>
1º Ciclo
Donzília Farinha / 26-02-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos são convidados a encontrar a geometria no seu dia a dia, nos objetos que fazem parte do seu quotidiano, nos edifícios que encontram no caminho para a escola.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressão Físico-Motora ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
O professor apresenta a canção dos sólidos geométricos e leva os alunos a descobrirem que a geometria pode estar em qualquer lugar e em qualquer objeto.
https://app.escolavirtual.pt/lms/playerguest/player/2748349/res
Ferramentas e recursos:
Quadro interativo
Link da música.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos em sala de aula com mesas dispostas em U para facilmente verem o quadro interativo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos saem da sala de aula organizados em 5 grupos de 4 alunos.
Cada grupo de alunos levará um tablet da escola e/ou um máquina fotográfica digital/descartável.
Os alunos irão pesquisar o espaço envolvente e tirar fotografias sempre que encontrarem um sólido geométricos em objetos do dia a dia.
Ferramentas e recursos:
Tablet
Máquina fotográfica digital ou descartável.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 25 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Exterior da sala de aula.
Espaço envolvente da escola,
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Com a recolha fotográfica feita, os alunos irão elaborar um trabalho para mostrar aos colegas os sólidos geométricos que encontraram no espaço exterior e apresentam o resultado dessa recolha aos colegas.
Ferramentas e recursos:
papel
impressora
quadro interativo
máquina fotográfica
computador
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 25 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala organizada em grupos de trabalho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)