Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
270 minutos

>

Sustentabilidade e Tecnologia

3º Ciclo

Paula Espírito Santo / 27-02-2025


Descrição / Síntese:

SALA 3 – Cláudia Sousa, Maria Leite, Zé Alberto, Vitor Rocha, João Nunes, Paula ES
Plano de Aula Interdisciplinar: Sustentabilidade e Tecnologia
Ano: 9º Ano
Duração: 3 aulas de 90 minutos
Disciplinas Envolvidas: Matemática, Ciências Naturais, Inglês, Físico-Química e Informática
Tema: O impacto da sustentabilidade na sociedade e o papel da tecnologia na preservação ambiental
Este plano integra diferentes disciplinas para tornar o tema da sustentabilidade mais envolvente e aplicado à realidade dos alunos! 🚀🌱♻️


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Física ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Matemática ; Química


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Desenvolver a capacidade de abstração e de generalização, e de compreender e construir argumentos matemáticos e raciocínios lógicos, incluindo provas e demonstrações.
> Formular questões que permitam orientar a recolha de dados ou informações pertinentes;
> Identificar meios e aplicações que permitam a comunicação e a colaboração;
> Apresentar e partilhar informações sobre o processo de desenvolvimento e sobre os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.
> Selecionar as soluções tecnológicas mais adequadas para a realização de trabalho colaborativo e comunicação síncrona e assíncrona que se pretendem efetuar, no âmbito de atividades e/ou projetos, utilizando de forma autónoma e responsável as soluções mais adequadas e eficazes para partilhar ideias, sentimentos, informações ou factos na concretização dos objetivos;
> Conhecer e utilizar as potencialidades de aplicações digitais de representação de dados e estatística;
> Avaliar, com base em pesquisa, a contribuição da Química na produção e aplicação de materiais inovadores para a melhoria da qualidade de vida, sustentabilidade económica e ambiental, recorrendo a debates.
> Relacionar a alimentação saudável com a prevenção de doenças da contemporaneidade, reconhecendo a importância da dieta mediterrânica na promoção da saúde.
> Prozuzir textos utilizando vocabulário diversificados e adequado à temática.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
90 MINUTOS
📌 Aula 1 – Introdução ao Tema e Análise de Dados

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Ouvir e pesquisar sobre conceitos de sustentabilidade, mudanças climáticas e impacto ambiental.

Análise de estatísticas sobre consumo de água, energia e emissão de CO₂.

Resolver exercícios matemáticos baseados em gráficos e tabelas sobre o impacto ambiental.


Ferramentas e recursos:

Vídeo “Uma Verdade Inconveniente” Al Gore – excertos

Quadro branco

Ficha


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com computador e projetor de vídeo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
90 MINUTOS
Aula 2 – Tecnologias Sustentáveis e Desenvolvimento do Projeto

Estratégias de aprendizagem ativa: Discussão em aquário


Descrição da atividade:

Leitura e debate sobre soluções sustentáveis globais.

Informática: Uso de ferramentas digitais para criação de infográficos ou sites.

Cada grupo escolhe um problema ambiental e propõe uma solução tecnológica, criando um protótipo digital.

Avaliação

🎯 Participação nas discussões e atividades matemáticas

🌍 Qualidade do projeto digital e sua aplicabilidade

📢 Clareza e criatividade na apresentação

📝 Uso correto do inglês técnico


Ferramentas e recursos:

Portáteis dos alunos

Telemóveis


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula – com ilhas para os grupos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
90 MINUTOS
Aula 3 – Apresentação e Discussão Crítica

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Apresentação dos projetos digitais.

Reflexão sobre a aplicabilidade das soluções.

Quiz interativo em inglês sobre os temas abordados

Debate sobre o impacto das tecnologias na sustentabilidade global.


Ferramentas e recursos:

Software para criação de infográficos (Canva, Piktochart)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala aula – Projetor + Vídeo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top