Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
90 minutos

>

Cenário de Aprendizagem Livro “O Caso da Lagarta que tomou chá de sumiço “

1º Ciclo

Mariana pires / 08-03-2025


Descrição / Síntese:

Cenário de aprendizagem para alunos do 1ºciclo, sobre uma atividade relacionada com as Ciências Naturais, através do livro “O Caso da Lagarta que tomou chá de sumiço ” de Milton Célio Oliveira.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Relacionar características dos seres vivos com o meio onde vivem;
> Identificar e comparar diferentes seres vivos;
> Explorar o ciclo de vida dos animais;
> Identificar e comparar diferentes seres vivos,

Atividades a desenvolver

  Intercâmbio e Discussão
90 MINUTOS
Aventuras da Lagarta

Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha


Descrição da atividade:

A atividade baseada no livro “O Caso da Lagarta que Tomou Chá de Sumiço” será desenvolvida de forma colaborativa, estimulando a investigação e a troca de conhecimentos entre os alunos. A turma será dividida em pequenos grupos, cada um com um tema específico relacionado à história e à ciência por trás da metamorfose da borboleta. Os grupos terão como temas principais: resumo da história e personagens, investigação sobre o desaparecimento da lagarta, ciclo de vida da borboleta, importância dos insetos na natureza e curiosidades sobre borboletas e lagartas.

Cada grupo produzirá um material visual, como cartazes, painéis, utilizando cartolinas, lápis de cor, imagens impressas e outros recursos criativos para ilustrar seu tema. Após a conclusão dos materiais, os cartazes serão fixados na sala, transformando o ambiente em uma “Exposição Científico-Literária”. Em seguida, os alunos serão reorganizados em novos grupos mistos e circularão entre as estações de exposição, onde terão a oportunidade de aprender uns com os outros, trocando informações e ensinando sobre o conteúdo que produziram.

Para finalizar, o professor conduzirá uma roda de conversa, incentivando a reflexão sobre os aprendizados adquiridos e a importância do trabalho em equipe. A atividade promove a interdisciplinaridade entre literatura e ciências, desenvolve a oralidade, a criatividade e o pensamento crítico, tornando o processo de ensino mais envolvente e significativo.


Ferramentas e recursos:

Livro “O Caso da Lagarta que Tomou Chá de Sumiço”.
Cartolinas, lápis de cor, tesoura, cola e imagens.
Modelos de borboletas e lagartas (se possível, uso de maquetes ou imagens reais).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em ilhas

Espaços para exposição

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)