Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
250 minutos

>

Pesquisar, seleção e tratamento da Informação

Ensino Secundário

Carlos Vieira / 27-02-2025


Descrição / Síntese:

Pedro Rocha, Paulo Gonçalves, Adriana Fernandes e Formador CFTSM
Realizar pesquisas, utilizando palavras-chave e termos selecionados e relevantes, de acordo com o tema a desenvolver, aplicando filtros adequados.
Selecionar e tratar a informação recolhida utilizando conceitos de verificação da veracidade e fiabilidade dos conteúdos e das fontes.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Informática e Tecnologia ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Planificar estratégias de investigação e de pesquisa a realizar online.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
100 MINUTOS
Saber como realizar uma pesquisa

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

Debate como se deve efetuar uma pesquisa, utilizando terminologia correta e os filtros adequados.

Utilizar exemplos práticos e/ou vídeos.

Utilizar o Mentimeter para recolher informação sobre o modo como os alunos efetuam as suas pesquisas.


Ferramentas e recursos:

Computadores/tablets com ligação à Internet;

Apresentação (Genially) como elemento motivador para a atividades;

Quadro Interativo.

Mentimeter;

Youtube.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Laboratório de Informática com os alunos agrupados em pequenos grupos (ilhas).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
100 MINUTOS
Realizar uma pesquisa.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos pesquisam sobre um tema dado pelo professor, utilizando a terminologia adequada para filtrar a informação.

Organizam as suas conclusões e apresentam à turma no Padlet.


Ferramentas e recursos:

Computadores/tablets com ligação à Internet;

Quadro Interativo;

Padlet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Laboratório de Informática com os alunos agrupados em pequenos grupos (ilhas).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
50 MINUTOS
Avaliação Formativa

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Realização de uma apresentação em Canva sobre as conclusões que cada grupo obteve.


Ferramentas e recursos:

Computadores/tablets com ligação à Internet;

Quadro Interativo;

Canva.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Laboratório de Informática com os alunos agrupados em pequenos grupos (ilhas).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top