Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
300 minutos

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Utilização do Rover para a obtenção do valor aproximado de Pi

Ensino Secundário

Elvira Ruano / 15-02-2025


Descrição / Síntese:

Aumentando o numero de lados de um polígono regular, chegamos a um valor aproximado de Pi, com recurso à programação Python e à tecnologia Texas


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Informática e Tecnologia ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Obtenção do valor aproximado de PI, usando a programação e tecnologias
> Resolução de problemas matemáticos usando conceitos de geometria, cálculo matemático e programação.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
300 MINUTOS
Utilização do Rover para a obtenção do valor aproximado de Pi

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Pretende-se calcular o valor aproximado de Pi a partir de polígonos regulares inscritos numa circunferência de raio “r”.

1º – Fixa o valor do raio da circunferência e aumenta o número de lados do polígono;

2º – Calcula o quociente entre o perímetro e o diâmetro;

3º – Regista numa tabela os valores dos quocientes;

4º – Analisa os valores obtidos.


Ferramentas e recursos:

  • Papel de cenário;
  • TI-Nspire CXII-T;
  • ITI – Innovater TM ROVER (com hub inserido).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 300 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala com espaço necessário para a realização da tarefa.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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