Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
300 minutos

>

Utilização do rover para a obtenção de um valor aproximado de pi.

Ensino Secundário

josé Cruz / 15-02-2025


Descrição / Síntese:

Aumentando o número de lados de um polígono regulares , chegamos a um valor aproximado de pi, com recurso à programação Python e à tecnologia Texas.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Informática e Tecnologia ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Obtenção do valor aproximado de pi, usando a programação e tecnologias.
> – Resolução de problemas matemáticos usando conceitos de geometria, cálculo matemático e programação.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
300 MINUTOS
Utilização do rover para a obtenção de um valor aproximado de pi.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Pretende-se calcular o valor aproximado de pi a partir de polígonos regulares inscritos numa circunferência de raio r. 

1º Fixa o valor do raio da circunferência e aumenta-se o número de lados do polígono.

2º Calcula-se o quociente entre o perímetro e o diâmetro.

3ºRegista numa tabela os valores dos quocientes.

4ºAnalisa os valores obtidos.


Ferramentas e recursos:

  • Papel de cenário
  • Ti-Nspire CX II-T
  • Ti-InnovatorTM   Rover (Com Hub inserido)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 300 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala com espaço necessário para a realização da tarefa.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top