>
Ensino Secundário
Carlos Vieira / 27-02-2025
Descrição / Síntese:
Pedro Rocha, Paulo Gonçalves, Adriana Fernandes e Formador CFTSM
Realizar pesquisas, utilizando palavras-chave e termos selecionados e relevantes, de acordo com o tema a desenvolver, aplicando filtros adequados.
Selecionar e tratar a informação recolhida utilizando conceitos de verificação da veracidade e fiabilidade dos conteúdos e das fontes.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Informática e Tecnologia ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
Debate como se deve efetuar uma pesquisa, utilizando terminologia correta e os filtros adequados.
Utilizar exemplos práticos e/ou vídeos.
Utilizar o Mentimeter para recolher informação sobre o modo como os alunos efetuam as suas pesquisas.
Ferramentas e recursos:
Computadores/tablets com ligação à Internet;
Apresentação (Genially) como elemento motivador para a atividades;
Quadro Interativo.
Mentimeter;
Youtube.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Laboratório de Informática com os alunos agrupados em pequenos grupos (ilhas).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos pesquisam sobre um tema dado pelo professor, utilizando a terminologia adequada para filtrar a informação.
Organizam as suas conclusões e apresentam à turma no Padlet.
Ferramentas e recursos:
Computadores/tablets com ligação à Internet;
Quadro Interativo;
Padlet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Laboratório de Informática com os alunos agrupados em pequenos grupos (ilhas).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Realização de uma apresentação em Canva sobre as conclusões que cada grupo obteve.
Ferramentas e recursos:
Computadores/tablets com ligação à Internet;
Quadro Interativo;
Canva.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Laboratório de Informática com os alunos agrupados em pequenos grupos (ilhas).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)