Lista de Cenários de Aprendizagem

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120 minutos

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Atividade STEAM : SISTEMA SOLAR

2º Ciclo

Aline Costa / 27-02-2025


Descrição / Síntese:

Usando um mapa do Sistema Solar, é possível dar aos estudantes pistas sobre os vários planetas. Os estudantes traçam uma rota para o KUBO visitar um planeta e, em seguida,o professor fornece pistas adicionais para um novo destino (ou os estudantes podem escrever pistas uns para os outros).
Exemplo: Pista: O primeiro planeta que o KUBO vai visitar é conhecido por ter uma superfície semelhante à Lua da Terra– árida e rochosa , coberta com muitas crateras. Resposta:
KUBO traça um caminho para Mercúrio. Os estudantes podem pesquisar por outros elementos do sistema solar, desenhá-los no mapa e levar o KUBO até lá.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Expressões Artísticas ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar e caracterizar os planetas do Sistema Solar, calcular distâncias entre eles. Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas em contextos matemáticos e não matemáticos e avaliar a plausibilidade dos resultados
> Desenvolver interesse pela matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento das outras ciências e domínio das atividades humana e social.
> Usar o raciocínio proporcional em situações representadas em formas gráficas.

Atividades a desenvolver

  Criação
45 MINUTOS
Mapa para o robô Kubo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Elaboração do Mapa para o robô Kubo percorrer ( Mundo) o Sistema Solar , desenhado à escala


Ferramentas e recursos:

▪ Robô KUBO

▪Cartolina A2 / material de desenho

KUBO Coding+

▪ Mapa do Sistema solar

▪ Disfarce de KUBO astromauta

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Elaboração do mapa com sistema solar em cartolina A2-Preparação inicial para a atividade com o robô Kubo.

A sala deve ter disponibilidade para grupos de 5/6 alunos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
30 MINUTOS
Programação do robô Kubo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Programação do Robôt para percorrer todos os planetas do Sistema Solar obedecendo a um enunciado / orientações do Professor


Ferramentas e recursos:

Robôt Kubo


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Programação do robôt com as Tag Tiles

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
45 MINUTOS
Identificação e caracterização dos planetas do S. Solar

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Responder a questionários ( escolha multipla, webquest, quizizz,etc)


Ferramentas e recursos:

computador, internet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

grupos em ilhas

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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