Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
40 minutos

>

À descoberta de Romero Britto

Educação Pré-Escolar

Ana Oliveira / 20-02-2025


Descrição / Síntese:

Vamos conhecer e explorar a obra do artista plástico Romero Britto, através de trabalhos realizados em 2 e 3 dimensões.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação artística ; Formação Pessoal e Social


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Exploração de diferentes técnicas de expressão plástica
> Desenvolver a criatividade
> Valorizar a diversidade cultural e artística

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
10 MINUTOS
À descoberta de Romero Britto

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Neste primeiro momento, será disponibilizado via classroom um vídeo de apresentação do artista Romero Britto e da sua obra. Considerando a faixa etária, será sugerido que o mesmo seja visualizado com um adulto.


Ferramentas e recursos:

Vídeo do Youtube


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Cada aluno deverá visualizar o vídeo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
30 MINUTOS
Vamos colorir….

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Será fornecido aos alunos uma imagem para ser decorada com as tonalidades trabalhadas pelo artista plástico Romero Britto.

No final, cada aluno terá a oportunidade de se auto avaliar, colando um sticker (smile – gostei da atividade e da minha produção/ coração – adorei / estrela azul – gostei pouco)


Ferramentas e recursos:

Imagem 

Stickers

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Cada aluno terá a possibilidade de colorir e explorar a imagem fornecida.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Desenhos-de-Foto-de-Romero-Britto-para-Colorir.jpg

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top