Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
150 minutos

>

Conhecendo o Sistema Solar

1º Ciclo

Orlanda Ramos / 13-03-2025


Descrição / Síntese:

Descrição / Síntese:
Vamos embarcar numa jornada fascinante pelo Sistema Solar! Nesta atividade, os alunos do 1º ciclo aprenderão de uma forma lúdica e interativa sobre os planetas, estrelas e outros corpos celestes que compõem esse sistema maravilhoso.
Assim, os conteúdos disciplinares de natureza mais científica que serão abordados relacionam-se com a comunicação oral e escrita, atenção e concentração e motricidade.
Procurar-se-á desenvolver as seguintes áreas de competências do perfil dos alunos: A) Linguagem e textos; B) Informação e comunicação; C) Raciocínio e resolução de problemas; D) Pensamento crítico; E) Relacionamento interpessoal; F) Desenvolvimento pessoal e autonomia;
É pedido aos alunos que explorem o tema” Constituição do Sistema Solar”. Percebendo a ordem e características dos planetas mais importantes. A partir do estudo é importante identificar continentes e oceanos do Planeta Terra.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Matemática ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Esta atividade foi organizada e pensada tendo em conta as competências e aprendizagens essenciais definidas nos Programas educativos individuais dos alunos (2 alunos), articuladas com os objetivos definidos na operacionalização das medidas adicionais e de acordo com o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Objetivos: – Enriquecer o vocabulário; – Desenvolver a oralidade e a compreensão leitora. – Aplicar a linguagem de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação; – Escrever palavras de diferentes níveis de dificuldade e extensão silábica; – Treinar competências digitais. – Desenvolver o conhecimento do Mundo.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
150 MINUTOS
Conhecendo o Sistema Solar:” Uma Jornada Espacial para Exploradores”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Descrição / Síntese:

Vamos embarcar numa jornada fascinante pelo Sistema Solar! Nesta atividade, os alunos do 1º ciclo aprenderão de uma forma lúdica e interativa sobre os planetas, estrelas e outros corpos celestes que compõem esse sistema maravilhoso.

Assim, os conteúdos disciplinares de natureza mais científica que serão abordados relacionam-se com a comunicação oral e escrita, atenção e concentração e motricidade.

Procurar-se-á desenvolver as seguintes áreas de competências do perfil dos alunos: A) Linguagem e textos; B) Informação e comunicação; C) Raciocínio e resolução de problemas; D) Pensamento crítico; E) Relacionamento interpessoal; F) Desenvolvimento pessoal e autonomia;

É pedido aos alunos que explorem o tema” Constituição do Sistema Solar”. Percebendo a ordem e características dos planetas mais importantes. A partir do estudo é importante identificar continentes e oceanos do Planeta Terra.


Ferramentas e recursos:

Os grupos terão acesso a diferentes recursos, como livros, enciclopédias e acesso controlado à internet para uso de ferramentas da IA, para realizar suas pesquisas.

A pesquisa e produção de materiais sobre cada planeta deve incluir:

Tamanho do planeta

Distância do Sol

Características principais (temperatura, composição, presença de atmosfera, etc.)

Curiosidades (satélites naturais, missões espaciais que o visitaram, etc.)

Para o grupo que pesquisa a Terra, a pesquisa deve incluir:

Identificação e localização dos continentes (África, América do Norte, América do Sul, Antártica, Ásia, Europa, Oceania)

Identificação e localização dos oceanos (Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico, Antártico. Ferramentas e recursos:

Ao disponibilizar essas ferramentas e recursos, os alunos terão tudo o que necessitam para conduzir as suas pesquisas, criar materiais informativos e realizar apresentações eficazes. Isso também facilitará uma experiência de aprendizagem rica e envolvente.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Conhecendo o Sistema Solar:” Uma Jornada Espacial para Exploradores”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor

 

Descrição da atividade:

 

Introdução ao Tema:

A professora iniciará a aula com uma breve apresentação sobre o sistema solar, utilizando recursos visuais como vídeos e imagens dos planetas. Será apresentada uma maquete do sistema solar para que os alunos possam visualizar a disposição e tamanho relativo dos planetas. Em seguida, haverá uma explicação mais detalhada sobre a Terra, destacando seus continentes e oceanos.

Divisão em Grupos:Os alunos serão divididos em grupos de 4-6  onde estão inseridos os alunos com medidas adicionais.Cada grupo ficará responsável por pesquisar um planeta específico do sistema solar (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno).Um grupo será especificamente dedicado à pesquisa sobre a Terra, com foco nos continentes e oceanos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top