>
3º Ciclo
Pedro Manuel Caturras Cerico / 09-03-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos, organizados em grupos, irão produzir um documentário em formato multimédia sobre a Revolução Industrial, utilizando os equipamentos dos Laboratórios de Educação Digital (LED). A atividade será desenvolvida em várias etapas:
– Pesquisa e Planeamento: Os alunos recolherão informações e fontes históricas sobre a Revolução Industrial, planeando um roteiro com base nos conteúdos abordados.
– Produção de Conteúdos: Usarão os kits disponíveis no LED, incluindo:
Kit de Estúdio Fotográfico:
Câmara de Vídeo e Microfone: Para gravação de depoimentos e narração.
O Teleponto para facilitar a apresentação e gravação dos textos.
– Edição e Finalização: Com software de edição, os alunos organizarão as imagens, vídeos, narrações e música de fundo para criar um documentário de 5-7 minutos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação Física ; História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Tratamento da informação recolhida/Produção de texto para narração
Divisão de tarefas entre os elementos dos grupos: porta-voz, tarefas de gravação do documentário, edição e tratamento através do software CapCut e ClimpChamp.
Ferramentas e recursos:
Textos, computador com ligaçao à Internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala deve estar organizada em ilhas (4 a 5 ilhas para o desenvolvimento do trabalho em grupo)
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)