Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
60 minutos

>

Geometria no dia a dia

1º Ciclo

Donzília Farinha / 26-02-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos são convidados a encontrar a geometria no seu dia a dia, nos objetos que fazem parte do seu quotidiano, nos edifícios que encontram no caminho para a escola.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressão Físico-Motora ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar e comparar sólidos geométricos, reconhecendo semelhanças e diferenças
> Identificar, interpretar e descrever relações espaciais, situando se no espaço em relação aos outros e aos objetos.
> Descrever figuras no plano, identificando as suas propriedades, e representá-las a partir de atributos especificados.
> Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
10 MINUTOS
Canção dos sólidos geométricos

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

O professor apresenta a canção dos sólidos geométricos e leva os alunos a descobrirem que a geometria pode estar em qualquer lugar e em qualquer objeto.

https://app.escolavirtual.pt/lms/playerguest/player/2748349/res

 


Ferramentas e recursos:

Quadro interativo
Link da música.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos em sala de aula com mesas dispostas em U para facilmente verem o quadro interativo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
25 MINUTOS
Geometria saiu à rua

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos saem da sala de aula organizados em 5 grupos de 4 alunos.

Cada grupo de alunos levará um tablet da escola e/ou um máquina fotográfica digital/descartável.

Os alunos irão pesquisar o espaço envolvente e tirar fotografias sempre que encontrarem um sólido geométricos em objetos do dia a dia.


Ferramentas e recursos:

Tablet
Máquina fotográfica digital ou descartável.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Exterior da sala de aula.

Espaço envolvente da escola,

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
25 MINUTOS
A Geometria à nossa volta

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Com a recolha fotográfica feita, os alunos irão elaborar um trabalho para mostrar aos colegas os sólidos geométricos que encontraram no espaço exterior e apresentam o resultado dessa recolha aos colegas.


Ferramentas e recursos:

papel

impressora

quadro interativo

máquina fotográfica

computador


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala organizada em grupos de trabalho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top