>
1º Ciclo
Paulo Carneiro / 20-02-2025
Descrição / Síntese:
– Enviar para casa um vídeo para visualização sobre o Lince Ibérico;
– Constituição de grupos de trabalho em contexto de sala de aula;
– Serão colocadas imagens sobre o Lince Ibérico para exploração oral das imagens;
– Visualização e audição do trabalho para apresentação aos alunos no Genially (jogo para consolidação de conteúdos).
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A atividade proposta sugere a criação de vários grupos de trabalho em contexto de sal de aula.
Posteriormente é fornecido a cada grupo imagens variadas sobre o lince ibérico para orientação, pesquisa e exploração.
Cada grupa apresenta o trabalho de recolha efetuado.
A atividade termina com a aplicação de um questionário a todos dos grupos.
Ferramentas e recursos:
Computador com internet
- Guião de pesquisa
- Ferramenta web: Genially
- Questionário
- https://view.genially.com/67a8baaf5cb9f02b4a14040c/interactive-content-genially-sem-titulo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Grupos de trabalho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida
Descrição da atividade:
O professor apresenta um questionário de resposta rápida para avaliar os conhecimentos dos alunos sobre o tema desenvolvido.
Ferramentas e recursos:
Questionário.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos dispostos individualmente para responderem ao questionário de avaliação.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)