Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 1150 minutos

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Meteo @ESPF

Ensino Secundário

Luís Moreira / 13-11-2023


Descrição / Síntese:

Este projeto tem como objetivo desenvolver uma estação meteorológica na escola de modo a poder capturar e tratar os dados meteorológicos do local da escola.
Os alunos, no 7.º ano, à disciplina de Geografia, estudam os dados do clima de uma região. A ideia subjacente a este cenário é colocar os alunos a desenvolverem uma estação meteorológica (nas disciplinas lecionadas pelo Grupo de Informática) que irá captar e registar os dados para posterior tratamento e análise pelos docentes de Matemática e Geografia.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Tratamento de Dados
> Programação
> Caracterização de clima
> Criação de websites

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa200 MINUTOS
Pesquisa do Estado da Arte

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos fazem pesquisa sobre o estado da arte quanto a programação do Arduino, quais as grandezas a medir e como o fazer.

Fazem ainda uma pesquisa sobre como programar o Arduino com a estação meteorológica existente na escola.

Um outro trabalho consiste na pesquisa de websites com apresentação/caracterização de climas.

Um último trabalho consiste em definir quais os dados meteorológicos a recolher e como os tratar/mostrar.

Esta etapa deve ser feita em articulação com a disciplina de Geografia (definição dos parâmetros e a sua relevância), Matemática (tratamento da recolha dos dados), Artes Visuais (imagem do website) para além da Informática (base de dados para armazenamento dos dados recolhidos).


Ferramentas e recursos:

Computador com ligação à Internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho em pequenos grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação500 MINUTOS
Criação e programação da Estação Meteorológica

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos programam um Arduino para recolha dos valores medidos pelo Arduino e guardam esses valores numa base de dados.


Ferramentas e recursos:

Arduino.

Estação meteorológica.

Material eletrónico para ligação da estação ao Arduino e deste ao computador.

Computador.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 500 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho em pequenos grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação100 MINUTOS
Criação/implementação da Base de dados

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos constroem e testam uma base de dados para registos dos dados recolhidos.


Ferramentas e recursos:

Computador com um Sistema de Gestão de Base de Dados.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho em pequenos grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação250 MINUTOS
Criação do website

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos constroem um website onde serão visualizados os dados recolhidos e tratados.


Ferramentas e recursos:

Computador com Sistema de Gestão de Base de Dados e servidor web.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 250 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho em pequenos grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
Apresentação/divulgação

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos publicam o website para a comunidade.


Ferramentas e recursos:

Computador/servidor web.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho em pequenos grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno50 MINUTOS
Avaliação do projeto

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Os alunos fazem a autoavaliação do seu desempenho ao longo do projeto.


Ferramentas e recursos:

Computador com acesso à Internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Preenchimento de um formulário de autoavaliação.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)