>
Ensino Secundário
Ana Costa / 27-02-2025
Descrição / Síntese:
Pretende-se que os alunos tomem consciência das diferentes competências que são hoje fundamentais no mundo do trabalho e de como podem apresentar o seu currículo de forma apelativa e inovadora. Neste cenário, os alunos irão desenvolver competências a nível dos 4 Cs, assim como de Língua Inglesa.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Línguas estrangeiras
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de interesses
Descrição da atividade:
Será disponibilizada aos alunos uma Webquest para a realização de pesquisa sobre o mundo do trabalho. A pesquisa será orientada para que os alunos se consciencializem das diferenças entre o mundo do trabalho antes do desenvolvimento exponencial da tecnologia e o atual mundo do trabalho. O enfoque será também nas competências que são hoje exigidas no mundo do trabalho da atualidade.
Ferramentas e recursos:
Google Slides. A cada grupo será atribuído um conjunto de slides para que possam registar a informação solicitada na Webquest.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O espaço de aprendizagem estará organizado em ilhas para que os alunos trabalhem em pequeno grupo e possam também interagir uns com os outros para troca de informação/ideias.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate em carrossel
Descrição da atividade:
Os alunos irão partilhar a informação recolhida e debater algumas questões colocadas pelo docente, nomeadamente no que se refere a comparar o mundo do trabalho atual com o anterior.
Ferramentas e recursos:
Google slides.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala estará organizada em ilhas e os alunos irão circular pelas diferentes mesas, usufruindo da oportunidade de refletir com colegas de diferentes grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Cada aluno irá fazer uma entrevista a um familiar / amigo sobre o seu trabalho: escolha profissional, competências que necessita, entre outras.
Ferramentas e recursos:
Padlet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalho autónomo para recolha de informação que o possa ajudar a criar conteúdo para o seu CV em formato vídeo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O aluno irá criar um pequeno vídeo, no qual apresenta as suas qualificações, competências e interesses. Este constituir-se-á como um CV em formato vídeo.
Serão disponibilizados alguns exemplos orientadores para a realização da tarefa.
Exemplo 1_AQUI
Exemplo 2_AQUI
Ferramentas e recursos:
Powtoon, Canva ou outra ferramenta à escolha dos alunos que sirva o propósito da atividade.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O espaço estará organizado de modo a que os alunos consigam desenvolver o seu trabalho individual, mas sempre em interação e ajuda mútua.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)