>
1º Ciclo
Telma Cruz / 26-02-2025
Descrição / Síntese:
Através deste cenário pretende-se trabalhar a biodiversidade na sua globalidade.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de interesses
Descrição da atividade:
O professor questiona os alunos – “O que é a Biodiversidade?”
Cada aluno deverá escrever uma palavra e/ou expressão sobre o que considera ser a Biodiversidade e escrevê-la no Mentimeter.
O professor projeta o resultado final, sobre o qual irão falar, fazendo uma súmula do tema.
Ferramentas e recursos:
PC individual do aluno.
Quadro interativo.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estarão sentados individualmente e com o PC pessoal.
Cada um responde individualmente à questão colocada.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Os alunos irão visualizar um vídeo interativo que lhes apresentará a biodiversidade existente e seus principais habitats (terrestre, aquático, aéreo). No final do vídeo, haverá um debate de ideias sobre os temas abordados.
https://www.youtube.com/watch?v=KeedrYTD5AM
https://www.youtube.com/watch?v=Whj_n_O-gr0
Ferramentas e recursos:
Quadro interativo.
Vídeo.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos em sala de aula. Mesas dispostas em U.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Os alunos serão organizados em grupos.
Cada grupo irá pesquisar sobre um habitat / ecossistema / bioma, os seus maiores perigos, como preservá-lo.
Cada grupo irá criar um trabalho sobre o tema em estudo para depois apresentar à turma, utilizando o Canva/Powerpoint/ Prezi/…
Ferramentas e recursos:
PC
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos organizados em grupos.
Cada grupo deverá ter um PC.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
Os alunos, em pequenos grupos, apresentam as conclusões do seu trabalho. A apresentação do trabalho implica o desenvolvimento de competências de comunicação e responsabilidade sobre o conteúdo a transmitir.
Ferramentas e recursos:
PC do aluno.
Quadro interativo.
Impressora.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)