Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
90 minutos

>

Biodiversidade

1º Ciclo

Telma Cruz / 26-02-2025


Descrição / Síntese:

Através deste cenário pretende-se trabalhar a biodiversidade na sua globalidade.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Assumir atitudes e valores que promovam uma participação cívica de forma responsável, solidária e crítica
> Identificar situações e comportamentos de risco para a saúde e a segurança individual e coletiva, propondo medidas de prevenção e proteção adequadas.
> Relacionar ameaças à biodiversidade dos seres vivos com a necessidade de desenvolvimento de atitudes responsáveis face à Natureza.
> Escolher técnicas e materiais de acordo com a intenção expressiva das suas produções plásticas.
> Apreciar os seus trabalhos e os dos seus colegas, mobilizando diferentes critérios de argumentação.
> Manifestar capacidades expressivas e criativas nas suas produções plásticas, evidenciando os conhecimentos adquiridos.
> Utilizar vários processos de registo de ideias (ex.: diários gráficos), de planeamento (ex.: projeto, portfólio) e de trabalho
> Reconhecer a existência de bens comuns à humanidade (água, ar, solo, etc.) e a necessidade da sua preservação.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
10 MINUTOS
Biodiversidade – O que é?

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de interesses


Descrição da atividade:

O professor questiona os alunos – “O que é a Biodiversidade?”

Cada aluno deverá escrever uma palavra e/ou expressão sobre o que considera ser a Biodiversidade e escrevê-la no Mentimeter.

O professor projeta o  resultado final, sobre o qual irão falar, fazendo uma súmula do tema.


Ferramentas e recursos:

PC individual do aluno.

Quadro interativo.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estarão sentados individualmente e com o PC pessoal.

Cada um responde individualmente à questão colocada.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
20 MINUTOS
Visualização de Vídeo – Biodiversidade e Habitats

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Os alunos irão visualizar um vídeo interativo que lhes apresentará a biodiversidade existente e seus principais habitats (terrestre, aquático, aéreo). No final do vídeo, haverá um debate de ideias sobre os temas abordados.

https://www.youtube.com/watch?v=KeedrYTD5AM

https://www.youtube.com/watch?v=Whj_n_O-gr0


Ferramentas e recursos:

Quadro interativo.

Vídeo.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos em sala de aula. Mesas dispostas em U.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
30 MINUTOS
Como preservar a Biodiversidade?

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Os alunos serão organizados em grupos. 
Cada grupo irá pesquisar sobre um habitat / ecossistema / bioma, os seus maiores perigos, como preservá-lo. 
Cada grupo irá criar um trabalho sobre o tema em estudo para depois apresentar à turma, utilizando o Canva/Powerpoint/ Prezi/…


Ferramentas e recursos:

PC


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos organizados em grupos.
Cada grupo deverá ter um PC.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
30 MINUTOS
Apresentação Final

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

Os alunos, em pequenos grupos, apresentam as conclusões do seu trabalho. A apresentação do trabalho implica o desenvolvimento de competências de comunicação e responsabilidade sobre o conteúdo a transmitir.


Ferramentas e recursos:

PC do aluno.

Quadro interativo.

Impressora.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top