Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

>

O Impacto do Aquecimento Global

3º Ciclo

Cristina Vicente Guarda / 15-02-2025


Descrição / Síntese:

Compreender os efeitos do aquecimento global na biodiversidade.
Aplicar conceitos matemáticos de medidas de centralização (média, moda, mediana, etc) e gráficos.
Utilizar uma folha de cálculo para analisar dados reais.
Utilizar a tecnologia e a inteligência artificial para ajudar a prever e combater mudanças climáticas


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Biologia ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender os efeitos do aquecimento global na biodiversidade.
> Aplicar conceitos matemáticos de medidas de centralização (média, moda, mediana, etc) e gráficos.
> Utilizar folha de cálculo para analisar dados reais.
> Utilizar a tecnologia e a inteligência artificial para ajudar a prever e combater mudanças climáticas.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
30 MINUTOS
Introdução ao Aquecimento Global

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

  • Explicar o conceito de efeito estufa e como ele afeta a temperatura do planeta.
  • Relacionar com a biologia:
    • Como o aumento da temperatura afeta plantas, animais e ecossistemas?
    • Exemplos: degelo, extinção de espécies, mudanças na migração de aves.
  • Pergunta para reflexão: Como podemos medir o impacto do aquecimento global?


Ferramentas e recursos:

1 Computador por grupo 

Colocar o resumo do grupo no Padlet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Laboratório de Informática – alunos em mesa redonda – grupos de 3 alunos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
20 MINUTOS
Análise de Dados Climáticos e criação de gráficos

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Fornecer um conjunto de dados reais (ou simulados) sobre a temperatura global dos últimos 50 anos

Pedir para os alunos inserirem os dados na filha de cálculo e calcular:

    • Média da temperatura
    • Aumento médio por década (diferença entre anos)
  • Os alunos devem criar um gráfico de barras para visualizar o aumento da temperatura.
    • Na folha de cálculo, selecionar os anos e temperaturas


Ferramentas e recursos:

1 computador por grupo

Dados fornecidos pelo professor e colocados na plataforma de aprendizagem


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Laboratório de informática

grupos de 3 alunos

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
Discussão e Soluções

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Perguntas para análise:

  • A temperatura está  a aumentar?
  • Se continuar nesse ritmo, qual será a temperatura média em 2050?
  • Como isso pode afetar animais e plantas?
  • Como podemos reduzir o impacto do aquecimento global?
  • O que é que os governos e cidadãos podem fazer?
  • Como a tecnologia e a inteligência artificial podem ajudar a prever e combater mudanças climáticas


Ferramentas e recursos:

1 computador por grupo

Utilização de um Chatbot para pesquisa de informação (máx.30 min.)

Criação de um recurso digital para apresentação das conclusões


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Laboratório de informática

grupos de 3 alunos 

cada grupo apresenta as conclusões  (máx. 5 min.)

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top