Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
65 minutos

>

Estado Novo

3º Ciclo

diana Fernandes / 20-02-2025


Descrição / Síntese:

Será facultada aos alunos uma imagem para que analisem previamente em casa.
Em contexto de sala de aula iremos analisar a imagem e partilhar as informações que recolheram.
No fim iremos avaliar a atividade.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Interpretação de fontes históricas diversas para a construção da evidência histórica

Atividades a desenvolver

  Intercâmbio e Discussão
20 MINUTOS
Como se consolidou o Estado Novo?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor coloca no classroom da turma uma imagem, para que os alunos em casa analisem a imagem e retirem informações. 

 


Ferramentas e recursos:


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos devem em casa ver e analisar a imagem segundo as questões orientadoras. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

deus-pc3a1tria-famc3adlia-1.jpg

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
45 MINUTOS
Como se consolidou o Estado Novo?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Em contexto de sala de aula o professor partilha a imagem previamente analisada pelos alunos.

O professor coloca questões desafiantes para em grande grupo consolidarem os conhecimentos adquiridos. 

No final os alunos fazem uma avaliação da atividade através das duas estrelas e um desejo.

 


Ferramentas e recursos:

Classroom;

Cartolina para as estrelas e o desejo.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

No início da aula o professor projeta a imagem e dá 25 minutos para que os alunos partilhem as informações que retiraram da análise da imagem em casa. 

Posteriormente o professor completa as informações que os alunos retiraram. 

No fim, o professor dá dez minutos para que os alunos  escrevam as duas estrelas e o desejo. 

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

deus-pc3a1tria-famc3adlia.jpg

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top