Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
198 minutos

>

Transferir conhecimento a 3D

3º Ciclo

Nuno Isidro / 27-02-2025


Descrição / Síntese:

Criação de um modelo 3D de um transferidor na Impressora existente nos LED. Neste cenário de aprendizagem os alunos serão desafiados em Matemática, Português e TIC a construir um transferidor para futura utilização em sala de aula.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> TIC – Adotar uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais de forma adequada e autónoma.
> Matemática – Medir ângulos em situações concretas (sombra de uma caneta sobre uma secretária)
> Português – ??

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
49 MINUTOS
Como medir o planeta terra ?

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Como medir o planeta terra ? Que unidades usamos.


Ferramentas e recursos:

Recurso a um computador por cada grupo de trabalho para a pesquisa e posteriormente colocação dos resultados obtidos num PowerPoint colaborativo/online.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 49 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Agrupar as mesas em ilhas de 5 alunos, sendo indicado um facilitador.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
149 MINUTOS
Utilização do Tinkercad

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos, utilizando as ferramentas e objetos pré existentes na galeria do software, criam um transferidor.


Ferramentas e recursos:

Tinkercad e UltimateCura.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 149 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em cada grupo de trabalho, o facilitador entra com a sua conta online, e todos juntos vão opinando e criando o objeto.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top