>
Ensino Secundário
Virgínia Ribeiro / 20-02-2025
Descrição / Síntese:
Retoma das aprendizagens sobre o universo simbólico evidenciado na obra camoniana (episódio de “Adamastor”), em articulação com o poema “O Mostrengo”, da “Mensagem”, de Fernando Pessoa, e refletindo sobre as temáticas da superação/heroísmo presentes no tema “O Homem do Leme”, dos Xutos e Pontapés.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Em trabalho autónomo, os alunos são convidados a pesquisar sobre os ‘mitos e monstros’ que surgem na literatura portuguesa, partilhando os resultados através de uma ferramenta digital (Canva, Powerpoint, Genially…).
Em grupo, os alunos apresentam uma versão ‘animada’ do poema “O Mostrengo”, de Fernando Pessoa (Animaker…), e sujeitam os seus trabalhos à apreciação dos colegas (Polly…).
Depois da audição do tema dos Xutos e Pontapés, “O Homem do Leme”, os alunos realizam um Escape Room, identificando os obstáculos que comprometem a ‘viagem’, em todas as obras abordadas, bem como as estratégias de superação e/ou atos de heroísmo.
Os alunos expressam a sua visão dos ‘medos e monstros’, através da aplicação Microsoft Designer, ou outras ferramentas de AI.
Ferramentas e recursos:
Ferramentas digitais;
Recursos áudio/vídeo;
Manuais.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula, com projetor, equipamentos digitais e conectividade.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)