>
Ensino Secundário
Isabel Correia Correia / 15-02-2025
Descrição / Síntese:
Aumentando o número de lados de um polígono regular, chegamos ao valor aproximado de Pi, com recurso à programação Python e à tecnologia Texas.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Informática e Tecnologia ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Pretende-se calcular o valor aproximado do Pi a partir de polígonos regulares inscritos numa circunferência de raio r.
1º -Fixa o valor do raio da circunferência e aumenta o número de lados do polígono;
2º -Calcula o quociente entre o perímetro e o diâmetro;
3º -Regista numa tabela os valores dos quocientes;
4º -Analisa os valores obtidos.
Ferramentas e recursos:
- Papel de cenário
- TI-Nspire CXII-T
- TI-Innovater TM ROVER (com Hub inserido)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 300 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala com espaço necessário para a realização da tarefa.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)