>
Ensino Secundário
josé Cruz / 15-02-2025
Descrição / Síntese:
Aumentando o número de lados de um polígono regulares , chegamos a um valor aproximado de pi, com recurso à programação Python e à tecnologia Texas.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Informática e Tecnologia ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Pretende-se calcular o valor aproximado de pi a partir de polígonos regulares inscritos numa circunferência de raio r.
1º Fixa o valor do raio da circunferência e aumenta-se o número de lados do polígono.
2º Calcula-se o quociente entre o perímetro e o diâmetro.
3ºRegista numa tabela os valores dos quocientes.
4ºAnalisa os valores obtidos.
Ferramentas e recursos:
- Papel de cenário
- Ti-Nspire CX II-T
- Ti-InnovatorTM Rover (Com Hub inserido)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 300 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala com espaço necessário para a realização da tarefa.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)