>
3º Ciclo
diana Fernandes / 20-02-2025
Descrição / Síntese:
Será facultada aos alunos uma imagem para que analisem previamente em casa.
Em contexto de sala de aula iremos analisar a imagem e partilhar as informações que recolheram.
No fim iremos avaliar a atividade.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor coloca no classroom da turma uma imagem, para que os alunos em casa analisem a imagem e retirem informações.
Ferramentas e recursos:
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos devem em casa ver e analisar a imagem segundo as questões orientadoras.
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Em contexto de sala de aula o professor partilha a imagem previamente analisada pelos alunos.
O professor coloca questões desafiantes para em grande grupo consolidarem os conhecimentos adquiridos.
No final os alunos fazem uma avaliação da atividade através das duas estrelas e um desejo.
Ferramentas e recursos:
Classroom;
Cartolina para as estrelas e o desejo.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
No início da aula o professor projeta a imagem e dá 25 minutos para que os alunos partilhem as informações que retiraram da análise da imagem em casa.
Posteriormente o professor completa as informações que os alunos retiraram.
No fim, o professor dá dez minutos para que os alunos escrevam as duas estrelas e o desejo.