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2º Ciclo
Silvia Ferreira / 03-03-2025
Descrição / Síntese:
A presente proposta tem como foco o tema triângulos, abordando a sua classificação e construção. Esta aula será desenvolvida para o 5º ano do Ensino Básico, com duração total de 300 minutos ( 150 minutos de Educação Tecnológica e 150 minutos de Matemática).
Para tornar o ensino estimulante e apelativo é necessário fazer com que os alunos sejam desafiados com tarefas com algum nível de dificuldade mas que captem a curiosidade dos mesmos. Esta planificação tem como objetivo o envolvimento do aluno na realização de atividades que despertem a sua curiosidade e sintam que estão a adquirir conhecimentos importantes para o seu desenvolvimento pessoal e humano. Desta forma, esta planificação tem um tema integrador: Triângulos. A partir do tema integrador, será trabalhado, na disciplina de Matemática, o tema “Geometria e Medida – Triângulos” – 5º ano; em Educação Tecnológica, o tema será “Estruturas”, onde se irá trabalhar a construção estruturas com triângulos de forma estimulante e motivadora ao envolver os alunos em atividades práticas, desafiadoras e interativas.
Assim, estas atividades combinam pesquisa, aprendizagem prática e colaboração em grupo, permitindo que os alunos explorem e compreendam o que são triângulos, quais as suas características, como se constrõem e qual a sua utilidade na construção de estruturas.
Ao ser feita uma articulação da disciplina de Matemática com a disciplina de EV sobre o tema triângulos temos como objetivo aprofundar a compreensão dos nosso alunos sobre os princípios geométricos e as suas aplicações em contextos do mundo real. Ao serem exploradas as propriedades fundamentais dos triângulos, incluindo as classificações com base nos seus ângulos internos (acutângulo, obtusângulo e retângulo) e nos comprimentos das medidas dos seus lados (equilátero, isósceles e escaleno), os alunos ficarão munidos de conhecimentos para categorizar e construir diversos tipos de triângulos. Além disso, os discentes desenvolverão competências essenciais no cálculo da soma dos ângulos internos de um triângulo, promovendo o seu raciocínio matemático e capacidades de resolução de problemas. Em última análise, esta articulação visa fomentar uma apreciação e compreensão duradouras da geometria, contribuindo para a competência matemática geral dos alunos. A implementação desta articulação foi concebida para ser envolvente e inclusiva, integrando uma variedade de metodologias de ensino para atender a diferentes estilos de aprendizagem. As principais estratégias incluem aprendizagem interativa, através da utilização de atividades práticas onde os alunos constroem diversos triângulos com recurso a réguas e transferidores, permitindo-lhes interagir de forma concreta com as propriedades geométricas e compreender as classificações. A instrução guiada proporciona explicações claras e demonstrações sobre as características dos diferentes triângulos, incluindo recursos visuais e tecnologias como quadros interativos e software de geometria para ilustrar conceitos de forma viva. A aprendizagem colaborativa promove discussões em grupo e exercícios de resolução de problemas em equipa, incentivando a aprendizagem entre pares. Os alunos partilharão as suas descobertas, melhorando as suas competências de comunicação e reforçando o seu entendimento através do ensino. A avaliação formativa será realizada de forma regular através de questionários, tarefas práticas e avaliações entre pares, permitindo orientar a instrução e proporcionar feedback para a melhoria do entendimento do tema. As conexões com o mundo real serão estabelecidas através da integração de ligações interdisciplinares com arte, arquitetura e natureza, demonstrando a relevância dos triângulos em diferentes contextos e ajudando os alunos a perceberem a aplicação dos seus conhecimentos para além da sala de aula. A diferenciação das atividades e dos recursos será feita de forma a atender às diferentes necessidades dos alunos, garantindo que todos, independentemente do seu ponto de partida, se envolvam de forma significativa com o material. O impacto desta articulação será avaliado através de resultados quantitativos e qualitativos. O progresso no processo de ensino aprendizagem será evidenciado pela melhoria na compreensão das propriedades dos triângulos, refletida nos resultados das avaliações e no desempenho em tópicos matemáticos subsequentes, evidenciando a sua consolidação dos conceitos fundamentais. O envolvimento e entusiasmo dos alunos pela geometria será manifestado pela sua participação ativa nas aulas, disposição para enfrentar desafios e feedback positivo nas questões colocadas aos alunos. A confiança na resolução de problemas aumentará, com os alunos melhor preparados para abordar problemas complexos relacionados com a geometria, sendo este fator observado através de autoavaliações e avaliações dos professores. A aplicação do conhecimento dos alunos será evidente na sua capacidade de utilizar os conceitos sobre triângulos em cenários do quotidiano, demonstrando a sua habilidade de estabelecer conexões entre o conhecimento teórico e a aplicação prática. As competências de colaboração serão aprimoradas através das atividades em grupo, promovendo um ambiente de aprendizagem solidário, onde os alunos são incentivados a expressar o seu raciocínio e a aprender juntos. Através desta abordagem estruturada ao ensino dos triângulos, procuramos proporcionar uma experiência educativa de excelência que não só satisfaça, mas supere as expectativas dos padrões educativos, garantindo que os alunos adquiram uma sólida base em geometria e estejam preparados para enfrentar desafios matemáticos futuros.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Esta atividade tem como objetivo:
- Estimular a pesquisa sobre estruturas triangulares em obras famosas.
