Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

>

Calorias das Modalidades

3º Ciclo

David Magalhães / 24-02-2025


Descrição / Síntese:

Verifica as calorias que consomes ao realizar diferentes atividades físicas.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Promover valores de mudança de atitudes e comportamentos a nível social e individual. Promover a autonomia do aluno, a sensibilidade estética, a criatividade e o espírito crítico e contribuir para formar a personalidade do jovem estudante enquanto cidadão.
> Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa Fitescola®, para a sua idade e sexo.
> Desenvolver capacidades critico
> Desenvolver capacidades cálculo
> Promover valores de mudança de atitudes e comportamentos a nível social e individual. Promover a autonomia do aluno, a sensibilidade estética, a criatividade e o espírito crítico e contribuir para formar a personalidade do jovem estudante enquanto cidadão.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
100 MINUTOS
Verificar as calorias que consomes ao realizar diferentes atividades físicas

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Calculadora de calorias gastas em diferentes exercícios físicos

https://www.vidaativa.pt/calculadora-de-calorias-gastas/

1- Ao longo de cinco aulas, os 20 minutos iniciais, serão dedicados à atividades física, que estão contempladas no calculador de calorias (do link acima).

2 – Registar num “Padlet” os vários resultados obtidos nas atividades físicas e respetivos níveis estimados de calorias consumidas.

3 – No final da aula, através dos resultados obtidos para 20 minutos, realiza os cálculos necessários, para equivalência de  uma hora de atividade física.  Regista no teu “Padlet” , os respetivos níveis estimados de calorias consumidas para cada atividade física.


Ferramentas e recursos:

Bolas; raquetes, patins; Mesa de Ping Pong, sapatilhas


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Ginásio ou espaços exteriores da escola

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top