>
3º Ciclo
Antonio Pinto Pinto / 15-02-2025
Descrição / Síntese:
Compreender os conceitos básicos de trigonometria, incluindo seno, cosseno e tangente.
Aplicar os conceitos de trigonometria para resolver problemas do mundo real.
Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.
Trabalhar em equipa e comunicar ideias matemáticas de forma clara.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Informática e Tecnologia ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Visualização de parte do vídeo a partir do minuto 7.55 – 16´
Matemática – 9.º ano , aula 40 – 09 abr 2021 – Estudo Em Casa – RTP
Resposta a um quizz da EV
Ferramentas e recursos:
https://www.rtp.pt/plestudoemcasa/p7823/e536027/matematica-9-ano
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Construção de um quadrante na aula de EV.
Ferramentas e recursos:
https://www.youtube.com/watch?v=nbFR8zM2pxw
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço sala aula EV
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Promover um trabalho de projeto, em grupo, que implique a saída
do espaço de sala de aula e permita estudar problemas da vida
real que deem sentido ao recurso às razões trigonométricas,
evidenciando a relevância da Matemática para a compreensão de
situações da realidade.
Medição de alturas inacessíveis de objetos (por exemplo: árvores, postes, tabelas…) e estruturas(por exemplo, altura do bloco de aulas) dentro do recinto escolar.
Ferramentas e recursos:
-
Trena ou fita métrica
-
Calculadoras científicas
-
Lápis, borracha e régua
- Quadrante
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
recinto escolar
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)