Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

>

Retratos do Passado – construindo um documentário sobre a Revolução Industrial

3º Ciclo

Pedro Manuel Caturras Cerico / 09-03-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos, organizados em grupos, irão produzir um documentário em formato multimédia sobre a Revolução Industrial, utilizando os equipamentos dos Laboratórios de Educação Digital (LED). A atividade será desenvolvida em várias etapas:
– Pesquisa e Planeamento: Os alunos recolherão informações e fontes históricas sobre a Revolução Industrial, planeando um roteiro com base nos conteúdos abordados.
– Produção de Conteúdos: Usarão os kits disponíveis no LED, incluindo:
Kit de Estúdio Fotográfico:
Câmara de Vídeo e Microfone: Para gravação de depoimentos e narração.
O Teleponto para facilitar a apresentação e gravação dos textos.
– Edição e Finalização: Com software de edição, os alunos organizarão as imagens, vídeos, narrações e música de fundo para criar um documentário de 5-7 minutos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação Física ; História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender as transformações económicas, sociais e tecnológicas associadas à Revolução Industrial.
> – Explorar o impacto das inovações tecnológicas na história e na atualidade.
> – Desenvolver competências em pesquisa, análise crítica e produção multimédia.

Atividades a desenvolver

  Criação
100 MINUTOS
Documentário – A Revolução Industrial

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Tratamento da informação recolhida/Produção de texto para narração

Divisão de tarefas entre os elementos dos grupos: porta-voz, tarefas de gravação do documentário, edição e tratamento através do software CapCut e ClimpChamp.


Ferramentas e recursos:

Textos, computador com ligaçao à Internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala deve estar organizada em ilhas (4 a 5 ilhas para o desenvolvimento do trabalho em grupo)

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top