Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
120 minutos

>

O Lince Ibérico

1º Ciclo

Paulo Carneiro / 20-02-2025


Descrição / Síntese:

– Enviar para casa um vídeo para visualização sobre o Lince Ibérico;
– Constituição de grupos de trabalho em contexto de sala de aula;
– Serão colocadas imagens sobre o Lince Ibérico para exploração oral das imagens;
– Visualização e audição do trabalho para apresentação aos alunos no Genially (jogo para consolidação de conteúdos).


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Pesquisa/Exploração sobre animais em vias de extinção

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
90 MINUTOS
O Lince Ibérico

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A atividade proposta sugere a criação de vários grupos de trabalho em contexto de sal de aula.

Posteriormente é fornecido a cada grupo imagens variadas sobre o lince ibérico para orientação, pesquisa e exploração.

Cada grupa apresenta o trabalho de recolha efetuado.

A atividade termina com a aplicação de um questionário a todos dos grupos.


Ferramentas e recursos:

Computador com internet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Grupos de trabalho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
30 MINUTOS
Avaliação dos alunos

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida


Descrição da atividade:

O professor apresenta um questionário de resposta rápida para avaliar os conhecimentos dos alunos sobre o tema desenvolvido.


Ferramentas e recursos:

Questionário.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos dispostos individualmente para responderem ao questionário de avaliação.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top