>
1º Ciclo
Orlanda Ramos / 13-03-2025
Descrição / Síntese:
Descrição / Síntese:
Vamos embarcar numa jornada fascinante pelo Sistema Solar! Nesta atividade, os alunos do 1º ciclo aprenderão de uma forma lúdica e interativa sobre os planetas, estrelas e outros corpos celestes que compõem esse sistema maravilhoso.
Assim, os conteúdos disciplinares de natureza mais científica que serão abordados relacionam-se com a comunicação oral e escrita, atenção e concentração e motricidade.
Procurar-se-á desenvolver as seguintes áreas de competências do perfil dos alunos: A) Linguagem e textos; B) Informação e comunicação; C) Raciocínio e resolução de problemas; D) Pensamento crítico; E) Relacionamento interpessoal; F) Desenvolvimento pessoal e autonomia;
É pedido aos alunos que explorem o tema” Constituição do Sistema Solar”. Percebendo a ordem e características dos planetas mais importantes. A partir do estudo é importante identificar continentes e oceanos do Planeta Terra.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Matemática ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Descrição / Síntese:
Vamos embarcar numa jornada fascinante pelo Sistema Solar! Nesta atividade, os alunos do 1º ciclo aprenderão de uma forma lúdica e interativa sobre os planetas, estrelas e outros corpos celestes que compõem esse sistema maravilhoso.
Assim, os conteúdos disciplinares de natureza mais científica que serão abordados relacionam-se com a comunicação oral e escrita, atenção e concentração e motricidade.
Procurar-se-á desenvolver as seguintes áreas de competências do perfil dos alunos: A) Linguagem e textos; B) Informação e comunicação; C) Raciocínio e resolução de problemas; D) Pensamento crítico; E) Relacionamento interpessoal; F) Desenvolvimento pessoal e autonomia;
É pedido aos alunos que explorem o tema” Constituição do Sistema Solar”. Percebendo a ordem e características dos planetas mais importantes. A partir do estudo é importante identificar continentes e oceanos do Planeta Terra.
Ferramentas e recursos:
Os grupos terão acesso a diferentes recursos, como livros, enciclopédias e acesso controlado à internet para uso de ferramentas da IA, para realizar suas pesquisas.
A pesquisa e produção de materiais sobre cada planeta deve incluir:
Tamanho do planeta
Distância do Sol
Características principais (temperatura, composição, presença de atmosfera, etc.)
Curiosidades (satélites naturais, missões espaciais que o visitaram, etc.)
Para o grupo que pesquisa a Terra, a pesquisa deve incluir:
Identificação e localização dos continentes (África, América do Norte, América do Sul, Antártica, Ásia, Europa, Oceania)
Identificação e localização dos oceanos (Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico, Antártico. Ferramentas e recursos:
Ao disponibilizar essas ferramentas e recursos, os alunos terão tudo o que necessitam para conduzir as suas pesquisas, criar materiais informativos e realizar apresentações eficazes. Isso também facilitará uma experiência de aprendizagem rica e envolvente.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Conhecendo o Sistema Solar:” Uma Jornada Espacial para Exploradores”
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Introdução ao Tema:
A professora iniciará a aula com uma breve apresentação sobre o sistema solar, utilizando recursos visuais como vídeos e imagens dos planetas. Será apresentada uma maquete do sistema solar para que os alunos possam visualizar a disposição e tamanho relativo dos planetas. Em seguida, haverá uma explicação mais detalhada sobre a Terra, destacando seus continentes e oceanos.
Divisão em Grupos:Os alunos serão divididos em grupos de 4-6 onde estão inseridos os alunos com medidas adicionais.Cada grupo ficará responsável por pesquisar um planeta específico do sistema solar (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno).Um grupo será especificamente dedicado à pesquisa sobre a Terra, com foco nos continentes e oceanos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)