>
2º Ciclo
Paulo Azevedo / 27-02-2025
Descrição / Síntese:
Criação de um spot publicitário, em vídeo/áudio, de sensibilização para a importância da reciclagem.
Criação de um jogo, com o Scratch, relacionado com o tema da reciclagem.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos, em pequeno grupo, criam um guião para um spot publicitário, a partir de um documento de orientação.
Esse spot publicitário visa sensibilizar a a comunidade escolar para a importância da reciclagem.
Registo dos guiões em Google docs.
Em grande grupo, com a orientação do professor, debatem-se as propostas dos diferentes grupo, podendo chegar-se a um consenso sobre um único guião.
Ferramentas e recursos:
Documento de orientação para auxiliar os alunos na criação do guião do spot publicitário (vídeo/áudio).
Google Docs para registo dos guiões dos diferentes grupos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Parte 1 – Sala de aula com disposição em pequenos grupos.
Parte 2 – Sala de aula, debate em grande grupo, podendo manter-se a disposição anterior.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Criação, em Scratch, em grupo ou individualmente, de um jogo que sensibiliza para a reciclagem.
O jogo inclui uma personagem criada pelos alunos que tem de fazer a separação de resíduos e pode incluir a atribuição de pontuação ou emissão de mensagens de feedback nos diferentes casos: colocação dos resíduos no recipiente correto ou não.
Posterior disponibilização do jogo à comunidade escolar ou aos níveis de ensino adequados.
Ferramentas e recursos:
- Guião de trabalho para o ambiente Scratch;
- Aplicação Scratch;
- Computadores.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço de sala TIC ou laboratório de informática, onde os alunos podem juntar-se em pares num computador e criar o jogo, a partir de um guião de trabalho fornecido pelo professor.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Criação de um spot publicitário áudio/vídeo que envolve diferentes fases:
- Definições dos papéis a desempenhar por cada aluno;
- De acordo com o guião criado numa das atividades anteriores, criação do spot publicitário com imagens e som, ou só no formato áudio;
- Seleção de imagens significativas a incluir no spot;
- Criação do spot com o software adequado;
- Revisão/correção do spot criado;
- Publicação do spot publicitário num monitor/ecrã disponível para visualização num espaço da escola, exterior à sala de aula, para sensibilização dos alunos da escola.
Ferramentas e recursos:
Ferramenta de criação de vídeo ou de apresentação.
Monitor/ecrã de apresentação do spot na escola.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
LED de Artes e Multimédia
Espaço exterior à sala para divulgação do spot publicitário
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)