>
3º Ciclo
Irene Oliveira / 07-03-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos vão realizar as aprendizagens sobre o vulcanismo através da criação de um Paddlet conjunto onde inserem informações sobre os vulcões que pesquisaram.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida
Descrição da atividade:
A aula é iniciada com um vídeo sobre o vulcanismo. A partir daí os alunos devem responder a uma ficha sobre o tema, consultando o vídeo ou o manual. No final da realização da ficha, os alunos vão corrigir a ficha de um dos colegas. De seguida, será elaborado um mapa de conceitos para sistematizar a informação.
Ferramentas e recursos:
- Quadro interativo/ projetor;
- Ficha de trabalho;
- Vídeo: https://youtu.be/vjomN8ZOwoE
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 80 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos sentam-se de acordo com a disposição da sala.
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos são distribuídos em grupos de 4. Devem abrir a ferramenta Mymaps, já utilizada noutra atividade. Devem partilhar o documento uns com os outros e colocar o link na Classroom. De seguida, têm 20 min para “caçar” o maior número de vulcões possível, isto é, devem criar marcadores com o nome de cada vulcão descoberto. No final, cada grupo apresenta aos outros o que conseguiu fazer.
Ferramentas e recursos:
- Computador/ telemóvel;
- “Mymaps”;
- Classroom.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Agrupar as mesas para trabalhar em grupos de 4.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Cada aluno escolhe um dos vulcões descobertos durante a “caça” e vai marcá-lo no paddlet partilhado pela professora. De seguida, deve recolher o maior número possível de informações sobre esse vulcão (erupções, características das erupções, materiais libertados, manifestações de vulcanismo secundário) e criar uma apresentação na ferramenta que escolherem. O link dessa apresentação deverá ser adicionado ao marcador do padlet.
Ferramentas e recursos:
- Computador;
- Paddlet;
- Ferramenta digital à escolha dos alunos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 135 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos sentam-se de acordo com a distribuição da sala.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)