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200 minutos

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Mitos e monstros na literatura portuguesa

Ensino Secundário

Virgínia Ribeiro / 20-02-2025


Descrição / Síntese:

Retoma das aprendizagens sobre o universo simbólico evidenciado na obra camoniana (episódio de “Adamastor”), em articulação com o poema “O Mostrengo”, da “Mensagem”, de Fernando Pessoa, e refletindo sobre as temáticas da superação/heroísmo presentes no tema “O Homem do Leme”, dos Xutos e Pontapés.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Reconhecer elementos simbólicos e mitológicos na literatura portuguesa.
> Ler intertextualmente as obras de Luís de Camões e de Fernando Pessoa.
> Sensibilizar para outras modalidades artísticas, entre elas, a música.
> Desenvolver a criatividade e a expressão pessoal.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
200 MINUTOS
Mitos e monstros na literatura portuguesa

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Em trabalho autónomo, os alunos são convidados a pesquisar sobre os ‘mitos e monstros’ que surgem na literatura portuguesa, partilhando os resultados através de uma ferramenta digital (Canva, Powerpoint, Genially…).

Em grupo, os alunos apresentam uma versão ‘animada’ do poema “O Mostrengo”, de Fernando Pessoa (Animaker…), e sujeitam os seus trabalhos à apreciação dos colegas (Polly…).

Depois da audição do tema dos Xutos e Pontapés, “O Homem do Leme”, os alunos realizam um Escape Room,  identificando os obstáculos que comprometem a ‘viagem’, em todas as obras abordadas, bem como as estratégias de superação e/ou atos de heroísmo.

Os alunos expressam a sua visão dos ‘medos e monstros’, através da aplicação Microsoft Designer, ou outras ferramentas de AI.


Ferramentas e recursos:

Ferramentas digitais;

Recursos áudio/vídeo;

Manuais.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula, com projetor, equipamentos digitais e conectividade.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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