Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
180 minutos

>

Explorando a Trigonometria no 9º Ano

3º Ciclo

Antonio Pinto Pinto / 15-02-2025


Descrição / Síntese:

Compreender os conceitos básicos de trigonometria, incluindo seno, cosseno e tangente.
Aplicar os conceitos de trigonometria para resolver problemas do mundo real.
Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.
Trabalhar em equipa e comunicar ideias matemáticas de forma clara.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Informática e Tecnologia ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar o seno, o cosseno e a tangente de um ângulo agudo.
> Distinguir as razões trigonométricas através da confrontação de situações simples.
> Resolver problemas, em contexto real, utilizando razões trigonométricas.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
30 MINUTOS
Explorando a Trigonometria

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Visualização de parte do vídeo a partir do minuto 7.55 – 16´

Matemática – 9.º ano , aula 40 – 09 abr 2021 – Estudo Em Casa – RTP

Resposta a um quizz da EV 

 


Ferramentas e recursos:

https://www.rtp.pt/plestudoemcasa/p7823/e536027/matematica-9-ano


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

 

Espaço sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
50 MINUTOS
Construção de um quadrante

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Construção de um quadrante na aula de EV.

 


Ferramentas e recursos:

https://www.youtube.com/watch?v=nbFR8zM2pxw


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Espaço sala aula EV

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
100 MINUTOS
Resolver problemas em contexto real utilizando razões trigonométricas.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Promover um trabalho de projeto, em grupo, que implique a saída
do espaço de sala de aula e permita estudar problemas da vida
real que deem sentido ao recurso às razões trigonométricas,
evidenciando a relevância da Matemática para a compreensão de
situações da realidade. 

Medição de alturas inacessíveis de objetos (por exemplo: árvores, postes, tabelas…) e estruturas(por exemplo, altura do bloco de aulas)  dentro do recinto escolar.


Ferramentas e recursos:

  • Trena ou fita métrica

  • Calculadoras científicas

  • Lápis, borracha e régua

  • Quadrante


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

recinto escolar

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top