Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
160 minutos

>

+ Vale Ler +

Ensino Secundário

Aníbal Ruão / 27-02-2025


Descrição / Síntese:

Neste cenário, que se traduz num Plano/Projeto de promoção do livro e da leitura, e com a colaboração da Biblioteca escolar e do seu professor bibliotecário, os alunos serão envolvidos em diversificadas atividades de leitura – umas vezes como recetores, nas “leiTTuras silenciosas”, outras vezes, como ouvintes e participantes, nas “10m de LEITURA FALADA” e como atores principais quer nas “CORRENTES DE LEITURA” quer no “FAZ-TE AO LIVRO”.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender a importância da quietude para se conseguir ler em profundidade
> Refletir sobre conteúdos de textos, literários ou não
> Apresentar em público uma ideia
> Dominar algumas técnicas de edição de vídeo e/ou áudio
> Dominar algumas técnicas de criação de cartazes.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
45 MINUTOS
leiTTuras silenciosas

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

(Quinzenalmente) – o professor bibliotecário realiza uma sessão de leiTTuras silenciosas. 


Ferramentas e recursos:

Taças tibetanas e outros instrumentos de percussão.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos deitam-se em colchonetes colocados em espaço reservado na biblioteca.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
10 MINUTOS
10m de Leitura Falada

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

(Diariamente) – oralmente, um professor lê durante 10m para as suas turmas – pode fazer uma breve reflexão.

Pode ser uma leitura temática e que ajudem os alunos a envolverem-se no tema de uma disciplina.


Ferramentas e recursos:

Livro, jornal ou revista 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala normal.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
CORRENTES DE LEITURA

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

(Mensalmente) – os alunos partilham com a turma (eventualmente, podem estar presentes uma outra turma para assistir) a leitura que fizeram. Tempo previsto de cada apresentação, 3m.


Ferramentas e recursos:

Livros


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos selecionam e requisitam um livro de escolha totalmente livre e de leitura domiciliária.

Em círculo, apresentam o livro e podem ler um breve trecho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
FAZ-TE AO LIVRO

Estratégias de aprendizagem ativa: Dramatização


Descrição da atividade:

(por período) – os alunos fazem uma sugestão de leitura gravada em áudio ou vídeo e a sua divulgação


Ferramentas e recursos:

Computador com equipamento de gravação de áudio e vídeo.

Software de edição de vídeo e áudio.

Espaço próprio para gravação.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Na biblioteca, e com a colaboração do professor bibliotecário, os alunos gravam e editam o produto final – áudio ou vídeo.

Criam um cartaz de divulgação do produto final.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
5 MINUTOS
Reflexão

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

No final de cada período, os alunos são convidados a dar um feedback, utilizando um questionário no FORMS do 365.

  1. O que gostaste mais?
  2. O que alteravas para melhorar este percurso?
  3. O que aprendeste?


Ferramentas e recursos:

FORMS do 365


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 5 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala habitual da turma

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top