>
2º Ciclo
José Gomes / 27-02-2025
Descrição / Síntese:
Neste cenário os alunos serão orientados a refletir sobre os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação na sociedade e no dia a dia; quais são as áreas de utilização e como são utilizadas no quotidiano.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Os alunos exploram os recursos disponibilizados – vídeo interativo.
Ferramentas e recursos:
Nearpod
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Flipped Classroom (sala de aula invertida).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mapa conceptual
Descrição da atividade:
Tendo por base o recurso explorado, criar um mapa de ideias no qual os alunos apresentam 1 a 10 tipos de utilização das TIC na sociedade (atividade + descrição sucinta).
Ferramentas e recursos:
MindMeister
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Flipped Classroom (sala de aula invertida)
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Os alunos apresentam os mapas de ideias produzidos.
Ferramentas e recursos:
Google Classroom.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com computador e projetor.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Diagrama KWL
Descrição da atividade:
Após a atividade anterior, os alunos são convidados a escrever uma reflexão, recorrendo a uma ferramenta digital de
KWL chart.
1. O que já sabias?
2. O que gostava de saber mais?
3. O que aprendeste?
O professor convida alguns alunos a partilhar as suas reflexões sobre o tema.
Ferramentas e recursos:
Documento colaborativo Google Docs.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Uma sala de aula com possibilidade de organização em grupos, pares.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)