>
Ensino Secundário
Aníbal Ruão / 27-02-2025
Descrição / Síntese:
Neste cenário, que se traduz num Plano/Projeto de promoção do livro e da leitura, e com a colaboração da Biblioteca escolar e do seu professor bibliotecário, os alunos serão envolvidos em diversificadas atividades de leitura – umas vezes como recetores, nas “leiTTuras silenciosas”, outras vezes, como ouvintes e participantes, nas “10m de LEITURA FALADA” e como atores principais quer nas “CORRENTES DE LEITURA” quer no “FAZ-TE AO LIVRO”.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
(Quinzenalmente) – o professor bibliotecário realiza uma sessão de leiTTuras silenciosas.
Ferramentas e recursos:
Taças tibetanas e outros instrumentos de percussão.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos deitam-se em colchonetes colocados em espaço reservado na biblioteca.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
(Diariamente) – oralmente, um professor lê durante 10m para as suas turmas – pode fazer uma breve reflexão.
Pode ser uma leitura temática e que ajudem os alunos a envolverem-se no tema de uma disciplina.
Ferramentas e recursos:
Livro, jornal ou revista
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala normal.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
(Mensalmente) – os alunos partilham com a turma (eventualmente, podem estar presentes uma outra turma para assistir) a leitura que fizeram. Tempo previsto de cada apresentação, 3m.
Ferramentas e recursos:
Livros
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos selecionam e requisitam um livro de escolha totalmente livre e de leitura domiciliária.
Em círculo, apresentam o livro e podem ler um breve trecho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Dramatização
Descrição da atividade:
(por período) – os alunos fazem uma sugestão de leitura gravada em áudio ou vídeo e a sua divulgação
Ferramentas e recursos:
Computador com equipamento de gravação de áudio e vídeo.
Software de edição de vídeo e áudio.
Espaço próprio para gravação.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Na biblioteca, e com a colaboração do professor bibliotecário, os alunos gravam e editam o produto final – áudio ou vídeo.
Criam um cartaz de divulgação do produto final.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
No final de cada período, os alunos são convidados a dar um feedback, utilizando um questionário no FORMS do 365.
- O que gostaste mais?
- O que alteravas para melhorar este percurso?
- O que aprendeste?
Ferramentas e recursos:
FORMS do 365
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 5 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala habitual da turma
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)