que os alunos podem interagir com o conteúdo apresentado. Da análise das respostas dos alunos o professor consegue apurar o conhecimento que têm sobre o tema.
Ferramentas e recursos:
Vídeo do Youtube
Projetor, Computador
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula normal
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Os alunos, em grande grupo, realizam um debate aberto onde reúnem questões sobre um determinado tema. Depois disso criam pequenos grupos onde escolhem uma questão orientadora (questão chave) para o seu trabalho de projeto e apresentam aos restantes grupos.
Ferramentas e recursos:
Kit Escola Digital.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos distribuídos em pequeno grupo, com mesas e cadeiras dispostas em ilhas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mapa conceptual
Descrição da atividade:
Os alunos analisam e tentam visualizar as relações entre conceitos através da criação de mapas conceptuais.
Estes mapas são representações visuais das relações entre conceitos, onde os conceitos são colocados em nós (representados por círculos) com setas rotuladas que ligam os conceitos e indicam as relações entre eles.
Ferramentas e recursos:
Kit Escola Digital
App Popplet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos distribuídos em pequeno grupo, com mesas e cadeiras dispostas em ilhas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
Os alunos criam poster ou um cartaz infográfico digital para apresentar o trabalho que pretendem desenvolver e as conclusões a que pretendem chegar.
Ferramentas e recursos:
Kit Escola Digital
App Canva
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos distribuídos em pequeno grupo, com mesas e cadeiras dispostas em ilhas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Construção de um sistema de sensores e placas microbit que possa responder ao problema identificado pelos alunos.
Ferramentas e recursos:
Kit Escola Digital
Placas Microbit
Sensores
Plataforma MakeCode
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos distribuídos em pequeno grupo, com mesas e cadeiras dispostas em ilhas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos preenchem uma folha de autoavaliação e avaliam-se de acordo com os critérios de uma tabela fornecida.
Em seguida poderão realizar reajustes aos Projetos com base no feedback obtido.
Ferramentas e recursos:
Projetos realizados.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos em sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Divulgação dos Projetos à Comunidade Educativa no Dia do Agrupamento.
Ferramentas e recursos:
Projetos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
No dia do Agrupamento é apresentado o Projeto de cada grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)