>
3º Ciclo
Paula Espírito Santo / 27-02-2025
Descrição / Síntese:
SALA 3 – Cláudia Sousa, Maria Leite, Zé Alberto, Vitor Rocha, João Nunes, Paula ES
Plano de Aula Interdisciplinar: Sustentabilidade e Tecnologia
Ano: 9º Ano
Duração: 3 aulas de 90 minutos
Disciplinas Envolvidas: Matemática, Ciências Naturais, Inglês, Físico-Química e Informática
Tema: O impacto da sustentabilidade na sociedade e o papel da tecnologia na preservação ambiental
Este plano integra diferentes disciplinas para tornar o tema da sustentabilidade mais envolvente e aplicado à realidade dos alunos! 🚀🌱♻️
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Física ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Matemática ; Química
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Ouvir e pesquisar sobre conceitos de sustentabilidade, mudanças climáticas e impacto ambiental.
Análise de estatísticas sobre consumo de água, energia e emissão de CO₂.
Resolver exercícios matemáticos baseados em gráficos e tabelas sobre o impacto ambiental.
Ferramentas e recursos:
Vídeo “Uma Verdade Inconveniente” Al Gore – excertos
Quadro branco
Ficha
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com computador e projetor de vídeo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Discussão em aquário
Descrição da atividade:
Leitura e debate sobre soluções sustentáveis globais.
Informática: Uso de ferramentas digitais para criação de infográficos ou sites.
Cada grupo escolhe um problema ambiental e propõe uma solução tecnológica, criando um protótipo digital.
Avaliação
🎯 Participação nas discussões e atividades matemáticas
🌍 Qualidade do projeto digital e sua aplicabilidade
📢 Clareza e criatividade na apresentação
📝 Uso correto do inglês técnico
Ferramentas e recursos:
Portáteis dos alunos
Telemóveis
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula – com ilhas para os grupos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Apresentação dos projetos digitais.
Reflexão sobre a aplicabilidade das soluções.
Quiz interativo em inglês sobre os temas abordados
Debate sobre o impacto das tecnologias na sustentabilidade global.
Ferramentas e recursos:
Software para criação de infográficos (Canva, Piktochart)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala aula – Projetor + Vídeo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)