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3º Ciclo
Cristina Vicente Guarda / 15-02-2025
Descrição / Síntese:
Compreender os efeitos do aquecimento global na biodiversidade.
Aplicar conceitos matemáticos de medidas de centralização (média, moda, mediana, etc) e gráficos.
Utilizar uma folha de cálculo para analisar dados reais.
Utilizar a tecnologia e a inteligência artificial para ajudar a prever e combater mudanças climáticas
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Biologia ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
- Explicar o conceito de efeito estufa e como ele afeta a temperatura do planeta.
- Relacionar com a biologia:
- Como o aumento da temperatura afeta plantas, animais e ecossistemas?
- Exemplos: degelo, extinção de espécies, mudanças na migração de aves.
- Pergunta para reflexão: Como podemos medir o impacto do aquecimento global?
Ferramentas e recursos:
1 Computador por grupo
Colocar o resumo do grupo no Padlet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Laboratório de Informática – alunos em mesa redonda – grupos de 3 alunos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Fornecer um conjunto de dados reais (ou simulados) sobre a temperatura global dos últimos 50 anos
Pedir para os alunos inserirem os dados na filha de cálculo e calcular:
-
- Média da temperatura
- Aumento médio por década (diferença entre anos)
- Os alunos devem criar um gráfico de barras para visualizar o aumento da temperatura.
- Na folha de cálculo, selecionar os anos e temperaturas
Ferramentas e recursos:
1 computador por grupo
Dados fornecidos pelo professor e colocados na plataforma de aprendizagem
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Laboratório de informática
grupos de 3 alunos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Perguntas para análise:
- A temperatura está a aumentar?
- Se continuar nesse ritmo, qual será a temperatura média em 2050?
- Como isso pode afetar animais e plantas?
- Como podemos reduzir o impacto do aquecimento global?
- O que é que os governos e cidadãos podem fazer?
- Como a tecnologia e a inteligência artificial podem ajudar a prever e combater mudanças climáticas
Ferramentas e recursos:
1 computador por grupo
Utilização de um Chatbot para pesquisa de informação (máx.30 min.)
Criação de um recurso digital para apresentação das conclusões
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Laboratório de informática
grupos de 3 alunos
cada grupo apresenta as conclusões (máx. 5 min.)
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)