>
2º Ciclo
Aline Costa / 27-02-2025
Descrição / Síntese:
Usando um mapa do Sistema Solar, é possível dar aos estudantes pistas sobre os vários planetas. Os estudantes traçam uma rota para o KUBO visitar um planeta e, em seguida,o professor fornece pistas adicionais para um novo destino (ou os estudantes podem escrever pistas uns para os outros).
Exemplo: Pista: O primeiro planeta que o KUBO vai visitar é conhecido por ter uma superfície semelhante à Lua da Terra– árida e rochosa , coberta com muitas crateras. Resposta:
KUBO traça um caminho para Mercúrio. Os estudantes podem pesquisar por outros elementos do sistema solar, desenhá-los no mapa e levar o KUBO até lá.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Expressões Artísticas ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Elaboração do Mapa para o robô Kubo percorrer ( Mundo) o Sistema Solar , desenhado à escala
Ferramentas e recursos:
▪ Robô KUBO
▪Cartolina A2 / material de desenho
KUBO Coding+
▪ Mapa do Sistema solar
▪ Disfarce de KUBO astromauta
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Elaboração do mapa com sistema solar em cartolina A2-Preparação inicial para a atividade com o robô Kubo.
A sala deve ter disponibilidade para grupos de 5/6 alunos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Programação do Robôt para percorrer todos os planetas do Sistema Solar obedecendo a um enunciado / orientações do Professor
Ferramentas e recursos:
Robôt Kubo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Programação do robôt com as Tag Tiles
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Responder a questionários ( escolha multipla, webquest, quizizz,etc)
Ferramentas e recursos:
computador, internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
grupos em ilhas
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)