Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
300 minutos

>

Choosing my path

Ensino Secundário

Ana Costa / 27-02-2025


Descrição / Síntese:

Pretende-se que os alunos tomem consciência das diferentes competências que são hoje fundamentais no mundo do trabalho e de como podem apresentar o seu currículo de forma apelativa e inovadora. Neste cenário, os alunos irão desenvolver competências a nível dos 4 Cs, assim como de Língua Inglesa.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Exprimir-se de forma clara, expondo informação e pontos de vista
> Desenvolver a capacidade de síntese
> Demonstrar autonomia na pesquisa de informação
> Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
100 MINUTOS
Pesquisar e partilhar

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de interesses


Descrição da atividade:

Será disponibilizada aos alunos uma Webquest para a realização de pesquisa sobre o mundo do trabalho. A pesquisa será orientada para que os alunos se consciencializem das diferenças entre o mundo do trabalho antes do desenvolvimento exponencial da tecnologia e o atual mundo do trabalho. O enfoque será também nas competências que são hoje exigidas no mundo do trabalho da atualidade.


Ferramentas e recursos:

Google Slides. A cada grupo será atribuído um conjunto de slides para que possam registar a informação solicitada na Webquest.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O espaço de aprendizagem estará organizado em ilhas para que os alunos trabalhem em pequeno grupo e possam também interagir uns com os outros para troca de informação/ideias.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
50 MINUTOS
Argumentar

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate em carrossel


Descrição da atividade:

Os alunos irão partilhar a informação recolhida e debater algumas questões colocadas pelo docente, nomeadamente no que se refere a comparar o mundo do trabalho atual com o anterior.


Ferramentas e recursos:

Google slides.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala estará organizada em ilhas e os alunos irão circular pelas diferentes mesas, usufruindo da oportunidade de refletir com colegas de diferentes grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
50 MINUTOS
Como era no teu tempo?

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Cada aluno irá fazer uma entrevista a um familiar / amigo sobre o seu trabalho: escolha profissional, competências que necessita, entre outras.


Ferramentas e recursos:

Padlet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho autónomo para recolha de informação que o possa ajudar a criar conteúdo para o seu CV em formato vídeo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
100 MINUTOS
This is ME!

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O aluno irá criar um pequeno vídeo, no qual apresenta as suas qualificações, competências e interesses. Este constituir-se-á como um CV em formato vídeo.

Serão disponibilizados alguns exemplos orientadores para a realização da tarefa. 

Exemplo 1_AQUI

 Exemplo 2_AQUI


Ferramentas e recursos:

Powtoon, Canva ou outra ferramenta à escolha dos alunos que sirva o propósito da atividade.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O espaço estará organizado de modo a que os alunos consigam desenvolver o seu trabalho individual, mas sempre em interação e ajuda mútua.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top