Descrição:
- O professor apresenta aos alunos um vídeo do youtube https://youtu.be/hx-iZrBSkZ0?si=BphlKNUv9McR5jr5
- Breve discussão sobre o tema.
- Divisão da turma em 5 grupos, 4 alunos por grupo, para se aferir as características dos triângulos e como eles podem ser utilizados em estruturas.
- Cada grupo escolhe uma estrutura famosa que utiliza triângulos (por exemplo, Torre Eiffel, pirâmides, etc.).
- Cada grupo tem que realizar a pesquisa dos conteúdos solicitados e construir um PPT, utilizando os seus computadores com as suas conclusões.
- O professor irá orientar os grupos no trabalho que estão a realizar, dando feedback, o que lhes permitirá melhorar e corrigir o seu trabalho.
- A apresentação dos trabalhos será feita oralmente e com projeção dos PPTs realizados pelos grupos.
- O professor irá promover uma discussão sobre as características dos triângulos e a importância das estruturas triangulares incentivando os alunos a compartilharem suas experiências, dificuldades e insights.
- Todas as conclusões são registadas pelos diferentes grupos através de uma representação visual (por exemplo, um cartaz) que será afixado no placard da sala.
Ferramentas e recursos:
- Computadores;
- Projetor;
- PowerPoint;
- Material de desgaste.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada em mesas de trabalho colaborativo – trabalho de grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Esta atividade tem como objetivos:
- Construção de protótipos; modelos de construção e simulação;
- Criação de montagens experimentais.
Descrição:
- Partindo das conclusões registadas e afixadas no placard da sala na aula anterior . Dá-se início à aula.
- Permitir que os alunos se organizem sem apoio do professor e que circulem entre os vários locais de exposição, ensinando uns aos outros a estrutura que trabalharam e quais as suas características.
- O professor incentiva a criatividade e a originalidade dos alunos motivando-os a construírem um protótipo de uma estrutura utilizando triângulos de modo a criar uma estrutura que possa suportar peso.
- O professor distribui os materiais recicláveis que cada grupo irá utilizar e desafía cada grupo a construir o seu protótipo.
- O professor motiva os grupos para que estes verifiquem a resistência e estabilidade da estrutura, fazendo ajustes e experimentações conforme necessário.
- Apenas se os alunos tiverem dificuldades de montagem é que o professor pode ajudar.
- Os grupos apresentam aos seus colegas, o protótipo que criaram (representação visual) que serão expostos em sala de aula. Depois, dividem-se em novos grupos e circulam entre os vários locais de exposição, em que ensinam e explicam uns aos outros os conteúdos em que trabalharam. O professor e os outros grupos dão o seu feedback, o que permitirá ao grupo melhorar o seu trabalho.
- O professor, no final, irá promover uma discussão sobre as características dos protótipos realizados incentivando os alunos a compartilharem suas experiências, dificuldades e insights.
- Por fim o professor motiva os alunos para que construam um padlet onde registam as suas conclusões que será enviado ao professor que o corrige e devolve.
Ferramentas e recursos:
- Materiais recicláveis – folhas de jornal;
- Fita cola/cola branca;
- Livros ou objetos para simular pesos;
- Computador.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada em mesas de trabalho colaborativo – trabalho de grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Esta atividade tem como objetivo:
- Refletir sobre as aprendizagens efetuadas.
Descrição:
- Os grupos vão compartilhar à turma os seus padlets, devidamente corrigidos com as principais conclusões sobre estruturas triangulares e como elas são aplicadas na vida real.
- Os alunos respondem a um questionário on-line previamente enviado pela plataforma Classroom para verificar a compreensão dos conteúdos trabalhados. Os alunos podem discutir suas respostas em pares antes de responder. Tanto os alunos como o professor recebem feedback imediato fornecido nos seus ecrãs.
- Os grupos fazem a sua auto e heteroavaliação registando-as em folha própria. Ao longo deste processo é dado feedback e orientação aos alunos.
Ferramentas e recursos:
- Computadores;
- Projetor;
- Padlets;
- PowerPoint;
- Material de desgaste.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Não é necessário alterar a disposição das mesas da sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Esta atividade tem como objetivos:
- Utilizar corretamente os termos “ângulo interno”, “ângulo adjacentes a um lado” de um polígono;
- Designar por “hipotenusa” de um triângulo retângulo o lado oposto ao ângulo reto e por “catetos” os lados a ele adjacentes;
- Utilizar corretamente os termos “triângulo retângulo”, “triângulo acutângulo” e “triângulo obtusângulo”;
- Reconhecer que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a um ângulo raso.
Descrição:
- A aula inicia-se com o professor a projetar um vídeo sobre os triângulos intitulado “Trigas o triângulo”.
