>
3º Ciclo
Nuno Isidro / 27-02-2025
Descrição / Síntese:
Criação de um modelo 3D de um transferidor na Impressora existente nos LED. Neste cenário de aprendizagem os alunos serão desafiados em Matemática, Português e TIC a construir um transferidor para futura utilização em sala de aula.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Como medir o planeta terra ? Que unidades usamos.
Ferramentas e recursos:
Recurso a um computador por cada grupo de trabalho para a pesquisa e posteriormente colocação dos resultados obtidos num PowerPoint colaborativo/online.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 49 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Agrupar as mesas em ilhas de 5 alunos, sendo indicado um facilitador.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos, utilizando as ferramentas e objetos pré existentes na galeria do software, criam um transferidor.
Ferramentas e recursos:
Tinkercad e UltimateCura.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 149 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em cada grupo de trabalho, o facilitador entra com a sua conta online, e todos juntos vão opinando e criando o objeto.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)