Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
265 minutos

>

Caça ao vulcão

3º Ciclo

Irene Oliveira / 07-03-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos vão realizar as aprendizagens sobre o vulcanismo através da criação de um Paddlet conjunto onde inserem informações sobre os vulcões que pesquisaram.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar os principais aspetos de uma atividade vulcânica, em esquemas ou modelos, e estabelecendo as possíveis analogias com o contexto real em que os fenómenos acontecem.
> Relacionar os diferentes tipos de edifícios vulcânicos com as características do magma e o tipo de atividade vulcânica que lhes deu origem.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
80 MINUTOS
Vídeo sobre o vulcanismo

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida


Descrição da atividade:

A aula é iniciada com um vídeo sobre o vulcanismo. A partir daí os alunos devem responder a uma ficha sobre o tema, consultando o vídeo  ou o manual. No final da realização da ficha, os alunos vão corrigir a ficha de um dos colegas. De seguida, será elaborado um mapa de conceitos para sistematizar a informação.


Ferramentas e recursos:


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 80 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos sentam-se de acordo com a disposição da sala.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Ficha-Vulcanismo.docx-1.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
50 MINUTOS
Caça ao vulcão

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos são distribuídos em grupos de 4. Devem abrir a ferramenta Mymaps, já utilizada noutra atividade. Devem partilhar o documento uns com os outros e colocar o link na Classroom. De seguida, têm 20 min para “caçar” o maior número de vulcões possível, isto é, devem criar marcadores com o nome de cada vulcão descoberto. No final, cada grupo apresenta aos outros o que conseguiu fazer.


Ferramentas e recursos:

  • Computador/ telemóvel;
  • “Mymaps”;
  • Classroom.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Agrupar as mesas para trabalhar em grupos de 4.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
135 MINUTOS
“Cozinhar o vulcão”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Cada aluno escolhe um dos vulcões descobertos durante a “caça” e vai marcá-lo no paddlet partilhado pela professora. De seguida, deve recolher o maior número possível de informações sobre esse vulcão (erupções, características das erupções, materiais libertados, manifestações de vulcanismo secundário) e criar uma apresentação na ferramenta que escolherem. O link dessa apresentação deverá ser adicionado ao marcador do padlet.


Ferramentas e recursos:

  • Computador;
  • Paddlet;
  • Ferramenta digital à escolha dos alunos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 135 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos sentam-se de acordo com a distribuição da sala.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top