- O professor motiva os alunos a falar sobre os triângulos, utilizando para isso as estruturas triangulares que fizeram em EV.
- Segue-se uma breve discussão com a turma sobre as características dos triângulos que os fazem ser polígonos especiais.
- O professor, perante o feedback dos alunos, distribui-os em grupo, os grupos que já tinha feito em EV, solicitando que cada grupo agrupe os triângulos das suas estruturas de acordo com as suas semelhanças, utilizando para tal, régua e transferidor.
- Os alunos realizam o trabalho proposto e apresentam as suas conclusões à turma.
- O professor irá promover uma discussão sobre as conclusões dos alunos incentivando-os a compartilharem suas experiências, dificuldades e insights e dá o seu feedback aos grupos.
- Faz-se uma síntese das conclusões e conjeturas sobre a classificação de triângulos, no quadro.
- O professor, distribui por cada grupo diferentes triângulos em cartolina e solicita que descubram qual é a amplitude da soma dos ângulos internos de um triângulo.
- Os grupos partilham à turma as suas conclusões, qua são registadas no quadro.
- De seguida o professor faz a apresentação dos conteúdos trabalhados pelos alunos através de um Powerpoint. E no final desta, promove uma breve discussão onde estes fazem a sua autorregulação das suas conclusões, corrigindo e reformulando o que é necessário.
Este Powerpoint será enviado, no final da aula, pelo classroom à turma em formato de flipbook, de modo a que os alunos o possam
consultar sempre que necessário.
- O professor motiva os grupos a complementarem os seus padlets com os novos conhecimentos adquiridos.
- Os alunos revêem os seus padlets fazendo possíveis reajustes.
- Apenas se os alunos tiverem dificuldades de utilização do material é que o professor pode ajudar.
- Os grupos enviam os seus padlets ao professor que os corrigirá e reenviará.
- Por fim, o professor motiva os alunos a realizarem uma ficha informativa/trabalho que distribuí e que contém informações e exercícios de aplicação que deverão realizar.
Ferramentas e recursos:
- Estruturas triangulares realizadas em EV;
- Computadores;
- Projetor;
- Padlets;
- PowerPoint;
- Material de desenho;
- Material de desgaste.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada em mesas de trabalho colaborativo – trabalho de grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Esta atividade tem como objetivos:
- Reconhecer casos de possibilidades de construção de triângulos a partir de elementos dados (amplitude de ângulos, comprimento de lados);
- Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas usando ideias geométricas, em contextos matemáticos e não matemáticos e avaliando a plausibilidade dos resultados;
- Desenvolver a capacidade de visualização e construir explicações e justificações matemáticas e raciocínios lógicos, incluindo o recurso a exemplos e contra-exemplos.
Descrição:
- O professor promove um breve diálogo com a turma sobre os conteúdos abordados na aula anterior utilizando para isso a correção do trabalho de casa.
- Os grupos vão compartilhar à turma os seus padlets, devidamente corrigidos com as principais conclusões.
- A partir dos padletes, das estruturas triangulares e de um flipbook distribuído os alunos são motivados a descobrir como podem construir com rigor triângulos utilizando o material de desenho. Neste flipbook, com informações e exercícios de aplicação, constará um CR-Code para cada construção do triângulo, onde poderão visualizar os vídeos de sistematização dos conteúdos abordados em casa, em caso de dúvidas.
- O professor motiva os grupos para que estes verifiquem as suas construções da triângulos, fazendo ajustes e experimentações conforme necessário.
- Apenas se os alunos tiverem dificuldades de utilização do material de desenho é que o professor pode ajudar.
- Os alunos apresentam aos seus colegas, as suas construções (representação visual) que serão expostas em sala de aula. Depois, dividem-se em novos grupos e circulam entre os vários locais de exposição, em que ensinam e explicam uns aos outros os conteúdos em que trabalharam. O professor e os restantes alunos dão o seu feedback, o que lhes permitirá melhorar o seu trabalho.
- O professor, irá promover uma discussão sobre as construções dos triângulos realizadas incentivando os alunos a compartilharem suas experiências, dificuldades e insights.
- De seguida o professor apresentação de um PowerPoint, síntese, onde constará os conteúdos trabalhados nesta aula, esclarecendo, se necessário possíveis dúvidas.
- Posteriormente, os alunos realizarão um Plickers para aferirem os conhecimentos dos conteúdos lecionados nas aulas anteriores.
Nota 1: No caso de não haver Internet, o Plickers será substituído por um Quiz.
- Por fim, os alunos respondem a um questionário on-line previamente enviado pela plataforma Classroom para verificar a compreensão dos conteúdos trabalhados. Os alunos podem discutir suas respostas em pares antes de responder. Tanto os alunos como o professor recebem feedback imediato fornecido nos seus ecrãs.
- Os grupos fazem a sua auto e heteroavaliação registando-as em folha própria. Ao longo deste processo é dado feedback e orientação aos alunos.
Ferramentas e recursos:
- Computadores;
- Projetor;
- Padlets;
- PowerPoint;
- Material de desenho;
- Material de desgaste.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada em mesas de trabalho colaborativo – trabalho de grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)