Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
150 minutos

>

As TIC na sociedade e no dia a dia

2º Ciclo

José Gomes / 27-02-2025


Descrição / Síntese:

Neste cenário os alunos serão orientados a refletir sobre os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação na sociedade e no dia a dia; quais são as áreas de utilização e como são utilizadas no quotidiano.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Reconhecer a presença das TIC na sociedade e no dia a dia;
> Compreender o significado da sigla TIC
> Conhecer o conceito de TIC
> Identificar áreas de utilização das TIC

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
Analisar e refletir tendo por base as leituras/ recursos disponibilizados

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Os alunos exploram os recursos disponibilizados – vídeo interativo.


Ferramentas e recursos:

Nearpod


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Flipped Classroom (sala de aula invertida).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
50 MINUTOS
Análise crítica sobre a temática apresentada

Estratégias de aprendizagem ativa: Mapa conceptual


Descrição da atividade:

Tendo por base o recurso explorado, criar um mapa de ideias no qual os alunos apresentam 1 a 10 tipos de utilização das TIC na sociedade (atividade + descrição sucinta).


Ferramentas e recursos:

MindMeister


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Flipped Classroom (sala de aula invertida)

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
30 MINUTOS
Apresentação dos mapas de ideias

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Os alunos apresentam os mapas de ideias produzidos.


Ferramentas e recursos:

Google Classroom.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com computador e projetor.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
20 MINUTOS
Autoavaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Diagrama KWL


Descrição da atividade:

Após a atividade anterior, os alunos são convidados a escrever uma reflexão, recorrendo a uma ferramenta digital de
KWL chart.
1. O que já sabias?
2. O que gostava de saber mais?
3. O que aprendeste?
O professor convida alguns alunos a partilhar as suas reflexões sobre o tema. 


Ferramentas e recursos:

Documento colaborativo Google Docs.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Uma sala de aula com possibilidade de organização em grupos, pares.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top