>
Ensino Secundário
Elvira Ruano / 15-02-2025
Descrição / Síntese:
Aumentando o numero de lados de um polígono regular, chegamos a um valor aproximado de Pi, com recurso à programação Python e à tecnologia Texas
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Informática e Tecnologia ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Pretende-se calcular o valor aproximado de Pi a partir de polígonos regulares inscritos numa circunferência de raio “r”.
1º – Fixa o valor do raio da circunferência e aumenta o número de lados do polígono;
2º – Calcula o quociente entre o perímetro e o diâmetro;
3º – Regista numa tabela os valores dos quocientes;
4º – Analisa os valores obtidos.
Ferramentas e recursos:
- Papel de cenário;
- TI-Nspire CXII-T;
- ITI – Innovater TM ROVER (com hub inserido).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 300 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala com espaço necessário para a realização da tarefa.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)