Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
250 minutos

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Recicla +

2º Ciclo

Paulo Azevedo / 27-02-2025


Descrição / Síntese:

Criação de um spot publicitário, em vídeo/áudio, de sensibilização para a importância da reciclagem.
Criação de um jogo, com o Scratch, relacionado com o tema da reciclagem.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Argumentar acerca dos impactes das atividades humanas na qualidade do ar e da água e sobre medidas que contribuam para a sua preservação.
> Utilizar ferramentas digitais, nomeadamente ambientes de programação, na resolução de problemas identificados.
> Produzir artefactos digitais originais simples e criativos para exprimir ideias.
> Educação ambiental – desenvolver competências de proteção do ambiente.
> Comunicar oralmente ideias e conceitos relacionados com a temática.

Atividades a desenvolver

  Criação
50 MINUTOS
Escrita de um guião para spot publicitário (áudio/vídeo)

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos, em pequeno grupo, criam um guião para um spot publicitário, a partir de um documento de orientação.
Esse spot publicitário visa sensibilizar a a comunidade escolar para a importância da reciclagem.

Registo dos guiões em Google docs.

Em grande grupo, com a orientação do professor, debatem-se as propostas dos diferentes grupo, podendo chegar-se a um consenso sobre um único guião.


Ferramentas e recursos:

Documento de orientação para auxiliar os alunos na criação do guião do spot publicitário (vídeo/áudio).

Google Docs para registo dos guiões dos diferentes grupos.

 

 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Parte 1 – Sala de aula com disposição em pequenos grupos.
Parte 2 – Sala de aula, debate em grande grupo, podendo manter-se a disposição anterior.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
100 MINUTOS
Criação de um jogo, em Scratch, sobre o tema da reciclagem

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Criação, em Scratch, em grupo ou individualmente, de um jogo que sensibiliza para a reciclagem. 
O jogo inclui uma personagem criada pelos alunos que tem de fazer a separação de resíduos e pode incluir a atribuição de pontuação ou emissão de mensagens de feedback nos diferentes casos: colocação dos resíduos no recipiente correto ou não.

Posterior disponibilização do jogo à comunidade escolar ou aos níveis de ensino adequados.


Ferramentas e recursos:

  • Guião de trabalho para o ambiente Scratch;
  • Aplicação Scratch;
  • Computadores.

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Espaço de sala TIC ou laboratório de informática, onde os alunos podem juntar-se em pares num computador e criar o jogo, a partir de um guião de trabalho fornecido pelo professor.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
100 MINUTOS
Criação de spot publicitário áudio/vídeo

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Criação de um spot publicitário áudio/vídeo que envolve diferentes fases: 

  • Definições dos papéis a desempenhar por cada aluno;
  • De acordo com o guião criado numa das atividades anteriores, criação do spot publicitário com imagens e som, ou só no formato áudio;
  • Seleção de imagens significativas a incluir no spot;
  • Criação do spot com o software adequado;
  • Revisão/correção do spot criado;
  • Publicação do spot publicitário num monitor/ecrã disponível para visualização num espaço da escola, exterior à sala de aula, para sensibilização dos alunos da escola.


Ferramentas e recursos:

Ferramenta de criação de vídeo ou de apresentação.
Monitor/ecrã de apresentação do spot na escola.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

LED de Artes e Multimédia
Espaço exterior à sala para divulgação do spot publicitário

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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