>
Ensino Secundário
Luís Moreira / 13-11-2023
Descrição / Síntese:
Este projeto tem como objetivo desenvolver uma estação meteorológica na escola de modo a poder capturar e tratar os dados meteorológicos do local da escola.
Os alunos, no 7.º ano, à disciplina de Geografia, estudam os dados do clima de uma região. A ideia subjacente a este cenário é colocar os alunos a desenvolverem uma estação meteorológica (nas disciplinas lecionadas pelo Grupo de Informática) que irá captar e registar os dados para posterior tratamento e análise pelos docentes de Matemática e Geografia.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos fazem pesquisa sobre o estado da arte quanto a programação do Arduino, quais as grandezas a medir e como o fazer.
Fazem ainda uma pesquisa sobre como programar o Arduino com a estação meteorológica existente na escola.
Um outro trabalho consiste na pesquisa de websites com apresentação/caracterização de climas.
Um último trabalho consiste em definir quais os dados meteorológicos a recolher e como os tratar/mostrar.
Esta etapa deve ser feita em articulação com a disciplina de Geografia (definição dos parâmetros e a sua relevância), Matemática (tratamento da recolha dos dados), Artes Visuais (imagem do website) para além da Informática (base de dados para armazenamento dos dados recolhidos).
Ferramentas e recursos:
Computador com ligação à Internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalho em pequenos grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos programam um Arduino para recolha dos valores medidos pelo Arduino e guardam esses valores numa base de dados.
Ferramentas e recursos:
Arduino.
Estação meteorológica.
Material eletrónico para ligação da estação ao Arduino e deste ao computador.
Computador.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 500 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalho em pequenos grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos constroem e testam uma base de dados para registos dos dados recolhidos.
Ferramentas e recursos:
Computador com um Sistema de Gestão de Base de Dados.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalho em pequenos grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos constroem um website onde serão visualizados os dados recolhidos e tratados.
Ferramentas e recursos:
Computador com Sistema de Gestão de Base de Dados e servidor web.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 250 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalho em pequenos grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos publicam o website para a comunidade.
Ferramentas e recursos:
Computador/servidor web.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalho em pequenos grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Os alunos fazem a autoavaliação do seu desempenho ao longo do projeto.
Ferramentas e recursos:
Computador com acesso à Internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Preenchimento de um formulário de autoavaliação.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)